Sistemas Operacionais

18/07/2012 15h01 - Atualizado em 18/07/2012 15h01

Microsoft explica os conceitos por trás do teclado touch do Windows 8

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Em um recente post no blog Building Windows 8, a Microsoft detalhou o processo de concepção do teclado touch presente em seu novo sistema operacional. O texto esclarece o processo de criação e pesquisa por trás do recurso.

Microsoft fez extensas pesquisas para entender como as pessoas interagem com teclados touch (Foto: Reprodução)Microsoft fez extensas pesquisas para entender como as pessoas interagem com teclados touch (Foto: Reprodução)

A Microsoft partiu do princípio de que os teclados touch disponíveis hoje poderiam ser melhor desenvolvidos. Por conta disso, pesquisou as formas pelas quais as pessoas interagem com as teclas na tela. Há quem segure um tablet com uma mão e digite com outra, quem segure o aparelho com ambas as mãos e escreva com os dedões e há um terceiro grupo, que apoia o dispositivo no colo ou numa mesa, liberando as mãos para manusear o teclado.

O objetivo foi procurar uma solução que agradasse esses três grandes grupos. “Descobrimos que as pessoas costumam mudar de postura conforme usam um teclado na tela de um tablet e essa é uma boa reação em relação à interface”, escreveu Kit Knox, membro da equipe de desenvolvimento e qualidade de experiência da Microsoft.

O teclado touch não responde da mesma maneira que as teclas físicas, que pressionadas, respondem aos comandos dos dedos com ruídos e movimento. Segundo a Microsoft, foram realizados estudos no sentido de fazer com que o teclado respondesse ao toque com vibração, algo bem comum em smartphones atuais. Ainda de acordo com a Microsoft, esse método não é muito responsivo e, boa parte dos usuários, o vê como uma punição, não como uma resposta do sistema ao toque. No fim das contas, a Microsoft optou por alterações de cor e som conforme as teclas são pressionadas.

O resultado final de todo o trabalho é um teclado mais limpo e fácil de usar (Foto: Reprodução)O resultado final de todo o trabalho é um teclado mais limpo e fácil de usar (Foto: Reprodução)

Outros conceitos abordados foram colhidos das respostas dos usuários com a primeira versão de teclado touch da Microsoft, presente no Windows 7. Segundo a Microsoft, em geral, o usuário considerava o teclado pequeno, difícil de usar e mal feito. Por conta desse retorno do público, a versão presente no Windows 8 tem um visual mais limpo e com menos funções agregadas por tecla.

Via Building Windows 8

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wagner Alves
    2012-07-18T23:04:18

    Tb acho o teclado do windows phone muito bom, acho estranho teclar no iphone hoje em dia.

  • Alberto Ferreira
    2012-07-18T16:51:53

    O Teclado do Windows Phone é incrível!!! Não sinto vontade nenhuma de utilizar outro teclado... Ainda bem que a Microsoft fez o porte para o Windows 8!