Internet

23/07/2012 18h03 - Atualizado em 23/07/2012 18h03

Inventor japonês cria ‘lixeira inteligente’ com ajuda do Kinect

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Na área dos dispositivos inteligentes, uma empresa japonesa resolveu colocar a tecnologia em um aparelho inusitado, porém não comumente associado ao que há de mais evoluído nesta área: a lixeira. Utilizando a tecnologia do Kinect, os engenheiros da Modder FRP criaram a "Smart Trashbox", que se movimenta e pega o lixo que você atira em qualquer direção.

Demonstração no YouTube mostra como funciona a lixeira inteligente (Foto: Reprodução)Demonstração mostra como funciona a lixeira inteligente (Foto: Reprodução)

O trabalho realizado pela lixeira pode parecer um pouco bobo, mas é impressionante. Ela reconhece o movimento de uma bolinha de papel, por exemplo, que acaba sendo um dos objetos mais atirados na direção de latas de lixo, e “corre” na direção dela, para pegá-la antes que ela caia no chão. Tudo isso é feito em apenas alguns segundos e utilizando uma tecnologia bem conhecida: os sensores de movimento do Kinect.

Um vídeo do projeto chegou a ser enviado para o YouTube e, até o momento, é um sucesso, com quase 80 mil visualizações em apenas quatro dias. Nele, os responsáveis mostram todo o conceito por trás do produto, a codificação utilizada (em japonês) e os testes utilizando controles de video-game para que sua lixeira pudesse se movimentar.

Ainda não há possíveis preços e datas de lançamento para o produto, sequer uma confirmação de que ele vai chegar até o consumidor final, mas de qualquer forma, a invenção é bem curiosa e interessante.

Assista à filmagem do projeto abaixo:

Via Pocket Lint

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hugo Oliveira
    2012-07-24T11:45:37

    Que coisa mais inútil...

  • Rodrigo Lima
    2012-07-25T06:44:01  

    O projeto é sensacional! Não é fácil desenvolver, interligar e sincronizar os componentes mecânicos e eletrônicos. Somente os idiotas não entendem a magnifica engenharia do equipamento.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lima
      2012-07-25T06:44:01  

      Muita ciência para pouca utilidade. Ninguém aqui questionou a dificuldade do projeto. Porém a utilidade é zero, ou seja, INÚTIL... Quem sabe ele tenha mais perspicácia em transformar a ideia em algo mais útil e revolucionário... Não sei o grau de instrução dos comentaristas, mas PESQUISA CIENTÍFICA para ter apoio de órgãos de fomento, precisa de utilidade, além de uma boa ideia... Algo "engenhoso" sem utilidade chama-se BUGIGANGA...

  • Akuma Sama
    2012-07-24T12:17:38  

    inutil??? q cabecinha mais pequena... quantas portas essa tecnologia pode abrir? imagina o q uma tecnologia dessas pode fazer por um deficiente fisico ou visual, ou idosos? torna-los menos independentes... nao apenas numa lata de lixo, mas em muitas outras coisas!

    recentes

    populares

    • Akuma Sama
      2012-07-24T12:17:38  

      Diego Silva, não vou levar o "animal" como grosseria... E como tal me sinto no direito de te alertar sobre duas coisas que não tem nenhuma relação com o tema mas "intende" e "intendo" não existem e a sua aplicação do pronome "ti" também... substitua por "entende", "entendo" e "te"... Comentário dentro do tema: Se existem papéis ao redor de uma lixeira, INÚTIL é o cidadão que faz isso, pois faltou educação doméstica... Abraço!

    recentes

    populares

    • Akuma Sama
      2012-07-24T12:17:38  

      Utilidade zero? Acorda, só pelo fato de tornar mais cômodo uma tarefa que "qualquer um deveria fazer" já indica utilidade. O que dizer então de uma pessoa que, por limitações físicas, não consegue fazer essa simples tarefa? Muito mais útil. Aprender ortografia é sempre bom mas aprender a pensar é melhor ainda.