Notebook

23/07/2012 17h40 - Atualizado em 23/07/2012 17h43

Dell lançará ultrabook XPS 13 com Ubuntu pré-instalado

Paulo Higa
por
Do Tecnoblog

A Dell anunciou na semana passada que venderá o ultrabook XPS 13 com Ubuntu pré-instalado. O notebook, inicialmente chamado de Project Sputnik, foi pensado para desenvolvedores. A ideia era oferecer um sistema completo para pessoas que trabalham com aplicativos em Ruby e JavaScript ou desenvolvem aplicativos para a plataforma Android.

Dell XPS 13 com Ubuntu (Foto: Reprodução)Dell XPS 13 com Ubuntu (Foto: Reprodução)

O ultrabook com Linux foi bem aceito pela comunidade, segundo a Dell. "Desde que anunciamos o Projeto Sputnik, há pouco mais de dois meses, ficamos surpreendidos com a quantidade e qualidade das sugestões que temos recebido", disse Barton George, responsável pelo marketing da Dell e líder do Projeto Sputnik.

O produto continuará sendo pensado para desenvolvedores. A instalação do Ubuntu 12.04 LTS virá com ferramentas e aplicativos voltados para o desenvolvimento em nuvem. Será possível, por exemplo, criar "micronuvens", para que os desenvolvedores possam testar suas aplicações simulando um ambiente real.

O Ubuntu estará disponível em "regiões selecionadas" até o fim do ano na configuração topo de linha do XPS 13, que inclui processador Core i7 de 2 GHz, 4 GB de RAM, 256 GB de SSD e tela de 13,3 polegadas com resolução de 1366x768. O portátil pesa 1,35 kg e possui espessura de 2,2 centímetros.

Via Ubuntu Vibes

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares