24/07/2012 19h30 - Atualizado em 24/07/2012 19h33

Tecnologia permite que cabos USB forneçam até 100W de potência

Paulo Higa
por
Do Tecnoblog

Uma nova especificação da tecnologia USB permitirá que os cabos forneçam potência de até 100W, suficiente até mesmo para ligar um notebook. O novo recurso, chamado de USB Power Delivery, funcionará tanto no USB 3.0 quanto no antigo USB 2.0 e será compatível apenas com futuros dispositivos.

Cabo USB. (Foto: Reprodução)Cabo USB. (Foto: Reprodução)

As portas USB com suporte ao Power Delivery serão identificadas com novos ícones. Além de permitir a conexão de dispositivos que consumam bastante energia, gadgets serão beneficiados com a corrente maior da porta USB e poderão ser carregados mais rapidamente. Quando a tecnologia estiver disponível, também será possível transferir energia entre dois gadgets ou controlar a corrente, aumentando ou diminuindo a potência, por exemplo.

Como as novas portas serão retrocompatíveis, gadgets antigos poderão ser conectados normalmente, mas não suportarão os novos recursos. Para evitar a ocorrência de choques elétricos ou incêndios, as portas fornecerão mais potência apenas quando identificarem a presença de um cabo compatível. Os dispositivos, as portas e os cabos deverão ser adaptados para suportar a nova especificação.

O USB Power Delivery ainda não tem previsão para chegar ao mercado.

Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ricardo Moreira
    2012-07-25T10:22:18

    Gostei bastante da notícia. Seria ótimo reduzir a necessidade do cabo de força em algumas dezenas de dispositivos tais como os hds externo.