Sistemas Operacionais

27/07/2012 11h54 - Atualizado em 27/07/2012 11h54

Novo quad-core da Qualcomm supera, com sobra, o processador do Galaxy S3

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

As expectativas em torno da performance do novo processador Snapdragon S4, da Qualcomm, eram altas, mas a nova unidade quad-core demonstrou para que veio. Em testes, o S4 mostrou grandes resultados na capacidade gráfica, com desempenho muito mais forte que o processador do Galaxy S III. Tanto que já comparam o novo chip com o A5X, usado pela Apple no novo iPad.

Testes do processador foram realizados com um modelo de tablet de referência da Qualcomm (Foto: Reprodução)Testes do processador foram realizados com um modelo de tablet de referência da Qualcomm (Foto: Reprodução)

Nos testes realizados por sites como o AnandTech e PCMag, o S4 Pro, mesmo tendo clock de 1,5 GHz como os concorrentes, aniquilou a concorrência com resultados impressionantes. No processamento gráfico, embora o novo Qualcomm tenha um desempenho próximo ao do processador do novo iPad, ele se mostrou largamente superior ao Nvidia Tegra 3, presente no HTC One X e no Nexus 7, e ao Exynos 4412, usado pela Samsung no Galaxy S III.

Em testes de desempenho bruto com vídeos em 720p, realizados no GLBenchmark Egypt, o S4 Pro e seu processador gráfico foram capazes de processar 132 FPS (frames por segundo). O Galaxy S III veio em segundo, com 99 FPS, e em terceiro o Tegra 3 da Nvidia, com 60 FPS. A capacidade de processamento gráfico de imagens complexas e efeitos tridimensionais é algo fundamental para determinar a qualidade de um microprocessador.

O S4 Pro já foi confirmado como o "coração" do tablet Windows da Samsung, cujo lançamento deverá acontecer logo que a versão final do sistema operacional seja liberada. Esta versão do S4 não dispõe de modem embutido e, portanto dificilmente será usada em algum smartphone. Ciente disso, a Qualcomm já prepara uma versão capaz de satisfazer as necessidades dos fabricantes de celulares. O problema é que ainda paira uma grande dúvida sobre a autonomia do novo Snapdragon.

Embora o clock do processador seja de 1,5 GHz, seus quatro núcleos e as intervenções que a Qualcomm fez no design do chip garantem resultados impressionantes, sobretudo na comparação com os principais rivais. Enquanto esses processadores se limitam a usar a arquitetura ARM com poucas modificações, a Qualcomm trabalha em cima dos projetos da ARM para criar produtos com maior desempenho.

Via Engadget e AnandTech.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • victor ichayo
    2012-07-28T09:50:19

    Quem fabrica o A5X é a Samsung no Texas..Tanto é que a Apple não quer mais que seus chips sejam fabricados por ela...Devido a guerra de patentes...Há técnicos em desmanche que afirmam categoricamente que o A5X bem como outros chips Apple são na verdade um Exynos da Samsung somado a um chip gráfico Mali400 por exemplo...

  • Alexandre Nobrega
    2012-07-27T14:27:51

    windows 8, o futuro chegando

  • Osvaldo Grosso
    2012-07-27T12:16:01

    nao entendi muito a comparação, esse processador S4, é para tablets ou smartphones? e essa disputa por processador mais rapido agora ta em smartphones hahahaha ja vivemos isso com os pcs desde 1990 e agora com os smartphones a cada dia que passa é um melhor

  • Vinicius
    2012-07-27T16:11:19

    O S4 tem um ótimo desempenho, mas dificilmente vencerá o Exinos 5 Dual core.

  • Edmilson Santos
    2012-07-27T12:29:33  

    Kkkkkkkk todo mundo quer ser o melhor aonde isso vai parar heim!!Isso deveria ser refletido na politica.Os presidentes,senadores ,governadores e prefeitos deveriam usar o dinheiro publico assim.Disputando e melhorando a qualidade de vida do nosso povo.E não colocando nos bolsos,cuecas e contas fantasmas!!!

    recentes

    populares

    • Edmilson Santos
      2012-07-27T12:29:33  

      Boa!