Jogos de ação

26/08/2012 08h36 - Atualizado em 27/08/2012 19h52

Top 10: curiosidades do jogo Counter Strike

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), a nova versão do FPS mais popular do mundo, chegou às lojas. O jogo foi lançado para PCs, e no próximo dia 27, estreará no PlayStation 3 e Xbox 360, prometendo agradar a essa verdadeira legião de fãs. Mas um jogo não é popular à toa. Counter Strike teve boa parte de seus sucesso relacionado a uma jogabilidade simples, requisitos não tão pesados e um mar de curiosidade que cercam a série. Confira uma lista com dez delas.

Counter-Strike  (Foto: Divulgação)Counter-Strike (Foto: Divulgação)

1. Fenômeno lan house

Se a década de 90 ficou marcada pelos fliperamas, a partir do ano 2000 os jogadores encontraram um novo fenômeno relacionada a games: as lan houses. O objetivo dos estabelecimentos era disponibilizar computadores para que as pessoas pudessem ter acesso à Internet, quase sempre em banda larga.

CS sempre foi febre nas lan houses (Foto: Reprodução)CS sempre foi febre nas Lan Houses (Foto: Reprodução)

Porém, o maior público era o de jogadores de CS que faziam dali o seu fliperama particular. Não era raro encontrar competições com premiação em dinheiro ou “horas grátis”: valia tudo para conseguir o maior numero de clientes, uma vez que, diante dessa febre chamada CS, mais e mais investidores abriam lan houses estrategicamente posicionadas, principalmente perto de escolas e faculdades.

2. Campeonatos mundiais e premiação em dinheiro

O fenômeno proporcionado pelo jogo da Valve gerou grandes competições de nível internacional, que inicialmente eram organizadas pelos próprios jogadores de CS.

Campeonatos valendo dinheiro são muito comuns (Foto: Reprodução)Campeonatos valendo dinheiro são muito comuns (Foto: Reprodução)

E se não bastasse apenas competir representando seu país, alguns desses jogadores têm o status de celebridades, principalmente em países como Japão e Coreia do Sul. Vale lembrar que esses países possuem torneios internacionais transmitidos ao vivo em rede nacional. Imagine Galvão Bueno narrando um torneio de CS em plena terça-feira, depois das novela das nove. Quem sabe um dia?

3. CT contra terroristas

A rivalidade existe em praticamente tudo. Desde política, religião e futebol, sempre vamos encontrar pessoas que defendem com unhas e dentes seus gostos o opiniões. E com CS não é diferente, uma vez que a possibilidade de escolher entre policiais e terroristas dividia grupos e times.

A eterna guerra entre CTs e Terroristas (Foto: Reprodução)A eterna guerra entre CTs e Terroristas (Foto: Reprodução)

Cada um possui objetivos distintos, assim como ataque e defesa, os terroristas precisavam detonar uma bomba ou algo parecido, enquanto os policiais corriam para evitar o ataque. Tudo isso em meio a um tiroteio frenético do inicio ao fim.

4. Pulinho de aquecimento

No começo de uma partida, durante a compra de armas e acessórios, existe um tempo para que todos possam se equipar antes do início da partida. Nesse período, você não pode se movimentar e nem atirar, apenas pular.

O famoso pulo de aquecimento (Foto: Reprodução)O famoso pulo de aquecimento (Foto: Reprodução)

Diante dessa limitação, é comum deparar-se com praticamente todos os seus aliados pulando que nem pipoca em uma espécie de aquecimento para o combate. Alguns encaram a cena de forma parecida como acelerar o carro antes da largada ou até mesmo encarar o oponentes com sangue nos olhos antes de uma luta de MMA.

5. Faquinhaaaa

Se no futebol, não há nada mais humilhante do que tomar aquele drible desconcertante do adversário, em Counter Strike a grande zoação fica por conta das mortes por facadas, popularmente conhecidas como “faquinhaaa”.

Faca utilizada em Counter-Strike (Foto: Reprodução)Faca utilizada em Counter-Strike (Foto: Reprodução)

E se não bastasse a humilhação de ser executado por trás sem dó e piedade, você ainda era obrigado a escutar o grito ecoando naquela antiga lan house completamente lotada. Isso sem contar no replay que mostrava a cena para todos os jogadores.

6. Camper

Odiados por muitos, eles se consideram os reis da estratégia. Os campers são aqueles jogadores que, ao invés de “dar as caras” e partirem para o combate sedentos, ficam estrategicamente escondidos esperando um inocente e desavisado adversário cruzar o seu caminho.

Ilustração divertida para a definição de Camper (Foto: Apir.org)Ilustração divertida para a definição de Camper (Foto: Apir.org)

 

A maioria acha errada essa atitude, enquanto outros acham válido. A verdade é que ela quase nunca é eficaz, uma vez que o jogador que opta por se esconder durante boa parte da partida não consegue encontrar tantas vítimas quanto os outros que correm para o confronto direto.

7. Headshot

Mais uma vez comparando o jogo com o futebol, o Headshot é aquele tiro na cabeça fatal, que instantaneamente elimina o adversário na partida. O movimento é tido como aquele gol de placa na gíria futebolística, e rende aplausos e muita comemoração do grupo.

Headshot (Foto: Reprodução)Headshot (Foto: Reprodução)

Para os pouco experientes, um headshot é algo raro de ser alcançado. Já para os jogadores profissionais, é uma questão de habilidade e precisão, que na grande maioria das vezes pode levar o time a vitória, uma vez que seu adversário é eliminado sem qualquer chance de reação – ao contrário do que acontece em um confronto direto com tiros pelo corpo.

8. Mapa favela

Assim que o fenômeno CS se espalhou, logo vieram os populares mods. Esses são modificações ilegais no jogo que podem ser desde novos cenários, a modificações nas armas ou na energia dos jogadores. Entre elas, uma das mais populares foi o chamado mapa Favela, ou “cs_rio”, que consistia em tentar reproduzir uma favela carioca dentro do jogo.

Mapa do Rio de Janeiro sempre foi popular no jogo (Foto: Reprodução)Mapa do Rio de Janeiro sempre foi popular no jogo (Foto: Reprodução)

Se não bastasse as casas de madeira, ruelas e ladeiras, o mapa ainda possuía uma trilha sonora embalada por um funk proibido, com letras de incentivo ao crime organizado. Muitas lan houses proibiam esse tipo de modificação com receio de alguma punição ou multa por parte das autoridades. Mas na jogatina online, era difícil não encontrar alguém que nunca tivesse jogado no polêmico mapa.

9. Mapa Vila do Chaves

E se o mapa Favela era popular pela quantidade de ilegalidades que ele carregava, o mapa Vila do Chaves ficou famoso pela similaridade com o cenário da famosa série mexicana. Nele, os jogadores trocavam tiros em plena pacata vila do personagem de Roberto Goméz Bolaños.

A vila do Chaves em CS (Foto: Reprodução)A vila do Chaves em CS (Foto: Reprodução)

Por mais cômico que fosse, o mapa estava longe de ser o preferido dos jogadores, uma vez que seus designers não proporcionava confrontos épicos. O intuito sempre foi divertir e criar uma nostalgia.

10. Replay do assassinato

Se nos jogos de esporte, o replay vem seguido de uma marcação de ponto ou de um gol, em CS ele surge depois de você ser executado pelo inimigo. Se não bastasse a frustração de ser derrotado pelo seu oponente, você era obrigado a visualizar como aconteceu a cena.

Os replays também podem ser encarados como uma forma de olhar a estratégia de seus oponentes. Se você foi assassinado por um camper, por exemplo, pelo menos você saberá onde o danadinho está escondido largando bala nos desavisados. Daí basta voltar ao ponto inicial e ir em busca de vingança.

E você? Lembra de alguma outra curiosidade de Counter Strike? Conte para nós!

 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Franco
    2012-09-10T13:57:55

    FINIX! OLHA EU!

  • Pedro Vinicius
    2012-08-27T15:16:55  

    Cara alguem faz ideia de algum site de confiança onde eu posso comprar o CS:GO pra ps3?

    recentes

    populares

    • Pedro Vinicius
      2012-08-27T15:16:55  

      O unico site que eu conheço é o STEAM la é o vendedor oficial para pc, ou se vc quiser para PS3 compre pela loja da PLAYSTATION.

  • Raphael
    2012-08-27T10:16:18

    Sou da época do cs 1.2. Joguei nas duas primeiras lan houses de Brasília, pagava 7 reais a hora kkk Muito boa esta época e sem dúvida foi o melhor jogo de FPS durante muitos anos.

  • Eduardo Oliveira
    2012-08-27T09:27:23

    O Mataleone tbm fez a DE_SAMPA, mas não teve o mesmo sucesso da CS_RIO. Lembro dos itens escondidos que você conseguia ver quando estava com a camera em Free Mode, como o memorial na DE_DUST2 para o autor da CS:Siege (que se suicidou) e as pinturas que tinham da CS:Italy Faltou falar dos bots, que era uma forma de conseguir jogar offline.

  • Fernando
    2012-08-27T09:10:43  

    Sério que ninguém lembra que tinha replay após a morte? Era configurável, podia ser replay da morte, abrir o mapa, seguir um jogador da sua ou da equipe adversária... Bullet time foi forçado...

    recentes

    populares

    • Fernando
      2012-08-27T09:10:43  

      eu pelo menos só sei que depois que tu morria dava pra ver a tela de outros jogadores em primeira e terceira pessoa, além daquela câmera livre do mapa também...

  • Alessandro Quintanilha
    2012-08-27T09:03:05

    Só corrigindo: 1 -já joguei muito cs e nunca vi replay. 2- os mapas alternativos como a favela do rio NÃO SÃO ILEGAIS, porque o CS original é apenas um mod de half life, sendo então um jogo livre. 3- aquela foto ali não é cs_rio (que é o da favela) 4- a musiquinha que toca nesse mapa é viciante e chega a ser engraçada,mas realmente faz apologia... 5 - "seus designers não proporcionava confrontos épicos" Revisão aí, amigo!

  • Edimar Oliveira
    2012-08-27T08:54:32

    O jogo até passa mas esse cara do vídeo é porqueira d+!!! Acabou com o CS.

  • Leandro Araujo
    2012-08-27T04:05:31

    não lembro de ter nenhum replay no cs...

  • Wedson Cruz
    2012-08-27T00:32:58

    nossa.. o kra do video.. ruimmmmmmm demais..

  • Bruno Barroso
    2012-08-27T07:47:52

    Video ruim! Esse cara enrola demais e ainda é mto noob kkkkk!!!!

  • Pedro Neres
    2013-02-02T02:08:55

    Aposto que todo haterzinho que tá falando mal de CS aí jogava CS quando n tinha coisa supostamente melhor... --'

  • Ulisses
    2013-01-07T09:08:14

    Esta matéria precisa de revisão, quem disse que mapas e mods são Ilegais? A própria valve oferece um kit de desenvolvimento para pessoas fazerem mapas. Agora gente aí falando que prefere cobat arms, CS:Source ou Global Offensive LIXO devem se achar "os caras", por que devem só ficar baixando jogo pirata o dia inteiro, pessoas com esse tipo de mentalidade nem é bem vindo na plataforma steam, e que fiquem por aí eternamente jogando esses jogos baixados no baixaki, Nunca vou deixar de jogar CS para jogar essa modinha de Call of duty, pois lançam um jogo por ano e tem otário que ainda compra.

  • Lucas
    2013-01-07T02:14:40

    CS 1.6 é um classico melhor CS !

  • Diego Ferreira
    2012-11-19T12:11:34

    Na minha opinião o cs 1.6 é um mito um monstro que nunca vai deixar de ser jogado e quem joga de verdade acha esse cs go um lixo assim como o CS Sourse. Call of duty e batle são bons jogos de fps logico que com graficos bem melhores que o do cs mas o bom do cs são as jogadas e os mix e cfs

  • Paulo Júnior
    2012-08-26T18:59:06

    MAG do PS3 é a evolução do CS. Excelente jogo FPS para até 256 jogadores. Quem joga fica viciado, n

  • Daniel Bernardo
    2012-08-26T18:17:49

    esse cara do video fala ''nossa'' a cada 4 segundos, pra ouvi ele ta complicado

  • Jean Nardi
    2012-08-26T14:13:56

    Hj em dia pra mim é so BF3 talves quando sair o Novo medal agora no final de 2012 com a mesma Engine do BF3 eu tbm o jogue porem igual cs nunca mais vai ter classico dos classicos simples onde a unica diferença entre os times erçao seus players eu sei que muita gente pro me odiar por falar isso mas sinceramente COD pra mim foi apenas o 1 e o 2 depois desse MW estrago o jogo.

  • Jean Nardi
    2012-08-26T14:09:53

    Hudson deve tar de brincadeira deve ter uns 13 anos kk mas oq mais me chamo a atenção na reportagem foi a tal camera ("Bullet Time") pelomenos os 10 anos que joguei inicialmente nas lans e na internet isso nunca aconteceu comigo vai ver eu tenho azar kk

  • Fabio Lima
    2012-08-26T13:25:30

    Prefiro o Urban Terror...

  • Purukinho Kistler
    2012-08-26T13:13:10

    estou curioso quando o cs teve replay dps da morte ? que eu saiba o COD tb o cs nunca vi

  • Lawrence Teixeira
    2012-08-27T07:59:14

    Nunca vi replay no CS. Tem um certo tempo que não jogo, mas até o 1.6 eu nunca tinha visto e nem sabia que existia.

  • Etinne Gillo
    2012-08-26T22:35:38

    Os mapas mais memoráveis: cs_assault, de_aztec, de_dust, de_dust2 e de_inferno. E o mapa treino aim_headshot, pura carnificina (ainda mais o fy_pool_day).

  • Etinne Gillo
    2012-08-26T22:32:55

    Quantas madrugadas varadas em casa ou na lan house jogando CS haha. Os campeonatos oficiais (CPLs) eram acompanhados por todos, SpawN era a alegria da galera. Só noob sem estratégia que criticava os campers, em certos mapas era crucial utilizar-se desta técnica, como quando CT no cs_assault. Sobre o tal replay, não lembro disso não, lembro apenas que havia a opção de continuar assistindo à partida da visão de algum dos jogadores vivos.

  • Pedro Belens
    2012-08-26T22:10:23

    os mlk que joga combat arms que eu conheco pega nivel maximo menos de um mes usando hack jogo mais lixo que ja vi combat arms

  • Pedro Belens
    2012-08-26T22:07:16

    combat arms nunca foi melhor que cs combat arms so tem hack jogo lixo de mais