24/07/2012 06h10 - Atualizado em 24/07/2012 06h10

Painéis solares transparentes podem gerar energia nas janelas da sua casa

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Pesquisadores da Universidade da Califórnia trabalham em células solares que podem ser empregadas no vidro das nossas janelas. O resultado dos experimentos com um polímero especial são células com 70% de transparência para a luz visível.

Na foto, a comparação entre o vidro comum (à esquerda) e a célula solar transparente (à direita) (Foto: Reprodução)Na foto, a comparação entre o vidro comum (à esquerda) e a célula solar transparente (à direita) (Foto: Reprodução)

Um material que gera energia a partir do Sol precisa absorver luz. Conforme você já deve ter percebido, o painel solar desenvolvido pelos cientistas é transparente, ou seja, por ele passa grande parte da luz. O truque é que o polímero, utilizado para a confecção do painel e para geração de energia, neste caso, é sensível apenas às frequências do infravermelho. Em resumo, a célula é transparente porque não absorve luz visível.

O segredo do polímero é o uso de nanoestruturas de prata em sua estrutura. Condensadas no vidro e acompanhadas de dióxido de titânio, o polímero atinge uma eficiência de 4% na conversão de luz em eletricidade. É um número bem inferior aos painéis opacos de silício, cujo estado da arte atinge, hoje, 30% em média de eficiência.

Contudo, o polímero compensa a desvantagem na eficiência de geração de energia com o custo mais baixo de produção. Enquanto as células de silício dependem de um complexo industrial tão avançado quanto uma fábrica de microchips, o modelo usando prata e dióxido de titânio pode ser fabricado em larga escala e a custos mais baixos. No futuro, estimam os pesquisadores, será possível que você mesmo estenda suas células solares em sua casa, carro e etc.

Via Extreme Tech e Ubergizmo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hilton Fraboni
    2012-07-30T12:56:55

    A energia solar é o sonho mor a humanidade. Mas que tal, enquanto isso não vem até nós, a ciência investir no hidrogênio, na heólica, nas turbinas marítmas, etc...

  • Orang Ut
    2012-07-24T11:12:08  

    Imagino uma boa aplicação nesses edifícios envidraçados, que poderiam utilizar nas partes transparentes, as janelas, essas células, e na parte que fica sobre as paredes, os painéis de silício opacos (mas ainda assim, brilhantes). Em casas normais não consigo enxergar tanta utilidade em termos de retorno. Quantos watts geraria cada metro quadrado?

    recentes

    populares

    • Orang Ut
      2012-07-24T11:12:08  

      Considerando que a luz solar incidente por metro quadrado na superficie terrestre é de 1000 watts por m² e que a eficiência do vidro é de 10%, teremos uma média de 100 watts/m²

    recentes

    populares

    • Orang Ut
      2012-07-24T11:12:08  

      Desculpa, a eficiência do vidro é de 4%, não 10. Teremos 40W/m², o suficiente para acender 4 lâmpadas de LED