Celular

20/07/2012 12h07 - Atualizado em 20/07/2012 16h04

Nos EUA, operadoras de internet entregam mais do que o prometido

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Se no Brasil os usuários têm problemas com suas conexões à Internet, com quedas de sinal e velocidade inferior à contratada, a situação é completamente diferente nos Estados Unidos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo órgão regulador do país, o FCC, os índices de entrega dos serviços nos EUA são extremamente satisfatórios. No geral, 96% dos casos têm a velocidade prometida mesmo em horários de pico – subindo 9% em relação ao meio do ano passado.

Internet nos Estados Unidos rende mais do que o esperado (Foto: Reprodução)Internet nos Estados Unidos rende mais do que o
esperado (Foto: Reprodução)

Quando divididos os dados em termos de tecnologia, os números diferem um pouco: em conexões DSL, a média entre a velocidade contratada e recebida para downloads é o equivalente a 84%, contra 99% para serviços via cabo. Nos serviços que utilizam fibra, a estatística bate 117%. Em todos os casos, os números são melhores do que as do último ano, comprovando que o serviço que já era bom continua recebendo investimento para ser ainda melhor.

Nas velocidades de upload (envio de dados do PC para o servidor), em qualquer tipo de conexão a velocidade maior do que a prometida: mais de 100%, tanto em DSL como em cabo e fibra. Ou seja, ao contratar um plano por uma determinada velocidade, quase sempre os norte-americanos conseguem enviar seus arquivos pela rede de forma mais rápida do que a previamente estabelecida em contrato.

De acordo com os pesquisadores, esse crescimento se deve ao fato de o investimento ser maior, sem interferência governamental, deixando que as empresas privadas criem a infraestrutura necessária para uma internet de qualidade no país.

Via The Verge.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alvaro Louzada
    2012-07-20T14:50:40  

    Meu plano de internet é 20MB (via cabo) aqui nos EUA 50 dolares (100 reais para comparacao) se adquirido de forma independente no meu caso tenho internet, telefone fixo e tv no mesmo pacote. Net 20mb + ligacoes dentro dos EUA sem limite e sem custo adicional + 200 canais + globo internacional por 130 dolares mensais. Qualidade 10 nunca fiquei sem net, ou tv - Downloads rapidissimos. Brasil tem muito que aprender ainda, mas o governo tbm pois poderia pressionar as empresas para melhores servicos e custos mais baixos. mas um dia chega la quando vim pra ca a 9 anos o mesmo servico era o dobro.

    recentes

    populares

    • Alvaro Louzada
      2012-07-20T14:50:40  

      Estou em Suzano, SP, e por aqui com $130, ou R$ 260, dá quase (R$ 279) pra pegar o combo com 15 MB da GVT.... são 75 canais, mas tendo os de desenhos e esportes, os outros só fazem número mesmo hehe. A diferença é que o salário nos EUA deve ser melhor, além de provavelmente ter um bocado a menos de impostos no geral...

    recentes

    populares

    • Alvaro Louzada
      2012-07-20T14:50:40  

      Governo pressionar para melhorar alguma meio de comunicação que possa 'ferrar' com as sacanagens que eles fazem? Nem sonhando... this is Brazil!

  • Rafael Cruzeiro
    2012-07-20T14:17:58

    Gosto muito do meu país, mas me sinto envergonhado de viver aqui quando vejo uma matéria como esta. E pensar que não é tão difícil para as prestadoras de serviço realizarem um bom trabalho, mas somos uma população que simplesmente se contenta com qualquer coisa, o que dá margem para sermos ludibriados. Espero que essa posição da Anatel de chegar ao extremo a fim de punir quem não presta um bom serviço sirva de alguma coisa.

  • Jean Silva
    2012-07-24T07:43:47

    Vamos vender o Brasil para o EUA hahahhaha... esse País nao vai pra frente nao ahuahua

  • Renato Perozim
    2012-07-23T15:42:20

    Aqui alem de sofrer com esse governo cada vez mais corrupto, temos que aguentar a picaretagem das Teles. Quem poderá nos defender ?

  • Jorge Halen
    2012-07-23T14:52:52

    Copa do mundo e OlimPIADAS estão vindo aí, quero ver o que o governo vai fazer em relação a isso...

  • Leandro Sousa
    2012-07-23T10:56:01

    Enquanto isso eu aqui em Guarulhos em 2012, a alguns minutos do Aeroporto não tenho cobertura de nenhuma fornecedora de internet banda-larga.Nem Telefonica/Vivo, nem NET, nem GVT... nadinha.Somos obrigados a pagar R$80,00 em média por 1 MB,somos reféns de pequenos fornecedores que operam no bairro, normalmente a velocidade já é aquelas coisas quando chove então...

  • Adrian Didi
    2012-07-22T21:23:37

    Aqui na Australia a conexao e' fantastica. A velocidade da conexao nao fica lenta em horario de pico. O meu plano e' a cabo de 100Mbps velocidade Download e 5Mbps velocidade upload. Tenho direito a 200Gbps de download por mes. Pago AUD $59 por mes. O governo esta fazendo um upgrade na conexoes a cabo coaxiais para fibra optica (Plano chama-se NBN - National Broadband Network) praticamente na Australia inteira, e a conexao passara a ser de 1 Gbps.

  • Washingtos Santos
    2012-07-22T18:40:53

    Uso o Velox de 5MB e não tenho o que reclamar. A conexão é estável 24h/dia.

  • Pedro Cunha
    2012-07-22T14:09:10

    aqui na minha cidade tem tipo um monopolio por conta da CTBC

  • Willy Costa
    2012-07-22T11:19:27

    Moro no ES, aqui em casa contratei 5MB mais não chega 20kbs de download, e ruim, tenho 11 protocolos que fiz ligando para eles resolverem, e a pior fase da OI/VELOX.

  • Daniel Krug
    2012-07-22T08:51:58

    A operadora Oi chega a ser ridícula, onde eu moro só está disponível 1 mb e é meia boca. Já a GVT se gaba: "feliz é quem tem" mas só disponibiliza Internet para as localidades onde o poder aquisitivo é maior, desprezando os demais... cruel.

  • Leandro Leonardo
    2012-07-21T20:54:51

    Telefonica/Vivo é uma das empresas aqui no Brasil que fazem o que querem!...

  • Flavio C
    2012-07-21T20:53:28

    Lá Eles possuem Banda Larga e Nós aqui Banda Estreita, e ainda pagamos mais caro do que Eles!!!!

  • William Tamburi
    2012-07-21T20:29:21

    E aqui no Brasil não é assim??

  • Mateus Matos
    2012-07-21T18:37:44

    Brasil = VERGONHA

  • Luciano Amaral
    2012-07-21T15:41:20

    ANATEL e demais representantes do povo, não seria hora de fazer algo?

  • João Gonçalves
    2012-07-21T14:14:29

    vou pros eua na primeira oportunidade

  • Nei .
    2012-07-21T11:48:51

    Isso é a diferença entre um país de 1º mundo ( que respeita seus cidadãos) com os países em desenvolvimento, que historicamente desrreita os direitos dos cidadãos em qualquer escala, seja ela pública ou privada, pagamos impostos escandinavos, mas recebemos serviços africanos.

  • Alexandre Alessi
    2012-07-21T10:48:16

    Por falar em entregar mais q o prometido, a Internet 3G da claro ta me surpreendendo. Tou navegando com velocidade muito alta, ta batendo em muito minha conexao de 10 megas da GVT q tem se mostrado muito ruim. Se nao fosse a limitacao de nao poder baixar mais q X megas e por ser ruim para jogos por causa da latencia alta, ja teria cancelado minha GVT ha tempos.

  • Gleyson Marinho
    2012-07-21T10:10:11

    aqui no CE eu uso o da oi(velox) pago 90 reais por 15 megas e geralmente só chega 10... só não diminuo pq ai q vai ficar mais lenta mesmo....

  • José Paulo
    2012-07-20T20:54:41

    Meu Sonho de Consumo é ter internet em casa, pois a Vivo informa que não tem porta, acredita nisso galera. Falavam mal da Telesp e a Telefonica entrou e mudou o que? trocamos o ruim pelo pior.

  • José Paulo
    2012-07-20T20:52:30

    Dilma, Mantega, Aprende com quem sabe.

  • Leonardo Costa
    2012-07-20T17:20:15

    ISTO SE CHAMA PRIMEIRO MUNDO

  • Carlos Velho
    2012-07-20T15:47:12

    ops... porcaria de internet lenta que não atualiza a página. Sr. moderador, seria possível excluir as mensagens em excesso? Obrigado.

  • Carlos Velho
    2012-07-20T15:40:37

    Quer saber a verdadeira causa disso? Lá as empresas TÊM que entregar o que prometem, e as indenizações são enormes... ou seja, não há incentivo para que as empresas façam o que fazem aqui no Brasil (leia-se: tratar o consumidor como palhaço). Lá: prometeu? tem que cumprir. Aqui: prometeu? E eles (consumidores) acreditaram?? Azar deles!! A partir do momento que a anatel e demais agências reguladoras começarem a agir sério, mas sério mesmo, e o judiciário (Tribunais Superiores) pararem de defender as empresas, pode ser que a situação melhore. Até lá, infelizmente, fico aqui, na inveja.