Fabricantes

10/08/2012 08h00 - Atualizado em 10/08/2012 08h00

Apple pode adotar parafuso especial para deixar seus produtos invioláveis

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Pelo que indica uma imagem vazada em um fórum da Internet, a Apple estaria criando um novo padrão de parafusos para seus produtos. Com uma cabeça assimétrica, a peça não teria chave compatível no mercado, e garantiria que somente o suporte oficial da empresa pudesse manipular aparelhos defeituosos, impedindo usuários ou serviços de terceiros de mexerem no interior de dispositivos como iPhones, iPads e Macbooks.

Parafuso assimétrico da Apple impediria usuários de abrirem aparelhos (Foto: Reprodução)Parafuso assimétrico da Apple impediria usuários de abrirem seus aparelhos (Foto: Reprodução)

O site Cult of Mac lembra que a política da Apple em aglutinar o máximo de componentes de hardware de seus produtos em peças únicas acaba comprometendo o índice de reparo de seus produtos. A estratégia costuma pressionar o consumidor para que ele deixe de lado a ideia de fazer consertos e acabe adquirindo novos aparelhos. Essa visão de mercado da Apple fortalece a ideia do parafuso assimétrico.

Contudo, segundo o site iFixit, especializado em ensinar como fazer reparos em gadgets, o parafuso parece complexo e caro demais para ser implementado. O site, que recentemente considerou o MacBook com tela Retina o gadget menos reparável de todos os tempos, crê que o design da peça até pode ser da Apple, mas que dificilmente seria utilizado. E, se fosse, traria consequências sérias para vários profissionais.

“Técnicos de todo o mundo precisam ter acesso ao hardware. Nós vendemos regularmente chaves para abrir produtos da Apple a investigadores e peritos que dependem delas para investigações importantes. Recicladores também dependem do mercado aberto para comprar ferramentas, e a Apple historicamente sempre incentivou esse mercado de reciclagem”, afirma Kyle Wiens, membro do iFixit.

O especialista vai além, e diz que a cabeça do parafuso tem um desenho complicado demais, e nunca funcionaria. "Parafusos precisam de desenhos simples para resistir a níveis muito altos de torque”, afirma.

Via Cult of Mac

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renato Silva
    2012-08-10T19:18:05

    piada so colocar um molde e pronto ja teriam a chave tão especial da apple kkkkkkkkk

  • Joelson Ferreira
    2012-08-10T08:38:55

    em uma semana já teria no DealExtreme...

  • Victor H.
    2012-08-11T02:45:15

    Se a Apple realmente for criar tal parafuso, também concordo que várias empresas, principalmente as chinesas, vão correr atrás para fazer uma chave. No entanto, acredito que não deverá ser tão fácil assim. Certamente, a Apple deverá fazer a cabeça do parafuso de tal forma que seja quase impossível de ser aberta se não houver 100% de acoplamento com a chave. Se essa for a teoria, pode ter certeza que não será tão fácil de se fazer essa chave. Mesmo que consigam fazer essa chave, não sairá tão barata comprá-la...

  • Victor H.
    2012-08-11T02:52:30  

    No entanto, não concordo com essa atitude da Apple (caso a notícia seja verdade). Limitar o acesso à componentes internos do aparelho faz com que exija uma mão de obra especializada e credenciada, ou seja, de auto custo, para fazer a manutenção. Isso faz com que o produto seja menos atrativo no mercado. Depois que Steve Jobs faleceu, a Apple tem tomado algumas decisões de monopolização que acredito não serem boas para a empresa e clientes. Um exemplo é o novo Mac Book Pro Retina Display, que vem com a memória RAM soldada na placa-mãe...

    recentes

    populares

    • Victor H.
      2012-08-11T02:52:30  

      mas mesmo na época do jobs ela já fazia isso, lembro que no Iphone 4, quando iam pra assistencia tecnica, trocaram os parafusos de Philips pra Pentalobes, pra dificultar a abertura. Mas acho quase impossivel não conseguir criar uma chave a partir da cabeça do parafuso, se ainda tivesse uma parte oculta, mas não tem como. E ficando visivel, quem mexa com isso obviamente consegue fazer, mas claro que é algo bem especifico que não vai se achar na ferragem da esquina.

  • Tiago Oliveira
    2012-08-10T10:44:19  

    Assim que fosse lançado, a china ja teria fabricado milhões de chaves para o mesmo!!

    recentes

    populares

    • Tiago Oliveira
      2012-08-10T10:44:19  

      Tô contigo e não abro.