Sistemas Operacionais

03/07/2012 11h54 - Atualizado em 12/02/2016 13h49

FISL chega a maturidade destacando a importância do software livre

Nick Ellis
por
Da redação

A 13<sup>ª</sup> edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL) acontece no final deste mês em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com a presença de várias figuras importantes na comunidade de tecnologias livres na América Latina e no mundo. Já confirmaram presença o criador da moeda Peer-to-Peer BitCoin Amir Taaki, os desenvolvedores do player VLC, Jean-Baptiste Kempf e Felix Paul Kuhne, além do presidente-fundador da Linux Foundation, John Maddog Hall, considerado um dos papas das comunidades de Software Livre, entre muitos outros.

FISL em 2011 (Foto: Divulgação)FISL em 2011 (Foto: Divulgação)

A edição deste ano tem como temas o cooperativismo, a sustentabilidade e a liberdade. O interessante é que a agenda do FISL é proposta pelos próprios participantes do evento, que podem fazer sugestões, e, depois de encerrado o prazo, passam a votar nos seus palestrantes favoritos.

O evento não foi criado apenas para desenvolvedores e programadores. Também são abordados temas como a relação do software livre com a cultura digital, ecossistema, robótica e metareciclagem, além de educação e negócios.

Para ser considerado livre, um software precisa preencher certos requisitos. O principal deles é que os desenvolvedores liberem o código-fonte para que outros possam aperfeiçoar ou adaptar o programa, até mesmo criando um novo usando a mesma base.

Richard Stallman lança o FISL 13 (Foto: Divulgação)Richard Stallman lança o FISL 13 (Foto: Divulgação)

Para entender melhor a comunidade do software livre, é importante conhecer as “quatro liberdades” que fazem parte da definição da Free Software Foundation, criada em 1985 por Richard Stallman para promover e divulgar a adoção de programas de código aberto.

1) A liberdade de executar o software para qualquer uso

2) A liberdade de estudar o funcionamento de um software, e adaptá-lo as suas necessidades

3) A liberdade de redistribuir cópias do software

4) A liberdade de melhorar o programa e de tornar as modificações públicas para que a comunidade inteira seja beneficiada

Serviço:
A 13<sup>ª</sup> edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL) acontece em Porto Alegre de 25 a 28 de julho de 2012. As inscrições custam de R$ 72,00 a R$ 300,00, e podem ser feitas através do site do FISL. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruna Souza
    2012-07-04T12:58:51

    Amir Taaki não é inventor do bitcoin, ele é responsável pelo exchange inglês Intersango. O inventor do bitcoin é o pseudonimo Satoshi Nakamoto! que vergonha...