Celular

08/07/2012 09h30 - Atualizado em 08/07/2012 09h30

Pesquisadores desenvolvem camisa que pode recarregar o seu celular

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

A tecnologia vem evoluindo tanto que até mesmo os objetos mais comuns do cotidiano estão ganhando versões “modernas”. É o caso da camisa de algodão, que segundo dois engenheiros pesquisadores da Universidade de Carolina do Sul, pode se tornar um supercapacitor para armazenar energia elétrica, possibilitando até o recarregamento da bateria do seu celular.

Gráficos mostram detalhes dos testes feitos nas camisas (Foto: Reprodução) (Foto: Gráficos mostram detalhes dos testes feitos nas camisas (Foto: Reprodução))Gráficos mostram detalhes dos testes feitos nas
camisas (Foto: Reprodução)

Para realizar o projeto, Xiaodong Li e Lihong Bao compraram uma camisa normal, em uma loja local, afundaram-na em um fluorido, secaram e colocaram a roupa em um forno sem oxigênio para que ela não queimasse. Os dois analisaram a peça e perceberam que as suas fibras de algodão haviam virado carbono ativo, um elemento semelhante ao que está presente na água e em filtros de ar.

Com isso, as fibras passaram a ser capazes de armazenar cargas elétricas, como um capacitor – um componente encontrado em muitos aparelhos elétricos. “Utilizando esses supercapacitores, nós podemos ser capazes de carregar dispositivos eletrônicos portáteis, como celulares”, disse Xiaodong Li, em nota oficial.

Para aumentar a capacidade de carga da camisa, a dupla adicionou uma camada de óxido de manganês ao tecido. Assim, criou-se um supercapacitor estável e de performance bem razoável. Segundo Li e Bao, a camisa foi carregada e descarregada diversas vezes, e ainda assim perdeu apenas 5% de sua capacidade de armazenamento de energia. 

Para os engenheiros, esta foi uma descoberta e tanto. Afinal, o projeto é barato, não usa química nociva ao meio ambiente e pode criar uma ramificação entre dois mercados muito populares: o têxtil e o de eletrônicos. “Um dia, nossas camisas de algodão poderão ter ainda mais funções”, concluiu Li.

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • ROSA CASTRO
    2012-07-08T11:55:40

    Isto já existe a 2 anos e é uma invenção Japonesa

  • Daniel Benicio
    2012-07-08T11:01:13

    não tem limite para a tecnologia será oque mais eles irão iventar?