Sistemas Operacionais

24/07/2012 15h47 - Atualizado em 24/07/2012 15h47

Microsoft detalha a aceleração por hardware no Windows 8

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Microsoft detalhou o funcionamento da aceleração por hardware do Windows 8. O recurso é um ponto sensível na plataforma, uma vez que se traduz em desempenho para aplicações gráficas exigentes, como jogos, e em uma melhor experiência de uso a partir do hardware que o usuário dispõe.

Microsoft adaptou a tecnologia do DirectX para todo o Windows 8 (Foto: Reprodução) (Foto: Microsoft adaptou a tecnologia do DirectX para todo o Windows 8 (Foto: Reprodução))Microsoft adaptou a tecnologia do DirectX para todo o Windows 8 (Foto: Reprodução)

A grande jogada da Microsoft neste sentido foi aprimorar e estender o uso do DirectX. Quem jogou bastante em computador sabe da importância desse conjunto de APIs, que permitem aos desenvolvedores tirar partido das capacidades do hardware para desenvolver jogos mais bonitos e realistas.

A partir do Windows 8, esses recursos também estarão disponíveis para a criação de aplicações comuns. A ideia é que, tirando partido dessa ferramenta, os softwares desenvolvidos para o novo sistema operacional tenham qualidade gráfica refinada.

Mais do que isso, a Microsoft procurou aprimorar a maneira como o sistema operacional acessa o hardware para exibir imagens na tela. Dentre os avanços, há uma sensível diminuição nos tempos para renderizar imagens e textos 2D na tela. O blog oficial do desenvolvimento do Windows 8 afirma que o sistema é 40% mais rápido do que o Windows 7 para renderizar um conjunto de 64 imagens.

Segundo os desenvolvedores, o objetivo de se criar um sistema operacional que rode suavemente em todo tipo de dispositivo foi alcançado. Exemplo disso é a taxa de 60 FPS do sistema operacional nas animações de transição de tela, valor que casa com os 60 Hz de atualização, comuns nas telas atuais.

Via Neowin

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jose Lopes
    2012-07-25T10:58:11

    não creio que isso esteja no windows developer preview, talvez só vejamos mesmo a partir de outubro na versão final que vai ser lançada.