Sistemas Operacionais

13/07/2012 16h41 - Atualizado em 13/07/2012 16h41

Hacker russo publica método de burlar pagamentos nos apps do iOS

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

O jailbreak para iOS já tem ferramentas que permitem que pessoas baixem gratuitamente aplicativos que são pagos, de forma ilegal. Mas um hacker russo descobriu um método para burlar outro sistema de segurança: o de compras dentro de aplicativos. Esta fraude, no entanto, é ainda mais sofisticada, e não exige nem mesmo o jailbreak do aparelho.

Hacker descobre como burlar pagamento de itens em apps do iOS (Foto: Reprodução)Hacker descobre como burlar pagamento de itens em apps do iOS (Foto: Reprodução)

O hacker responsável é identificado apenas como ZonD80, e a suspeita é de que ele seja um desenvolvedor de aplicativos para a plataforma da Apple. O método, criado por ele e ilustrado por um vídeo seu no YouTube, envolve a instalação de dois certificados assinados digitalmente no dispositivo iOS, além da alteração do DNS da conexão Wi-Fi. Depois disso, toda vez que o usuário tentar comprar um item dentro de um aplicativo, um aviso para curtir a página do hacker aparece. Depois de tocar em "Curtir", a compra é ativada automaticamente.

As compras dentro de aplicativos são fontes de renda não só de desenvolvedores de programas gratuitos como pagos também. Os donos dos apps podem, com o método do hacker, perder muito sinheiro se uma grande quantidade de usuários resolverem se utilizar da trapaça. Mas é importante que a Apple tome conhecimento da façanha rapidamente, para poder reparar o hack em breve.

Um aviso no blog do desenvolvedor diz que o serviço está inativo devido a uma grande onda de acessos, mas que ele planeja ativá-lo novamente em breve. Confira o vídeo onde o desenvolvedor mostra o funcionamento do seu hack:


Via 9to5Mac

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Lima
    2012-07-14T15:24:23

    Cheguei tarde! O vídeo já foi bloqueado pelo YouTube.

  • Wellington Dias
    2012-07-16T17:38:18  

    Olá galera do teck tudo, observei um erro de português ali ( perder muito sinheiro <-- ) flw

    recentes

    populares

    • Wellington Dias
      2012-07-16T17:38:18  

      você também deveria ter escrito "perder muito sinheiro" entre aspas.Obrigado pela sua compreensão

  • Rafael
    2013-10-04T15:48:00

    aff achei que era post recente, agora samerda de ios7 meu ipad só trava!

  • Victor
    2012-07-16T18:31:11

    o link ja saiu do ar rs

  • Dario Coutinho
    2012-07-15T23:15:43

    É uma senhora falha, ruim para os jogadores que querem fazer pontos honestamente no Game Center e muito ruim para os desenvolvedores. Infelizmente esses novos sistemas móveis Android e iOS são muitos falhos no quesito segurança.

  • Rodrigo Lima
    2012-07-14T15:48:11

    Isso é realmente um grave atentado à segurança de protocolo da Apple! (se está realmente funcionando). Ao visitar o site do ZonD80 verifiquei muita atividade. Ele está atualizando o seu site. Já que o seu vídeo foi removido do YouTube. Mas ele já colocou outro vídeo pra mostrar como fazer a compra no App, alterando as configurações de Wi-Fi.

  • Caique Purset
    2012-07-14T11:07:25

    iAP Cracker ou iAP Free ! hahaha n00bs

  • João Silva
    2012-07-13T20:06:43  

    "sinheiro"???

    recentes

    populares

    • João Silva
      2012-07-13T20:06:43  

      "sinheiro" rachei de rir hahaha

  • Mauricio M.m.
    2012-07-15T21:52:27  

    Quem falou que a linha Samsung Galaxy é o único que pode pegar virus ? Sem contar que TODO iPhone precisa de jailbreak para funcionar + ou - , claro que mesmo com jailbreak são inferiores aos SII e SIII, eu pensei que só os "riquinhos" tinham iPhone,e os pobrezinhos tinham Galaxy SII e SIII, pelo jeito a situação se inverteu né ? Estão baixando aplicativos pagos "de graça", que ponto chegou o iPhone !.. Bom, com iPhone sendo vendido em qualquer lojinha de esquina, por 800,00, tá parecendo "Fusca", qualquer um tem, funciona + ou -, e todo mundo que tem, acha o melhor do mundo !...hehehehe!...

    recentes

    populares

    • Mauricio M.m.
      2012-07-15T21:52:27  

      Primeiro: Quem disse que TODO iphone precisa de jailbreak pra funcionar é desonesto intectualmente, já que o jail, como é sabido, diminiu a capacidade de processamento do aparelho - pra você entender, deixa o iphone mais lento. Segundo, ninguém está baixando aplicativo sem pagar da appstore: estão fazendo compras sem pagar de "valores" in-app - pra você entender, estão comprando "ouro", por exemplo, sem pagar dentro de aplicativos comprados normalmente, inclusive é requisito que o aplicativo seja comprado sem maracutaia. Terceiro: se você souber onde tem iphone 4s vendendo por 800, diga!