Internet

27/07/2012 07h55 - Atualizado em 27/07/2012 07h55

Estudantes desenvolvem robô que cria spot móvel de internet Wi-Fi

Flavio Croffi
por
Para o TechTudo

Um grupo de estudantes da Universidade de Boston criou um robô móvel que carrega em suas costas um ponto de internet Wi-Fi. Feito quase que completamente de alumínio, o robô pode até carregar uma pessoa. No entanto, sua função principal é servir como um roteador de internet. Ele pode ser controlado de longe e conta também com webcam e GPS instalados.

Robô Wi-Fi desenvolvido por estudantes da Universidade de Boston (Foto: Divulgação)Robô Wi-Fi desenvolvido por estudantes da Universidade de Boston (Foto: Divulgação)

A máquina pode largar seus repetidores em qualquer lugar para que o sinal aumente além da faixa de 1 km de capacidade. Fora isso, ele pode de transmitir vídeos e fotos – o que pode servir muito bem para o uso militar. Neste sentido, ele oferece também visão noturna e 12 horas de autonomia de bateria.

Seja para levar internet a lugares inabitados ou de difícil acesso, ou como um suporte para o exército, o robô é uma excelente invenção. Em relação ao seu custo de produção, o engenheiro que criou o projeto, Glen Chiacchieri, responde apenas com uma “cara de triste” em seu blog. Mesmo assim, não vai demorar muito até algum grande patrocinador (ou o exército norte-americano) produza o robô em grande escala.


Via Tecnabob.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabrício Rocha
    2012-07-30T13:34:21

    Um Ponto Wi-Fi é muito mais que simplesmente acessar a Web. Não descarto a possibilidade de usar robôs para fazer desmontagem de bombas, porém, isso já existe. Neste caso em guerra, a comunicação gerada por esses AP's móveis é de grande utilidade para transporte de informações cruciais para o ganho de uma batalha em guerra. Explorem todos os lados de um lançamento antes de criticá-lo.

  • Edmundo Junior
    2012-07-27T19:57:15

    Concordo plenamente com o Rafael R. esse robô deveria trazer mais utilidades do que simplesmente fornecer acesso a web que tal um braço robótico mais avançado teriam que investir suas "capacidades" em coisas mais produtivas afinal não morremos de ficar um dia sem internet já um esquedrão da SWAT se errar um fio de uma bomba literalmente ele ta morto!

  • Rafael R.
    2012-07-27T11:39:04

    Essa história de roteador nao combina muito nao, se equipassem com sei la, um radar, jammer, uma arma, aí sim seria mais util pro exercito