Celular

04/07/2012 08h00 - Atualizado em 04/07/2012 08h00

No futuro, smartphones ajudarão você a escolher melhor o que comprar

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A IBM está desenvolvendo uma função que pode se tornar uma tendência em alguns anos: comprar com uso de realidade aumentada. A companhia anunciou esta semana um protótipo de software para celulares que ajuda o usuário na hora das compras, informando as melhores opções das lojas de acordo com o gosto do consumidor.

O funcionamento do programa se daria da seguinte forma: ao entrar em uma loja, o usuário faria o download de um app específico do estabelecimento. Então, teria acesso a um catálogo com todos os itens à venda e a opção de criar um cadastro. Neste perfil, seria possível descrever as suas preferências e receber recomendações de produtos relacionados a elas.

Realidade aumentada é trunfo da IBM para compras no futuro (Foto: Divulgação)Realidade aumentada é o trunfo da IBM para as compras no futuro (Foto: Divulgação)

Digamos que você entre em um supermercado e queira um cereal com poucas calorias, bem avaliado pelos consumidores e com preço baixo. Basta usar a câmera do seu celular para registrar todas as opções que estão na prateleira, e de acordo com os critérios pelos quais você refinou a busca, o app lhe responderá, em alguns segundos, qual é a melhor opção. “Isso vai ajudar as pessoas a terem decisões mais precisas de acordo com seus critérios”, avaliou John Kennedy, diretor de marketing coorporativo da IBM Research.

A ideia dos executivos da IBM é lançar o aplicativo até o fim do ano. Este não é apenas mais um aplicativo revolucionário, mas sim algo que pode mudar as vidas tanto dos clientes como dos vendedores, caso seja adotado em larga escala.

Obviamente, os responsáveis pelo projeto não revelam a “mágica” por trás dele, mas avisam: a ideia é ambiciosa. “Ainda há muito trabalho a ser feito, mas queremos que o nosso relacionamento com as lojas e a relação das lojas com os clientes melhorem. Neste ponto, nós acreditamos que esta é uma tecnologia muito interessante e que começa a mostrar como o simples ato de fazer compras pode evoluir”, concluiu Kennedy.

Não há como negar que, com os avanços da tecnologia, o ato de fazer compras já mudou bastante. O comércio online já é uma prática muito comum, e até os supermercados já oferecem a opção do cliente ir à loja mas sair sem uma bolsa sequer, bastando selecionar os produtos que deseja por códigos de barras e receber as compras em casa pouco depois. E, ao que tudo indica, mais uma inovação está nascendo para mudar a vida dos consumidores.

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jose Lopes
    2012-07-04T16:16:22

    coisas para supermercados muito tecnologicas nunca pegaram e só vão pegar daqui uns 50 anos ou mais. o lance é fazer a lista em casa com PAPEL E CANETA e ir as compras. que mané app o que isso é perda de tempo.