Segurança

03/07/2012 17h35 - Atualizado em 03/07/2012 17h35

Polícia de Los Angeles testa com sucesso sistema que prevê crimes

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A polícia de Los Angeles conta com um reforço de peso no combate à criminalidade. Trata-se de um sistema de computadores que é capaz de prever crimes. O que soava ficção científica no passado, hoje, ajuda a força policial. Desde que os policiais começaram a receber ordens de patrulha dos computadores, a incidência de roubos diminuiu sensivelmente.

Mapa gerado no computador mostra áreas em vermelho como aquelas onde crimes irão acontecer (Foto: Reprodução)Mapa gerado no computador mostra áreas em vermelho como aquelas onde crimes irão acontecer (Foto: Reprodução)

A tecnologia vem sendo testada na cidade e, segundo a PredPol, empresa que a desenvolveu, o sistema é duas vezes mais eficiente que as análises técnicas realizadas por especialistas em segurança. O sistema usa algoritmos avançados e é baseado em análises antropológicas e informações históricas sobre o comportamento dos criminosos em Los Angeles. O computador foi usado em caráter de testes no período de novembro de 2011 a abril de 2012 em Foothill, um dos distritos mais violentos da cidade.

Municiado com informações históricas, mapas e algoritimos, o computador é capaz de antecipar com bastante precisão ruas, esquinas e pontos específicos de Foothill onde há maior probabilidade de que crimes aconteçam.

Com o mapa gerado, basta aos policiais realizarem suas patrulhas nos pontos e horários sinalizados pelo computador. A presença policial, desta forma, não precisa ser ostensiva: basta ser direcionada para onde os crimes têm mais chance de ocorrer e, segundo a polícia, isso é suficiente para desencorajar boa parte das ações criminosas.

Os números comprovam isso: tendo as patrulhas policiais guiadas por computador, Foothill apresenta uma queda de 25% no índice de assaltos a propriedades e roubos de carros, quando comparado a distritos semelhantes. Áreas vizinhas, ainda baseadas no sistema tradicional de planejamento policial, continuam com os mesmos índices de crimes.

Via Technology Review

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vladimir Alves
    2012-07-04T12:22:09

    Jogo Sim City já usa esta tecnologia desde a primeira versão.

  • Vinicius Mahfuz
    2012-07-04T11:46:31

    Minority Report agora? Tom Cruise ja usava esta tecnologia.

  • Joao Silva
    2012-07-03T18:01:09

    Muito interessante,quem sabe se essa tecnologia viesse para o Brasil a policia militar conseguiria dar conta do recado.kkkk