Internet

23/08/2012 12h50 - Atualizado em 23/08/2012 17h31

Após 25 anos, homens são libertados graças a post no Facebook

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Os irmãos Raymond e Thomas Highers, de 46 anos, foram liberados da prisão do Condado de Wayne, em Ohio, nos Estados Unidos, na última semana graças a um post no Facebook. Detidos há cerca de 25 anos por suspeita de homicídio, os dois homens ganharam o direito de pagar fiança de US$ 10 mil (R$ 20 mil) cada para deixar a cadeia – graças a uma publicação de uma vizinha deles na época do crime na rede social.

Irmãos comemoram chance de serem liberados da cadeia (Foto: Reprodução)Irmãos comemoram chance de serem liberados da
cadeia (Foto: Reprodução)

O caso é um tanto quanto curioso. Os homens haviam sido condenados à prisão perpétua por terem assassinado um traficante de drogas que vivia em Detroit, no ano de 1987. Mas agora, duas décadas e meia depois, uma mulher identificada como Mary Evans postou na rede social uma notícia sobre o ocorrido, chamou a atenção de supostas testemunhas não conhecidas do caso e deu início a uma grande reviravolta na vida dos irmãos.

“Os últimos dias foram como um furacão”, resumiu Thomas Highers.

Segundo a rede de notícias CNN, um homem que teria morado com o tal traficante foi encontrado e afirmou que “quatro homens negros” teriam invadido a casa para assassinar o rapaz. O detalhe é que Raymond e Thomas Highers são brancos. O depoimento desta nova testemunha foi o bastante para os advogados de defesa dos irmãos entrarem com um pedido de outro julgamento.

“Esses homens sempre se disseram inocentes e agora, finalmente, por causa do Facebook, foram encontradas testemunhas do que aconteceu. As informações são de credibilidade e muito importantes”, afirmou Janet Napp, advogada dos irmãos.

O juiz Lawrence Talon aceitou e marcou a audiência para o próximo dia 29 de agosto. Até lá, ambos aguardam em liberdade a sentença – depois de terem pago fiança cada um. E a expectativa é de que Raymond e Thomas sejam inocentados de vez no próximo julgamento - vinte e cinco anos depois.

“Conheço eles há alguns anos, mais de uma década, e nunca mentiram sobre nada para mim. Eles constantemente diziam que eram inocentes”, revelou Carol Howes, delegada da Lakeland Correctional Facility, onde os irmãos estavam cumprindo sentença.

Via Daily Dot

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexnaldo Conceção
    2012-08-23T13:46:30  

    Armação, quando é para soltar brancos nos EUA, eles inventam, 25 anos depois, 4 negros, e se fosse o contrario.

    recentes

    populares

    • Alexnaldo Conceção
      2012-08-23T13:46:30  

      Isso é especulação sua, se fosse assim por serem brancos não pegariam 25 anos pegariam qualquer negro na época . Acho que há uma pouco de racismo no seu questionamento.

    recentes

    populares

    • Alexnaldo Conceção
      2012-08-23T13:46:30  

      Os caras não vão ser soltos porque são brancos, mas porque a testemunha apareceu só depois de 25 anos. Que mania de se achar vítima de tudo e de todos, pare com isso!

  • Jackson Lima
    2013-01-07T12:29:00

    q merdz os caras foram presos por matar um traficante, e não cometeram tal crime, e ainda apos ter se descoberto q eles sao inocentes, apos 25 anos na cadeia, eles tem q pagar fiança de 20 mil cada um para serem soltos... se é q isso é verdade tb, pois pode ser tramóia dos advogados. deram uma graninha pro cara dar falso testemunho...

  • Leonice Assis
    2012-10-31T15:43:18

    DEPOIS É A JUSTIÇA DO BRASIL QUE É FALHA .

  • Joao Lemos
    2012-10-27T14:20:39

    cade os que nao perdem a chance de meter o pau em tudo do brasil? nao é só aqui que a a justiça é uma m... nao

  • Filipe Silva
    2012-08-23T14:03:42

    Prenderam os cara por 25 anos injustamente e ainda cobraram 20 conto de cada um pra tira-los da cana??? Huahuahua

  • Eduardo Martins
    2012-08-23T13:45:52

    tem q ter uma indenização bem gorda aí.. pelo amor né

  • RODRIGO LEITE
    2012-08-23T13:32:50

    Felizmente o bom uso das redes sociais podem salvar vidas! Porém, perderam 25 anos de suas vidas, isso é imensurável, intangível e incalculável.. Espero que Deus possa dar conforto a esses dois e a seus familiares que devem ter sofrido muito, mas enfim, veio a felicidade! Que aproveitem e façam bom uso da liberdade!

  • Alex Araujo
    2012-08-23T13:27:51

    incrivel como a justica fecha os olhos pra alguns casos por ex: um cara matou mais de 50 pessoas e vai ser solto e os irmaos que nao fizeram nada estao preso a 25 anos o goleiro bruno mandou mata eliza samudio e pode ser solto a qualquer momento ja uma mulher que engravidou de um menor de idade esta presa nao entendo bem essas coisas

  • Nilson Rodrigues
    2012-08-23T13:26:02

    25 anos presos sem nada deverem! Isso dará motivos para duas indenizações milionárias aos dois irmãos. E se tivessem sido condenados a morte e já tivessem sido executados ? Por essas e outras, sou contra ás condenações à morte ?

  • Marcelo Batista
    2012-08-23T13:25:06

    Mais um caso de erro de justiça. Fico pensando, se eles tivessem sido condenados à morte e a sentença já tivesse sido executada... e aí?

  • Vinicius Velasco
    2012-08-23T13:25:34

    Legal, mas e o que fala no post? Pelo que entendi no post fala quatro homens negros kkkkkkk Fraco esse techtudo hein, não marca um pontinho nunca.

  • Iuri Faria
    2012-08-23T13:24:02

    Pura armacao !! n vi prova material alguma a n ser verbal ! n sairiam nem sob fianca de milhoes so com testemunhas verbais !

  • Érico Machado
    2012-08-23T14:53:42

    O problema não são os 10 mil e sim os 25 anos que eles ficaram presos, Deveriam apos isso entra com uma ação contra a justiça que condenou eles injustamente, eles deveriam receber pelo menos umas 1000 vezes esses 10 mil.

  • Felipe Sampaio
    2012-08-23T14:42:11

    Isso vai render um mega processo...

  • Thay Ramos
    2012-08-23T14:25:59

    Curioso é pegar prisão perpétua por assassinar um traficante de drogas... malemá estão pegando 20 anos de cadeia quem mata inocente.

  • Michel Roizman
    2012-08-23T14:54:59  

    Nenhum dinheiro compra 20 anos de vida

    recentes

    populares

    • Michel Roizman
      2012-08-23T14:54:59  

      Concordo plenamente com você.

  • Cristiano Rei
    2012-08-23T14:50:37  

    Marcos Feitosa, metade da pena de 25 anos é 12 anos e meio. Pode testar na sua calculadora.

    recentes

    populares

    • Cristiano Rei
      2012-08-23T14:50:37  

      A pior coisa do mundo é gente que não sabe ler e ainda quer falar besteira!!! Leia antes de comentar as coisas Cristiano!!!

    recentes

    populares

    • Cristiano Rei
      2012-08-23T14:50:37  

      Calma, pessoal. Realmente, a pena de prisão foi perpétua. Mas o último parágrafo ficou muito mal redigido (novidade, né?!). Lá consta que os imrãos teriam cumprido "metade da sentença" em outra prisão. Ora, que metade da sentença, quanto é metade de prisão perpétua?! Acho que foi daqui que veio o equívoco com metade de 25 anos. Leitura mais atenta dos leitores e maior atenção na redação dos textos ajudam bastante. :)

  • Marcelo Lima
    2012-08-23T14:50:33  

    46 anos? Eles ainda vão ter uma vida longa para aproveitar os milhões que vão ganhar de indenização!

    recentes

    populares

    • Marcelo Lima
      2012-08-23T14:50:33  

      Que ótimo, então valeu a pena não é Marcelo !!!!

  • Ze Mundo
    2012-08-23T14:36:58  

    Henrique Silva'' eles nao foram julgados ainda, tiveram q pagar fianca para esperar o julgamento em liberdade.

    recentes

    populares

    • Ze Mundo
      2012-08-23T14:36:58  

      vão aguardar o novo julgamento, Zé Mundo. Eles foram condenados no primeiro e pegaram prisão perpétua.

  • Maurício
    2012-08-23T14:00:05  

    Se fosse no Brasil, ficariam mais 25 anos presos esperando a justiça decidir o que fazer.

    recentes

    populares

    • Maurício
      2012-08-23T14:00:05  

      Se fosse no Brasil eles nem estariam mais presos. Estariam mortos ou tornando-se culpados, responderiam em liberdade.

  • Henrique Silva
    2012-08-23T13:59:07  

    Porque tiveram que pagar fiança?

    recentes

    populares

    • Henrique Silva
      2012-08-23T13:59:07  

      Por que continuam sendo suspeitos. Não foram considerados inocentes ainda.

    recentes

    populares

    • Henrique Silva
      2012-08-23T13:59:07  

      eles estão presos, foram condenados, e houve um pedido de novo julgamento em razão das novas provas encontradas. Assim, para poderem aguardar em liberdade, foi fixada a fiança.

  • Charles Souza
    2012-10-26T08:45:41  

    foram presos enganados,e ainda vao ter q pagar fiança,quem tinha que pagar alguma coisa é a justiça a eles que tomaram 25 anos de vida deles,25 anos nao volta atras nao filhao...por isso prefiro os animais...

    recentes

    populares

    • Charles Souza
      2012-10-26T08:45:41  

      uma coisa de cada vez... eles vao ser julgados novamente, qdo forem absolvidos ai sim vao poder pedir uma indenizaçao, que com certeza sera enorme, ja que é nos eua.... mas que de fato nao deviam ter fixado uma fiança dessas isso é verdade...

    recentes

    populares

    • Charles Souza
      2012-10-26T08:45:41  

      também prefiro os animais!

  • Alex Araujo
    2012-08-23T13:29:39  

    e sem fala no filho de eike batista que matou dois no transito ou mais e ta ai curtindo a vida a doidado

    recentes

    populares

    • Alex Araujo
      2012-08-23T13:29:39  

      O Thor tem que pagar pelo que fez sim, onde já se viu correr muito mais do que a velocidade permitida? Se qualquer um de nós fizesse isso, pagaríamos uma multa gigante, perderíamos o direito de dirigir legalmente, agora quem tem dinheiro e apoio de gente burra, esses sim podem literalmente "atropelar" as leis que já não são tão eficientes.

    recentes

    populares

    • Alex Araujo
      2012-08-23T13:29:39  

      Alan Salomão se qualquer um de nó fizesse isso nao aconteceria nada de mais... morte no transito dificilmente traz alguma consequencia pros culpados e nao precisa nem ser rico pra isso acontecer....

  • Claudio Freire
    2012-08-23T13:29:04  

    isso ae coisa de ''1° MUNDO ''parabens aos investigadores ''fodoes'' dos EUA

    recentes

    populares

    • Claudio Freire
      2012-08-23T13:29:04  

      Raul Gonçalo aspas significa, na maioria das vezes, uma ironia, sarcasmo ... entendeu?

    recentes

    populares

    • Claudio Freire
      2012-08-23T13:29:04  

      Raul Gonçalo acho que foi por isso que ele colocou o "1 mundo e fodoes" entre aspas. Mas eu te entendo ironia e sarcasmo na internet geralmente não são compreendidos. Lendo com um pouco mais de atenção e pensando antes de ser responder talvez dê para melhorar. :D

  • Marcos Feitosa
    2012-08-23T13:26:46  

    Ora, ora!!! O que vocês estão querendo dizer com esle "terem cumprido metade da pena"? Me explica aê, o que é metade da pena de PRISÃO PERPÉTUA" hehehehehheee

    recentes

    populares

    • Marcos Feitosa
      2012-08-23T13:26:46  

      Aki nos EUA, life sentence (prisao perpetua) na verdade sao so 25 ou 30 anos na prisao. Ou seja depois deste periodo, o juiz rever a sentenca e mtas vezes libera (90%).

    recentes

    populares

    • Marcos Feitosa
      2012-08-23T13:26:46  

      O esperto, o que eles quiseram dizer eh que eles cumpriram metade da pena ou seja o tempo em que estao presos ja (25 anos) em outra cadeia, 12 anos em meio em outro local..