Internet

04/07/2012 09h51 - Atualizado em 04/07/2012 09h52

Google registra patente de reconhecimento facial em vídeos

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O reconhecimento facial está chegando aos vídeos. Essa tecnologia, que já é comum entre as câmeras fotográficas, deve ser implementada em filmagens graças a uma patente que está sendo registrada pelo Google. Ainda não se sabe por qual motivo, a gigante das buscas está investindo neste ramo, porém, ao que tudo indica, a novidade tem relação com o YouTube.

Teste de reconhecimento facial em homem (Foto: Reprodução/Engadget)Teste de reconhecimento facial em homem (Foto: Reprodução/Engadget)

A técnica do sistema funciona de forma bem semelhante ao que ocorre no reconhecimento facial nas fotos, transformando os quadros dos vídeos em imagens estáticas e, assim, identificando a presença dos rostos das pessoas que estão sendo gravadas. Desta forma, seria possível para os usuários marcarem as suas faces e também as de seus amigos.

Segundo o site Engadget, uma das possibilidades mais plausíveis é a de que esta novidade deve entrar em funcionamento em breve para quem tem conta no YouTube. O reconhecimento facial funcionaria mais ou menos como acontece nas fotos do Facebook com a opção de taggear (etiquetar) um rosto. Outro possível uso é em um aplicativo de realidade aumentada. Não se pode descartar também alguma função no Google Glass, um óculos de realidade aumentada.

De qualquer forma, já é possível perceber que o Google, mais uma vez, largou na frente de seus concorrentes e mostrou que essa tecnologia pode ser bem sucedida.

Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Robson Martins
    2012-07-04T18:32:36

    Essa função eu já uso desde o lançamento do Lion pela apple. É só você abrir o Photo Booth e ir em "efeitos", agora, quem largou na frente de quem??