Internet

06/07/2012 17h12 - Atualizado em 06/07/2012 17h12

ONU afirma que acesso à Internet é direito e necessidade da humanidade

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O acesso à Internet deixou de ser um luxo para se tornar um direito e uma necessidade. A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou na última quinta (05/07) uma resolução em que afirma que todas as pessoas deveriam poder se conectar e se expressar livremente na web. Todos os 47 membros do conselho dos direitos humanos, incluindo de países que costumam censurar a rede como China e Cuba, assinaram o documento.

ONU acredita que Internet é fundamental para humanidade (Foto: Reprodução)ONU acredita que Internet é fundamental para
humanidade (Foto: Reprodução)

A ideia por trás deste conceito nasceu em 2003, porém apenas cerca de dez anos depois ela saiu do papel. A expectativa da ONU é de que se facilite o acesso à grande rede em todo o mundo. Os chineses aceitaram as condições da organização, porém com uma ressalva: “O fluxo livre de informações da web depende também da segurança destas informações”, uma justificativa para não desativar o “Grande Firewall da China”.

De qualquer forma, a resolução pode ser considerada uma vitória por todos aqueles que também já consideram a Internet como algo fundamental. Seja para entretenimento, compras ou, é claro, trabalho, a grande rede é, mesmo, uma necessidade da humanidade.

Resta saber, no entanto, o quanto esta resolução será respeitada na prática. Afinal, ainda há muitas pessoas com dificuldades no acesso à Internet, seja por conta dos altos preços cobrados ou pela falta de tecnologia em alguns locais. A expectativa é de que se inicie, portanto, uma grande campanha de inclusão digital em todo o mundo.

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Miranda
    2012-07-09T08:28:36

    Primeiramente deviam se preocupar com a fome no mundo, e muitos outros problemas, depois nos preocupamos com internet :)

  • Nilton Nakao
    2012-07-08T11:14:16

    Falar que a internet é cara, assim como seus equipamentos é um pouco controverso. As operadoras de celulares posuem planos bem atrativos, (a partir de R$12,00 por mes), acho caro é o telefone fixo.

  • Gabriel Macedo
    2012-07-06T23:29:30

    Não acho que a internet seja a maior necessidade da humanidade, mas sim educação, saúde e melhores condições de vida.