Internet

27/07/2012 14h31 - Atualizado em 27/07/2012 14h35

Desenvolvedor cria kit com Arduino que rega plantas sozinho

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Regar as plantas é uma tarefa que muita gente acaba deixando de lado quando tem um dia muito corrido. Mas com um kit com a plataforma Arduino promete acabar com este problema. Recentemente, o desenvolvedor Randy Sarafan criou um sistema de irrigação autônomo que promete se encarregar deste dever.

Kit promete manter plantas regadas automaticamente (Foto: Reprodução)Kit promete manter plantas regadas automaticamente (Foto: Reprodução)

O projeto foi pensado por conta de uma necessidade básica das plantas que muitas pessoas acabam esquecendo ou então tendo que contratar alguém para se certificar de que os vegetais serão recados. Graças a um engenhoso sistema controlado por uma placa Arduino e que detectará automaticamente qual será o melhor momento para dar água às plantas, agora elas não vão mais “ter sede”.

O kit é bem simples: um copo com água, com um cabo de onde o líquido é puxado pela caixa que tem o Arduino. Esta caixa, na hora certa, irriga o vaso da planta. O sistema é fácil de montar e de executar. Basta ligar o box na tomada e conectar sensores na terra do vaso. São eles que irão determinar a hora de molhar a planta.

Para fazer o projeto ainda mais perfeito, o desenvolvedor adicionou ainda linhas de código que permitem que o usuário programe o horário de funcionamento do sistema. Assim, não será necessário deixá-lo rodando todo o dia, apenas enquanto você não estiver em casa. Interessante, não?

Assista a um vídeo do projeto abaixo:

Via Gizmologia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares