Placas

09/07/2012 16h21 - Atualizado em 09/07/2012 17h22

Vazam informações sobre a arquitetura Steamroller da AMD

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Informações sobre a arquitetura de processadores Steamroller (rolo compressor) da AMD foram divulgadas na Internet. De acordo com os dados publicados pelo site Fudzilla, os novos processadores, frutos dessa arquitetura, serão lançados em 2013 e o chip estreante será a APU Richland, com desempenho bem superior aos Piledriver.

Primeiro Steamroller do mercado deverá ser a APU Richland, já em 2013 (Foto: Reprodução)Primeiro Steamroller do mercado deverá ser a APU Richland, já em 2013 (Foto: Reprodução)

Segundo estimativas, os Steamrollers terão desempenho 33% melhor que as CPUs Bulldozers. Entre os destaques, os modelos terão suporte a recursos novos e a grandes aprimoramentos de funcionalidades tradicionais da AMD. Um dos exemplos é o Fast Divider Radix-8, tecnologia que possibilita ao processador realizar até três operações de divisão por ciclo. As CPUs atuais da AMD usam Fast Divider Radix-4.

Outros aprimoramentos estarão relacionados às novas gerações de interfaces e a um maior nível de integração com as GPUs – sobretudo na linha de processadores acelerados. Para a AMD, a janela de 2013 e 2014 é fundamental para a estabilização do conceito de APUs. Espera-se que neste período, softwares desenhados para tirar partido de CPUs aceleradas, sejam mais comuns.

A arquitetura Steamroller, de 28 nm, terá de medir forças com os Intel Haswell, Rockwell/Broadwell, criados em processos de manufatura de 14 e 22 nm, respectivamente. Especula-se que sua vida não será fácil em vista aos refinamentos dos processadores trigate da Intel para essas linhas, mas a diferença de desempenho não seria tão grande quanto a verificada com os Bulldozers e Sandy Bridge.

Via Fudzilla e Xbitlabs

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Benicio
    2012-07-09T19:58:53  

    é como diz o velho ditado o aprendiz nunca passará o profissional será que existe esse ditado se não existe tô inventado agora rsrs. a amd só tenta mas não consegue passar a intel é líder em placas para computador e not.

    recentes

    populares

    • Daniel Benicio
      2012-07-09T19:58:53  

      Era só o que faltava... fanboy de processador... affff...