Fabricantes

06/07/2012 08h40 - Atualizado em 06/07/2012 10h48

Nasa desenvolve sistema aéreo para gerar energia eólica

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Engenheiros da Nasa trabalham na criação de um sistema de geração de energia eólica que inverte o modelo atual. A ideia é que a energia cinética do vento seja coletada por um tipo pipa, conectada por cabos a uma turbina no solo.

Sistema é mais eficiente que as turbinas eólicas comuns (Foto: Reprodução)Sistema é mais eficiente que as turbinas eólicas comuns (Foto: Reprodução)

Hoje em dia, usinas eólicas precisam de vento para girar grandes hélices, e o movimento das turbinas acaba sendo convertido em energia elétrica. O problema nesse modelo é a inércia das enormes turbinas: boa parte da energia do vento é desperdiçada só para dar início à rotação das pás.

O sistema proposto pela Nasa reduz o problema, uma vez que o movimento da pipa no céu se dá mesmo com ventos mais fracos. Além disso, é altamente portátil, dispensando os custos envolvidos com desapropriações e construção das enormes torres de sustentação.

Segundo a Nasa, também é possível “empinar” a usina mais alto, onde os ventos são mais fortes. De acordo com David North, um dos engenheiros do projeto, é a partir dos 610 m de altura que os ventos são mais bem aproveitados.

Atualmente, os pesquisadores da Nasa centram seus esforços na evolução dos controles de voo do sistema. Para potencializar a capacidade de geração das unidades, é preciso que as pipas mantenham um padrão de voo em forma de oito. O sistema, similar ao Kinect da Microsoft, também monitora o vento e a velocidade das oscilações para manter a pipa sempre na melhor posição possível.

Via Ubergizmo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Urgel Neto
    2012-10-29T20:01:13

    Lembra Benjamin Franklin e suas experiências!