Sistemas Operacionais

25/07/2012 16h59 - Atualizado em 25/07/2012 17h06

Novo malware do iPhone afeta apenas usuários de Windows

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Nesta semana um usuário do fórum oficial da Apple alertou para um vírus de Windows que está embutido em um aplicativo para iPhone, que a Apple liberou em sua loja de software móveis App Store. Sob o nome de "Instaquotes Quotes Cards for Instagram", o malware foi detectado em uma varredura do antivírus ClamXav, que identificou o "Worm.VB-900".

O vírus se instala no Windows pelo sincronismo automático com o iTunes (Foto: Reprodução)O vírus se instala no Windows pelo sincronismo
automático com o iTunes (Foto: Reprodução)

Arquivos da App Store são distribuídos em extensão .ipa, uma espécie de arquivo zipado que abraça todos os conteúdos necessários para o aplicativo rodar no iPhone, iPad ou iPod Touch. Acontece que o app em questão tinha executáveis escondidos que só funcionam no Windows. Testes feitos com o antivírus iAntivirus da Symantec também revelaram alguns executáveis do tipo .exe, que funcionam somente no sistema da Microsoft.

O aplicativo estava na AppStore desde o último dia 19 e custava US$ 0,99, mas neste fim de semana os desenvolvedores fizeram uma promoção de lançamento, distribuindo-o gratuitamente. Em resposta a denúncia, alguns usuários disseram que as varreduras alertaram um falso positivo. De qualquer forma, a Apple já removeu o "Instaquotes Quotes Cards for Instagram" da AppStore.

De qualquer forma, donos de Macs ou de dispositivos com iOS não precisam se preocupar, pois o malware não afeta o OS X e o iOS. Por outro, existe a chance de os executáveis contaminarem computares rodando com Windows, principalmente por conta da sincronização de apps via iTunes. A Apple não informa quantos dispositivos instalaram o "Instaquotes", por isso não se sabe quantos usuários podem estar infectados.

Via Engadget.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Lima
    2012-07-25T21:40:40  

    Fico pensando… por que alguém ainda usa o Windows? Tenho o iPhone e iPad. Meu computador é o iMac (2011), com OS X Lion da Apple. Desculpe, mas não sei o que é “vírus”, a muito tempo.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lima
      2012-07-25T21:40:40  

      Fico pensando... Por que alguém criaria um virus pra se alojar no Iphone só pra infectar Windwos? Não defedendo o Windows acredite ou não, tbm não uso anti-virus, Agora, Plataforma com OS quase ninguém usa quem é que vai perder tempo criando virus pra isso? Já tive OS e na boa e bom mas não presta pra NADA!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lima
      2012-07-25T21:40:40  

      não sabe o que é virus e também não sabe o que é rodar 100% dos programas relevantes da humanidade. qualquer antivirus decente dá conta do recado atualmente.

  • Leandro Oliveira
    2012-07-25T22:35:23  

    Rodrigo, que coisa mais de menininho mimado...e desinformado. Vc não merece nem comentários! Cada um q me aparece nesse site!

    recentes

    populares

    • Leandro Oliveira
      2012-07-25T22:35:23  

      concordo com rodrigo

  • Mauricio M.m.
    2012-07-25T21:32:15  

    CHUPA iPhone maníacos, que falam que só Android pega virus, esse é pior ainda, contamina o Windows !.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :)

    recentes

    populares

    • Mauricio M.m.
      2012-07-25T21:32:15  

      kkkkkkkkkk xD

    recentes

    populares

    • Mauricio M.m.
      2012-07-25T21:32:15  

      Tecnicamente o vírus não pega em IPhone, IPad etc. Contamina Windows e não afeta em nada o IOS ou o Mac!

  • Rodrigo Lima
    2012-07-25T22:57:09

    Leandro, pois é… acho que você ainda tem o Windows. Não se preocupe! Instale um bom antivírus, não use a internet e nunca click em nada. Pronto! Você jamais pegará vírus no seu Windows!

  • Rodrigo Lima
    2012-07-25T22:00:31

    O vírus somente passa para o Windows se o "usuário" (desprovido de inteligência) baixar e instalar o programa infectado. O arquivo é do tipo .exe (executável). Felizmente, somente os Windows usam essa porcaria de arquivo!

  • Jose Lopes
    2012-07-26T11:32:14

    De qualquer forma, esta matéria está mal escrita.

  • Fernando Demuner
    2012-07-26T08:05:40

    Como a Apple tem controle total de todos os aplicativos disponibilizados da APP, é claro que o bandido pode ser identificado e preso facilmente.

  • Daniel Monterazo
    2012-07-26T00:01:40

    Minha reação ao ler a nótica: Muahahahahaha! Uhuuuu! Quem mandou usar windows? O que eu escrevo: Tomara que o problema seja resolvido em breve :)

  • Wjunior
    2012-07-28T19:50:40

    uns 4/3 meses atras li em alguma revista que existia um vírus que é mais perigoso que trojan que atingiu 600 mil MAC ... isso não é muito tempo ...