Sistemas Operacionais

31/07/2012 17h01 - Atualizado em 31/07/2012 17h01

Google trabalha em suporte a múltiplos usuários no Android

Paulo Higa
por
Do Tecnoblog

O Google está trabalhando para incluir suporte a múltiplos usuários no Android. As modificações no código do sistema, descobertas pelo site Android Police, indicam que em breve será possível compartilhar um tablet Android entre membros da família de modo que cada pessoa tenha acesso aos próprios arquivos.

O gestor de usuários já está presente nos Androids atuais, apesar de ainda estar escondido (Foto: Reprodução)O gestor de usuários já está presente nos Androids atuais, apesar de ainda estar escondido (Foto: Reprodução)

De acordo com o histórico de alterações no código do Android, o Google trabalha no recurso pelo menos desde abril de 2011. Nessa época, o engenheiro Amith Yamasani alterou a estrutura de pastas do sistema. Em vez de armazenar aplicativos no diretório /data/data, o Android passou a salvar novos pacotes na pasta /data/user/0. A alteração já está presente nas versões mais recentes do Android.

Posteriormente, o mesmo engenheiro adicionou uma função que permitiria alternar entre usuários, mas a interface ainda não foi implementada. O Android também começou a suportar um recurso de restrição de aplicativos por usuário. Assim, é possível criar uma conta para uma criança e proibir o acesso a determinados aplicativos, por exemplo.

Apesar de vários recursos estarem presentes no código-fonte das versões mais recentes do Android, como o Ice Cream Sandwich e o Jelly Bean, ainda não sabemos quando o suporte a múltiplos usuários será liberado aos usuários finais.

Via Android Police.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares