Internet

19/07/2012 12h20 - Atualizado em 19/07/2012 12h20

Google deve excluir palavra 'torrent' das sugestões de busca

Paulo Higa
por
Do Tecnoblog

A Suprema Corte francesa determinou que o Google deve censurar as palavras "torrent", "RapidShare" e "Megaupload" das sugestões de busca. A medida afeta recursos como o autocompletar, que tenta adivinhar o que o usuário está procurando e sugere termos de pesquisa. De acordo com os autores do processo, muitas das sugestões dadas pelo Google facilitam a pirataria.

Google deve censurar as palavras "torrent", "RapidShare" e "Megaupload" das sugestões de busca (Foto: Reprodução)Google deve censurar as palavras "torrent", "RapidShare" e "Megaupload" das sugestões de busca (Foto: Reprodução)

O processo começou no início de 2010, quando um grupo formado por representantes da indústria da música entrou com uma ação contra o Google para fazer o buscador filtrar determinadas palavras. De acordo com o grupo, quando o usuário digita nomes de artistas populares na caixa de busca, o Google frequentemente fornece sugestões como "torrent" ou "Megaupload", o que poderia incentivar o download de músicas ilegais. O Google já havia saído vitorioso duas vezes, mas perdeu o processo na Suprema Corte.

De acordo com o site TorrentFreak, a decisão foi tomada com base num artigo do código de Propriedade Intelectual. Esse mesmo artigo está sendo usado por emissoras de TV e estúdios de filmes franceses para que os mecanismos de busca e os provedores de internet bloqueiem o acesso a determinados sites de streaming de vídeos.

O Google, que lançou um relatório de transparência com estatísticas sobre páginas censuradas no índice de busca, não comentou o assunto. A empresa também está sofrendo outro processo de infração de direitos autorais na França, por não ser capaz de filtrar conteúdo ilegal no YouTube.

Via CNET

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardo Magliano
    2012-07-23T17:03:03

    Quem entrou com uma ação identica conta a Google foi a Xuxa... Ela pedia que a google não mostrasse nenhum resultado de cunho pornográfico quando fosse feita a busca com "XUXA". Na época, a google alegou que não havia a possibilidade de realizar esse tipo de bloqueio. Ao meu ver, isso é conversa fiada da google. Como, até tem! Mas eu tbm não concordo com o bloqueio... Se essa mania começar a pegar, vai ser melhor "desligar" a internet de vez!!!

  • Jose Lopes
    2012-07-23T16:55:42

    tudo bem por mim pois eu uso o 4shared.

  • Andre Norte
    2012-07-21T20:40:03

    O Google é um indexador de conteúdo, uma ferramenta facilitadora. O conteúdo não é dele. O alvo está errado, mas é mais fácil apontar para o Google. Censura sempre será algo ridículo e imoral.

  • Jakson Mariano
    2012-07-20T22:20:24

    se for seguir ao pé da letra então tem que retirar tudo.

  • Lucas Ferreira
    2012-07-20T12:28:16

    Podia Retirar Tbm Mercado Livre...