Sistemas Operacionais

12/07/2012 14h48 - Atualizado em 12/07/2012 14h48

Microsoft desativa gadgets no Windows Vista e 7 após confirmar ataques

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

A Microsoft liberou nesta semana uma atualização de alta importância na sua Patch Tuesday. Ela corrige vulnerabilidades de segurança nos Desktop Gadgets, que já foram exploradas recentemente em códigos publicados na web e detectadas pela empresa. Segundo a companhia, certos gadgets distribuídos pela web podem permitir que pessoas mal-intencionadas tomem controle do computador e executem código de maneira remota.

Microsoft desativa gadgets no Windows Vista e 7 (Foto: Reprodução)Microsoft desativa gadgets no Windows Vista e 7 (Foto: Reprodução)

Os Desktop Gadgets são aplicativos web que ficam expostos na área de trabalho do usuário e foram implementadas no Windows Vista e 7. Com a atualização liberada esta semana, que a Microsoft garante que é só uma "gambiarra" temporária, a barra lateral dos Desktop Gadgets é desativada automaticamente.

A Microsoft disse que planeja liberar uma correção permanente no futuro, mas não avisou quando ela será publicada. Enquanto isso, os usuários são instruídos a desativarem por completo a funcionalidade, já que no final do mês - durante a conferência de hackers Black Hat - pesquisadores de segurança poderão revelar mais detalhes da falha e tornar os ataques mais fáceis.

No Windows 8, a opção será ainda mais drástica: por causa da interface Metro, os Desktop Gadgets sequer estarão presentes. Apesar disso, as versões Consumer Preview e Developer Preview, liberadas para download gratuitamente há alguns meses, ainda contém os aplicativos.

Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cristian Pereira
    2012-07-13T00:33:53

    De fato era inútil, mas eu gostava, não atrapalhava tanto e era mais enfeite mesmo. Mas se é para melhor, então vamos mudar ^^

  • Lucas Kuhn
    2012-07-12T21:13:38

    A maioria das pessoas não usa essas funções, então realmente é meio inútil terem descoberto formas de hackear por gadgets. A atitude da Microsoft está certa, apesar de que é fruto de um erro deles. Melhor isso do que o que a Apple faria, que é esperar e construir uma solução definitiva e ficar em silêncio sobre o problema até resolvê-lo, deixando todo mundo vulnerável. Ainda mais na iminência de uma Black Hat, então tem que dar jeito mesmo. Enfim, estou mais ansioso pela versão Server do Windows 8, quem entende mais de PCs sabe que um server é melhor Desktop do que um Desktop jamais será.

  • Gabriel Silva
    2012-08-29T12:47:03

    eu nao gosto de gadgets mesmo, pra mim tanto faz ou como fez...

  • José Paulo
    2012-07-30T20:26:10

    Quando a Microsoft vai corrigir o sistema, todos tem erros... tenho saudades do 98... estaria perfeito com tantos anos de atualização.

  • Cesar Luna
    2012-07-13T14:57:41

    Brechas na segurança?!Os aplicativos (gadgets) são seguros se voce souber a fonte!A MS garante que não haverão brechas nos aplicativos do Windows 8?!Uso desde a criação no Windows Vista, e nunca tive problemas.Existem excelentes aplicativos! A Microsoft quer descontinuar,para no Windows 8 vender aplicativos (com interface Metro) semelhantes na sua loja (Windows Store)$$$.

  • Everson Oliveira
    2012-07-13T08:01:36

    muitos acham os gadgets inuteis onde na verdade os inuteis são os q tem a ferramenta e não usa ou não sabe usar... existem inumeros gadgets espalhados pela rede que são extremamente uteis. garanto que não vou pro win8 se eu não achar alguma ferramenta do mesmo nivel e que exiga tão pouco de processamento e memoria.