Internet

24/07/2012 09h00 - Atualizado em 16/01/2014 09h06

Amélia Earhart, pioneira da aviação, é homenageada pelo Google em doodle

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Amélia Earhart, a primeira mulher a pilotar um avião sozinha, que completaria 115 anos se ainda estivesse viva nesta terça-feira (24), foi homenageada por doodle do Google. A imagem da página principal do site de buscas traz o nome da empresa nas asas de uma aeronave com Amélia posando do lado de fora.

Doodle desta terça traz homenagem à aviadora americana (Foto: Reprodução)Doodle desta terça traz homenagem à aviadora americana (Foto: Reprodução)

A primeira pilota de avião

Amélia fez história na aviação e se tornou pioneira por ser a primeira mulher que voou solo sobre o Oceano Atlântico. Grande defensora dos direitos do sexo feminino, escritora e vista como um ícone do seu tempo, ela nasceu em Kansas no dia 24 de julho de 1897. Foi apenas em 1920 que ela teve sua primeira experiência de voo, como passageira, mas a partir daquele momento, percebeu que faria daquela a sua profissão.

Amélia Earhart (Foto: Reprodução)Amélia Earhart (Foto: Reprodução)

Seu grande feito aconteceu 12 anos depois. Aos 34 anos, na manhã de 20 de maio de 1932, Earhart partiu de Harbour Grace, Terra Nova. Após um voo de 14 horas e 56 minutos, no qual ela enfrentou fortes ventos do norte, gelo e problemas mecânicos, Amélia pousou em um pasto em Culmore, norte de Derry, Irlanda do Norte. Depois de fazer uma viagem transatlântica em 1923, apenas como auxiliar, ela se tornara a primeira mulher a efetuar um voo solo sem escalas através do Atlântico.

Confira também o Doodle em homenagem a zoóloga Dian Fossey pelo seu 82º aniversário.
 

O feito lhe rendeu a “Distinguished Flying Cross” do Congresso dos Estados Unidos, a “Cruz de Cavaleiro” da Legião de Honra do governo francês e a “Medalha de Ouro” da National Geographic Society das mãos do presidente Herbert Hoover. Vieram também fama, sucesso e muito reconhecimento.

Apaixonada pela aviação, foi também pilotando que ela faleceu. Amélia desapareceu no oceano Pacífico, perto da Ilha Howlandm enquanto tentava realizar um voo ao redor do mundo em 1937. Seu corpo nunca foi encontrado e a pioneira da aviação norte-americana acabou sendo declarada morta no dia 5 de janeiro de 1939.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Reginaldo Veloso
    2012-07-24T10:24:12

    maravilhosa a vida dessa mulher

  • Reginaldo Veloso
    2012-07-24T10:23:18

    é realmente uma historia fantastica

  • Cassia Souza
    2012-07-24T10:07:28

    Grande Amélia! Esteve aqui em minha cidade (Natal/RN), pena que apenas em uma escala de voo, mesmo assim sinto-me orgulhosa desta curta passagem dela por aqui (e eu nem era nascida, nem meus pais!). Que Deus a guarde!

  • Luiz Felicio
    2012-07-24T09:41:32

    Gosto muito da aviação, (asas fixas e rotativa) e achei muito interessante a matéria, porem gostaria de ressaltar que temos no Brasil, um ícone da aviação brasileira que também é uma mulher que se chama Joana Martins Castilho que também escreveu seu nome na historia da aviação.