Jogos de aventura

27/07/2012 06h00 - Atualizado em 06/09/2012 10h41

Confira as dez melhores versões de Batman para videogames

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Um dos heróis mais populares dos quadrinhos, Batman sofreu por um tempo nos cinemas, com filmes de qualidade duvidosa e que fizeram mal para a imagem do Homem-Morcego. Hoje, felizmente, esse quadro já foi revertido, com longa-metragens dirigidos por Christopher Nolan que fizeram justiça ao nome do herói.

Cena do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (Foto: Divulgação)Cena do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (Foto: Divulgação)

Com a chegada do novo filme, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, é sempre bom relembrar os sucessos do personagem também nos games. Sabemos que Batman tem muitos jogos lançados, mas resolvemos separar os 10 melhores adaptações do homem-morcego para os videogames.

10 – Gotham City Impostors (2012, para Xbox 360, PlayStation 3 e PC)

Vamos começar com um jogo que nem tem o Batman, mas é totalmente inspirado pelo herói. Trata-se de um game de tiro em primeira pessoa com modos multiplayer. Pense em um Call of Duty, mas troque os soldados e forças terroristas por pessoas fantasiadas de Batman e de Coringa, respectivamente. Pronto, você tem Gotham City Impostors.

Gotham City Impostors (Foto: Divulgação)Gotham City Impostors (Foto: Divulgação)

O game é bem divertido e seu multiplayer é viciante. O bom humor dita as regras por aqui, sem se levar a série a todo o momento. É uma boa pedida para quem quer ter uma visão diferenciada do universo sombrio do Cavaleiro das Trevas.

9 – Batman (1989, para Amiga, Amstrad CPC, Apple II, Commodore 64, MS-DOS e ZX Spectrum)

O próximo jogo da lista foi uma adaptação fiel do primeiro filme do herói, dirigido pro Tim Burton e lançado em 1989. Bem, na verdade não era uma adaptação exatamente fiel, já que o Batman “todo duro” do filme era bem mais ágil no game, e isso era algo bom.

Batman, de 1989 (Foto: Reprodução)Batman, de 1989 (Foto: Reprodução)

A aventura era extremamente difícil e exigia comandos rápidos do jogador – lembrando outros clássicos de plataforma da época (como Mega Man). O jogador percorria fases que lembravam o filme e contava ainda com pequenas cenas paradas e diálogos retirados do longa-metragem. O maior exemplo é cena onde Batman encara diretamente o Coringa, botando-o contra a parede por conta da morte de seus pais.

8 – Batman: Vengeance (2001, para GameCube, PlayStation 2, PC, Game Boy Advance e Xbox)

O desenho animado do Batman nos anos 90 inspirou muitos jogos, e alguns deles são realmente bons. Apesar de algumas falhas, Batman: Vengeance é um grande exemplo. O game não faz feio ao contar uma história original, ainda que os fãs esperassem por algo “a mais”. O título também conta com uma série de vilões clássicos.

Batman: Vengeance (Foto: Reprodução)Batman: Vengeance (Foto: Reprodução)

O jogo foi muito elogiado por conta de suas cenas cinematográficas – todas imitando o desenho – e também por reunir um grande elenco de dublagem. O que não funcionou muito bem foram os elementos em primeira pessoa, que permitiam ao herói realizar uma investigação dos ambientes. A versão para PC não é muito recomendada, pois foi mal adaptada, com controles ruins para o teclado e sem suporte a joystick.

7 – Batman Begins (2005, para Xbox, GameCube, PlayStation 2, Game Boy Advance e celulares)

O primeiro filme do Batman sob a batuta de Chris Nolan curiosamente foi o único dos três existentes a render um game para os consoles. Contudo, Batman Begins não fez feio ao representar o personagem em sua versão mais séria dos cinemas – o game também mostrava o que viria por aí para o personagem.

Batman Begins (Foto: Reprodução)Batman Begins (Foto: Reprodução)

Totalmente baseado em elementos de furtividade, Batman Begins tinha seu charme por apresentar um herói mais realista, mas também pelos gráficos, cenas interativas e história recheada de ação e reviravoltas. O jogo também apresentava uma série de ferramentas do Homem-Morcego, como seu cinto de utilidades. Infelizmente o jogo não apresentava muita liberdade pelos cenários, o que decepcionou os fãs. Ainda assim, vale ser conferido.

6 – LEGO: Batman The Videogame (2008, para Microsoft Windows, Xbox 360, PlayStation 2, PlayStation 3, PSP, Nintendo DS, Mac OS X e Wii)

Quem imaginava que um jogo totalmente infantil do Batman poderia ser bom? Difícil, afinal o personagem faz parte de um universo bem sombrio. Mas, ainda assim, a produtora Traveller’s Tale conseguiu a façanha de misturar os brinquedos da série LEGO com o herói da DC Comics e produzir um jogo completamente divertido e viciante.

LEGO: Batman The Videogame (Foto: Divulgação)LEGO: Batman The Videogame (Foto: Divulgação)

LEGO Batman é um jogo altamente recomendado para duas pessoas, que gostem de jogar juntos. O game é repleto de piadas, brincadeiras, surpresas escondidas e muito mais, que pode ser conferido por um ou dois jogadores. Vários personagens do universo do Homem-Morcego estão presentes, entre eles Robin, o ”Menino Prodígio”, e a famosa Batgirl. O jogo fez tanto sucesso que rendeu uma sequência.

5 – LEGO: Batman 2 DC Superheroes (2012, para PlayStation 3, PlayStation Vita, Nintendo 3DS, Wii, Nintendo DS, Xbox 360 e Microsoft Windows)

A continuação de LEGO Batman demorou para ser lançada, mas veio com ótimas novidades. Além de continuar extremamente divertido, o jogo inovou ao apresentar personagens que normalmente não fazem parte do universo de Gotham City, como o Superman ou o Lanterna Verde. Sim, agora outros heróis da DC Comics se juntariam ao Homem-Morcego.

LEGO: Batman 2 DC Superheroes (Foto: Divulgação)LEGO: Batman 2 DC Superheroes (Foto: Divulgação)

A principal adição do game, claro, é o próprio Superman, que pode voar livremente entre os cenários do jogo e auxiliar carregando objetos muito pesados – afinal, ele é o homem mais forte do mundo no universo da DC Comics. Lex Luthor, eterno rival do Superman, também está presente e faz um plano em conjunto com o Coringa para derrotar Batman e seus “superamigos”.

4 – Batman: The Brave and the Bold (2010, para Wii e Nintendo DS)

Ainda que seja um desenho mais recente, a animação Batman: Bravos e Destemidos rendeu um divertido jogo para as plataformas da Nintendo. Inspirado pela chamada Era de Prata dos heróis, o game coloca Batman ao lado de outros personagens icônicos e clássicos da DC Comics, sempre trabalhando em dupla.

Batman: The Brave and the Bold (Foto: Divulgação)Batman: The Brave and the Bold (Foto: Divulgação)

O mais divertido deste jogo é que ele imita totalmente o estilo do desenho animado. Seu traço é animado como se vê na TV, o que deixa a coisa mais fluída e bonita aos olhos. A participação de outros heróis também é memorável e alguns chegam a ser hilários, como o Homem-Elástico. É um jogo que não deve deixar de ser jogado.

3 – The Adventures of Batman & Robin (1994, para Super Nintendo, Mega Drive, SEGA CD e Game Gear)

Talvez o jogo que é lembrado com mais carinho pelos fãs de Batman, The Adventures of Batman & Robin também foi inspirado pelo desenho dos anos 90 e teve diversas versões, em várias plataformas. Algumas muito boas, outras mais fracas. Mas a verdade é que quase todos puderam aproveitar esta pequena obra-prima na época.

O game colocava o jogador no controle de Batman, que tinha que avançar pelos cenários no melhor estilo beat’em up 2D e derrotar chefões em cada fase. Era possível retornar para a Batcaverna em alguns momentos e modificar equipamentos para melhoria nas fases. O jogo era tão divertido e oferecia tantas opções ao jogador que tinha até mesmo um final especial, destrancado apenas para quem terminasse o jogo no nível mais difícil.


2 – Batman: Arkham Asylum (2009, para PC, PlayStation 3 e Xbox 360)

Pegando todo mundo despreparado, o estúdio Rocksteady anunciou em 2008 que lançaria um jogo do Batman. Mas “pera lá”! O estúdio não tinha nenhum jogo realmente grande em seu currículo, será que teria cacife suficiente para não fazer feio com o personagem? E não é que teve? Arkham Asylum foi considerado um dos melhores jogos de 2009 e também o melhor do Homem-Morcego até então.

Tudo era perfeito nesse game, desde a ambientação ao Batman, passando pelos lindos gráficos, ótimo sistema de combate e a narrativa condizente com as histórias em quadrinhos. Como um bom jogo de videogame, ele era recheado de conteúdo e tudo o que você pode esperar de um game do tipo, que pode levar mais de 10 horas para ser 100% concluído. No PS3 os fãs ainda puderam jogar com o Coringa, o que deu um gostinho de “ser mau”. Superar Arkham Asylum não seria tarefa fácil, mas aí veio o Rocksteady de novo e…


1 – Batman: Arkham City (2011, para PC, PlayStation 3 e Xbox 360)

... E o jogo “perfeito” foi superado! Arkham City pegou tudo que deu certo em Arkham Asylum e aumentou, incluindo aí no meio coisas novas. As paredes do asilo já eram pequenas para Batman e seus inimigos, então a produção estendeu o ambiente para toda uma cidade, onde o herói tinha espaço mais do que suficiente para planar por aí com sua capa e caçar a bandidagem.

Arkham City foi memorável por apresentar uma história ainda mais intrigante e novos inimigos do Batman que fizeram história não só no jogo, mas também nos cinemas e quadrinhos. Se o game anterior durava mais de 10 horas, esse daqui podia durar ainda mais, já que a cidade era gigantesca e com minucias para procurarmos. Outra novidade foi a possibilidade de jogar com a Mulher-Gato e, mais tarde, com outros aliados do Batman, como Robin e Asa Noturna. É, sem dúvidas, o melhor jogo do Cruzado de Capa e também o mais completo deles.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Evandro Novak
    2012-07-30T12:44:08

    aaaah para que nao tem dc universal -------------'

  • Gabriel S.
    2012-07-29T03:18:40

    os jogos sao otimos, mas o novo filme meeeeu FILMAÇO

  • Eduardo Silva
    2012-07-28T18:08:27

    Já zerei os dois arkham city e asylum...o do nintendo tbmmm....

  • Caio Silva.
    2012-07-27T22:46:03

    arkham city e asylum com certeza sao os melhores, mas ficou faltando o classico batman returns para super nintendo!

  • Filipe
    2012-07-27T16:10:46

    Kraca! Nao acredito que deixaram o Batman Returns do PC fora dessa lista!

  • Joaquim José
    2012-07-27T10:52:59  

    Arkham City / Asylum melhores do que o Adventures of Batman & Robin... nossa..

    recentes

    populares

    • Joaquim José
      2012-07-27T10:52:59  

      Nossa o quê?! Nossa digo eu. Primeiro comentário, primeira m... dita.