Antispam

02/07/2012 14h46 - Atualizado em 16/07/2013 11h27

Kaspersky reporta descoberta de novo malware para Mac

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Kaspersky reportou neste fim de semana a existência de mais uma variedade de malware para Macs. Segundo a produtora de softwares de segurança, a praga virtual MaControl se espalha via anexos zipados de e-mails. Como a variante de malware foi descoberta recentemente, ainda não existe uma imagem clara da dimensão das infecções.

Anexo a e-mails, o arquivo matiriyal.zip distribui o conteúdo malicioso na rede (Foto: Reprodução)Anexo a e-mails, o arquivo matiriyal.zip distribui o conteúdo malicioso na rede (Foto: Reprodução)

Em seu blog, a Kaspersky explicou que o arquivo compactado normalmente carrega uma imagem JPG e um aplicativo executável, que uma vez acionado, age como backdoor na máquina. Caso o usuário mais desatento instale o malware, ele se enraíza no sistema e passa a dar acesso remoto a arquivos do computador e permite que seu controlador execute comandos no Mac afetado.

O backdoor faz uso da ingenuidade do usuário dos Mac OS X, que executa aplicativos confiante da imunidade do sistema. A abordagem usada na disseminação do MaControl depende também de que o sistema operacional não esteja atualizado com o recurso Gatekeeper, que evita a execução de aplicativos suspeitos. Se você receber um e-mail com um anexo zipado com o nome matiriyal.zip, fique atento.

As origens da infecção foram rastreadas até um endereço de IP criptografado, que, aparentemente, está localizado na China. Segundo a Kaspersky, as infecções com essa nova variedade de vírus foram observadas primeiramente na Turquia e, até o momento, não há informações que indiquem a possibilidade de uma nova epidemia.

No começo de 2012, o cavalo de troia Flashback foi responsável pelo maior ataque generalizado a sistemas Macs em toda a história, tendo sido distribuído por milhares de computadores em todo o mundo.

Via Ubergizmo

Quer um software que te permita fazer acesso remoto e compartilhamento de dados entre duas máquinas? Baixe TeamViewer!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares