Video game

09/07/2012 07h26 - Atualizado em 09/07/2012 07h27

Gamer é preso por vender modificação do Nintendo Wii

Flavio Croffi
por
Para o TechTudo

A polícia japonesa prendeu um jovem de 19 anos, estudante da cidade de Kyoto, por distribuir um software pirata para o console Nintendo Wii. De acordo com as autoridades, ele desenvolveu e divulgou um dispositivo que permite rodar aplicativos e jogos por meio de um pen drive.

Estudante japonês modifica o hardware do Nintendo Wii (Foto: Divulgação)Estudante japonês modificou o hardware do Nintendo Wii (Foto: Reprodução)

A unidade de crimes cibernéticos da polícia soube da ação do garoto em dezembro de 2011. Depois de ter sido lançado no site dele, em fevereiro de 2012, o programa foi baixado 6.500 vezes nos três meses seguintes.

O blog do rapaz ainda contava com um tutorial de como realizar modificações no Wii para rodar softwares piratas. “Meu site estava me rendendo dinheiro, por isso o mantive no ar”, disse o jovem para a polícia, de acordo com o jornal "Asahi Shimbun". Ele conseguiu faturar cerca de 200 mil ienes (aproximadamente R$ 5 mil) em um período de 18 meses, por meio de propagandas e anúncios na página.

Ainda neste ano, duas pessoas foram presas por modificar consoles Nintendo Wii e lançar cartões piratas para Nintendo DS. No caso do estudante, não houve troca física de produtos ou lucro direto com os seus serviços, o que torna esta a primeira prisão do gênero no Japão.

A polícia ainda não acredita que o suspeito seja o criador e tenha habilidade suficiente para desenvolver o software que lhe rendeu a acusação. Portanto, as autoridades agora procuram o criador do programa.

Via Wired

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Aruen Ramos
    2012-07-10T17:50:45

    A nintendo deveria contratar o cara, e se não fizer isso tomara que a Sony ou a microsoft faça...

  • Daniel Ribeiro
    2012-07-10T10:11:44

    Outro dia , estudantes estadunidenses desenvolveram computadores em cluster utilizando vários PS3, todos desbloqueados, eles foram presos? é claro que nao... o que é contra a lei é o rapaz (que não é o da foto) vender software ou pendrives de softwares de outras empresas.

  • Lucas Barbosa
    2012-07-09T16:28:52

    tão vendo a justiça agiu mesmo se o que ele fez pode ñ ter sido uma coisa tão grave mais a justiça agiu ao contrario do nosso brasil que os karas pirateiam os consoles a vontade colocando akeles chips de destraves é eles ñ fazem nada

  • JOSE AZEVEDO
    2012-07-09T10:19:46

    Japones Europeu esse cara

  • Victor Santos
    2012-07-09T10:00:19

    O cara na foto da ficando doidão com a marola da solda.

  • Lucas Barbosa
    2012-07-09T15:42:38

    esse kara é japones ou é russo

  • Hélio Júnior
    2012-07-09T14:14:52

    todo ignorante, acha que todo inteligente é virgem FATO!

  • Marcelo Barros
    2012-07-09T14:05:44

    kkkkkkkkkkkkkk esse japones ai da foto ta "deeemas" viu eiouheiohue, japones branco ao inves de amarelo e loro ainda por cima. os burros colocam uma foto meramente ilustrativa e nao dizem isso, ainda por cima colocam a legenda da foto como se o cara fosse o tal japones, eh brincadeira, agr isso dar cadeia tb eh piada!

  • Milena Fagundes
    2012-07-09T13:18:32

    O cara compra o aparelho e faz dele o que bem quiser. É como antigamente tu comprava um carro, pintava ele de outra cor, mudava motor, suspensão e depois vendia. Nada demais. Deviam é aproveitar ele pra trabalhar na Sony. Cambada de burro. Só se interessam pelo faturamento. Ele tirou 5 mil reais deles.

  • Lucas Barbosa
    2012-07-09T09:48:28  

    ENTÃO QUE DIZER QUE É ILEGAL AS LOJAS VENDEREM VIDEO GAMES DESTRAVADOS PRA RODAR JOGOS PIRATAS

    recentes

    populares

    • Lucas Barbosa
      2012-07-09T09:48:28  

      Diego Batagliotti então cadê á justiça pó

    recentes

    populares

    • Lucas Barbosa
      2012-07-09T09:48:28  

      Marcelo Neves exatamente eles que vão perde dinheiro é quem compra vai economizar

  • Jaques Menezes
    2012-07-09T08:43:02  

    O cara da foto não parece ser Japonês, acho que o estagiário se confundiu.

    recentes

    populares

    • Jaques Menezes
      2012-07-09T08:43:02  

      Eu tbm nunca tinha visto uma japonês loiro...KKKKKKKKK!!

    recentes

    populares

    • Jaques Menezes
      2012-07-09T08:43:02  

      exemplo:se dois somalianos ,tiverem um filho e esse filho nascer na russia ,o filho deles logo serão Russo ,pode ser o mesmo caso aí.

  • Marco Paes
    2012-07-09T08:22:16  

    Não faz sentido isso. Se ele é o criador do programa, então o que tem de pirata nisso? E o console? Ele comprou, é dele e pronto. Baixou quem quis e alterou quem quis.

    recentes

    populares

    • Marco Paes
      2012-07-09T08:22:16  

      Mudança/Alteração/Edição de um software proprietariado é caracterizadas como crime SIM !, ele alterou um software que não era de crianção/propriedade intelectual dele. (por isso mesmo vemos toda essa briga entre "software livre x proprietariado", "Linux x Windows/apple") . quando você adquire um software esta concordando com o fato de não poder alterar -lo, esta escrito nos termos de uso que ninguém lé na hora de instalar ou adquiri-lo.

  • Daniel Ribeiro
    2012-07-10T10:09:59  

    oo reportagem ridicula, antes de mais nada, destravar um hardware não é nem nunca será crime, porque quando você PAGA por um equipamento pode fazer com ele o que quiser, pode modifica-lo, tuna-lo, joga-lo pela janela, é um problema seu. O bloqueio de hardware praticado pelos fabricantes é que é uma violação do direito do consumidor de utilizar o seu equipamento como achar adequado e isso não tem nada a ver com pirataria. Ou será que se eu quiser rodar um linux em um wii estarei violando alguma lei ?

    recentes

    populares

    • Daniel Ribeiro
      2012-07-10T10:09:59  

      A é sabichão! vc sabe o que é EULA? vc já leu de algum console, já viu os "papeizinhos" do aparelho, acho que não ...

  • Kow Suz
    2012-07-10T00:50:27  

    O Cara e japones mais nao e esse cara da foto, o Techtudo que pegou essa foto no Google kkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Kow Suz
      2012-07-10T00:50:27  

      kkkkk isso que eu percebi, Japonês loiro kkkk bem dificil

  • Deyvison Roberto
    2012-07-09T08:07:31  

    Ao envez de prender deveriam é dar um emprego a essa garoto, afinal não é qualquer um que consegui desenvolver e adcionar alternativas para games e etc, o rapaz tem potencial só basta um bom direcionamento

    recentes

    populares

    • Deyvison Roberto
      2012-07-09T08:07:31  

      "Envez" foi de doer a alma.

    recentes

    populares

    • Deyvison Roberto
      2012-07-09T08:07:31  

      kkkkkkkk.... Certeza!!!! kkkkkkkkk