Sistemas Operacionais

10/08/2012 15h14 - Atualizado em 10/08/2012 15h14

Apple revela manual criado pela Samsung para copiar iPhone

Guilherme Godin
por
Para o TechTudo

Um relatório de 132 páginas da Samsung detalhando todas as especificações técnicas do iPhone foi incorporado ao processo movido pela Apple contra a fabricante, que supostamente se “inspirou” demais no aparelho para criar o primeiro modelo do Galaxy S. O material parece ter servido para mostrar aos engenheiros da empresa sul-coreana como deveria ser o smartphone, tanto em design quanto em interface, a partir das informações do celular da maçã.

Samsung Galaxy S x iPhone 4 (Foto: Reprodução)Samsung Galaxy S x iPhone 4 (Foto: Reprodução)

O documento apresentado pela Apple é de 2010, ano em que foi lançado o Galaxy S, principal motivo de debate entre as empresas na justiça. Ele será usado como prova de que a Samsung usou o iPhone como principal inspiração para criar o aparelho. No relatório aparecem diversas imagens de como são as funções do aparelho da Apple e de como deveria ser no Galaxy.

No geral, as informações contidas no documento podem ter servido como um guia de como fazer um bom smartphone, ou seja, de como torná-lo parecido com o iPhone. Naquele ano, o celular da Apple conquistou uma grande fatia do mercado e se tornou o que é hoje, um símbolo de qualidade e sucesso de vendas.

Relatório produzido pela Samsung determina as mudanças necessárias para aproximar a interface dos dois aparelhos (Foto: Reprodução)Relatório produzido pela Samsung determina as mudanças necessárias para aproximar a interface dos dois aparelhos (Foto: Reprodução)

As 132 páginas do manual podem fazer a Apple ganhar uma das disputas judiciais que ela tem contra a Samsung. No entanto, não basta a empresa de Steve Jobs demonstrar apenas que o Galaxy foi inspirado no seu smartphone. É necessário também provar que a fabricante coreana infringiu patentes. De qualquer forma, a descoberta do documento pode ser um grande passo para isso.

Um representante da Samsung comentou o fato ao site AllThingsD, dizendo que a prática é tradicional e que muitas empresas possuem e utilizam manuais similares como forma de análise. O representante informou ainda que a Samsung tem como política inovar sempre em seus produtos e que estão muitos satisfeitos com todas as escolhas feitas em seus lançamentos.

Via BussinesInsider

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leonardo José
    2012-08-14T16:18:35

    Quer copiar? Copia direito!!! A Samsung nao chega aos pés do iPhone!!! Quem discorda é pq usa o celular só pra baixar jogos grátis do android!!!

  • ProgramaDoJo
    2012-08-13T14:30:58

    A Samsung copiou o Iphone por que achou o aparelho fantástico ! e não só o Iphone, mas também o Ipad e agora estão copiando o Mac Mini ... mas falta eles copiarem a estabilidade e confiabilidade, Esses aparelhinhos da Samsung travam constantemente se abrir muitos aplicativos eles ficam lentos ocupando muita memória RAM, a Samsung ainda está aprendendo com a Apple .. um dia chegam lá, tem muita gente que não se preocupam com qualidade e por isso compram Samsung !! boa sorte "Loosers" !!!

  • Marcus O.
    2012-08-13T10:49:57

    Estou com pena do Ralphy Rett, "Samsung esta' presente, mas e' so' entre os mais coitadinhos, aqueles que nao podem viajar para fora e nem falam ingles suficiente", é cara, vai entender de tecnologia. Abraços aos que entendem, pois os que não entenderm fazem esse tipo de comentário, com todo respeito(que você não merece), VAI LER MAIS, SEU ANIMAL DE RABO.

  • Rodrigo Lage
    2012-08-13T01:06:34  

    Vou ser bem direto. Todo mundo diz que a Samsung copiou e superou a Apple. Serei objetivo em que sentido a Samsung superou a Apple. Vamos lá, a Samsung possui seu próprio sistema operacional? Não, ela depende da Google que é um empresa americana. Únicas que possuem o próprio sistema operacional é: Nokia, Apple e Blackbarry, nem sei se é assim que se escreve. Agora, falando em Hardware, a Nokia e Apple são superiores a Samsung, e no quesito funcionalidades, isso vem do sistema operacional, ou seja, tudo que a Samsung cria, por que o OS tem embutido e pronto.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lage
      2012-08-13T01:06:34  

      Paulo Nogueira Unica pessoa inteligente aqui

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lage
      2012-08-13T01:06:34  

      Eu acho que você não entende nada de hardware ao falar que o produto da Apple é superior ao dá Samsung, e ter ou não sistema operacional próprio nunca foi sinônimo de ter qualidade, a Samsung utiliza o melhor sistema operacional para aparelhos móveis que é o Android, pra que fazer um próprio só pra "competir" com a Apple que faz um SO capenga? não faz o menor sentido, esse seu comentário parece mais coisa de Apple maniac.

  • Duda Weyll
    2012-08-12T21:20:26  

    A Apple se tornará um culto sustentado por fãs, pois o seu problema está nos serviços dos EUA, faz pouco tempo o Google anunciou banda larga de 1000 megabits/s com o Google Fiber e já implantou a Fiber TV (TV a cabo) em Kansas City com taxa única de instalação de 300 dólares, que pode ser parcelada em 25 dólares mensais... Não é do feitio do Google fazer restrições a sistemas, mas dentro em breve não vai ser muito negócio não ter o Android por motivos óbvios, já que a Samsung está desenvolvendo smartphones com função de controle universal (pra TV e Fiber TV).

    recentes

    populares

    • Duda Weyll
      2012-08-12T21:20:26  

      Voce esta' bem desinformado Duda: ja' ouviu falar da Apple TV? Entao, se nao, va' pesquisar antes de postar. O iPhone ja' funciona como remoto para Apple TV faz tempo...mas isso nao e' vantagem nenhuma. Vantagem mesmo e' ter um sistema integrado da Apple.

    recentes

    populares

    • Duda Weyll
      2012-08-12T21:20:26  

      Claro que conheço o Apple TV, a diferença é que o Fiber tem uma estrutura de conexão 1'00x maior do que qualquer operadora dos EUA, e olha que a Apple TV não é a top em velocidade, aliás, depende de operadoras pra funcionar... O que quis dizer é que o Google fornece toda a estrutura de conexão e aplicativos a baixo custo ou grátis, enquanto Apple fornece aplicativos e gadgets a um custo muito maior com a desvantagem do Apple Jail.

  • Gabriel Rohr
    2012-08-11T12:49:48

    "nada se cria tudo se copia" Seve Jobs, Apple fail

  • Rafael Querino
    2012-08-11T06:31:23

    ISSO FOI FEITO PELAS MONTADORAS DE VEICULO DO JAPÃO. SEUS ENGENHEIROS DESMONTAVAM OS VEICULOS DE DETROIT PARA EM SEGUIDA MONTAREM OS SEUS COM MUITO MAIS CONFORTO, EFICIÊNCIA E DESIGN. CHUPA EUA...

  • Otavio Castro
    2012-08-11T05:04:19

    Só um detalhe: a foto que mostra os dois aparelhos lado a lado na verdade se trata de um iPhone 3GS, e não um iphone 4 como a legenda diz.

  • Alex Correa
    2012-08-10T23:11:32

    No ramo de carros isso sempre existiu. comprar o carro concorrente e avaliar onde pode fazer igual ou melhor. Mas a apple está conseguindo acabar com a livre concorrência querendo falar que ela inventou tudo.

  • Fernando Oliveira
    2012-08-10T23:16:38

    As "samsunguetes" piram com este tipo de notícia LOL

  • Radames Silva
    2012-08-12T16:14:54

    Iphone e Apple são umas merdas! Já tive e nunca mais quero ter! Trancado demais essas porqueiras.

  • Stella Medeiros
    2012-08-10T17:40:31

    O slogan da Samsung deveria ser: "Pegamos, copiamos, melhoramos". Ou o nome da empresa deveria ser Samsung Melhoramentos S.A. Enfim...adoro o meu e agora terei o SIII.

  • Eduardo Vieira
    2012-08-10T16:53:28

    COMO DIZIA MINHA VÓ....NO MUNDO NADA SE CRIA, TUDO SE COPIA......

  • Fernando
    2012-08-10T16:52:15

    Alguém saberia dizer onde a Apple conseguiu o documento? Só não vão me dizer que usaram espionagem industrial pra comprovar que a Samsung o fez também...

  • Marcelo Barros
    2012-08-10T16:44:06

    bla bla bla bla wiskas saché

  • André
    2012-08-11T00:29:50

    Como disse, eu já tive iPhone e ainda tenho um ipad2. O problema dos fãs da Apple, é que eles tem a ilusão (talvez devido ao marketing) que tudo é criado pela Apple. Se você perguntar para um fan boy da marca: Quem criou o primeiro Smartphone? R: Apple.... mas na verdade foi a BLACKBERRY. Qual o primeiro celular com camera? R: Sharp enfim.... a Apple criou muitas coisas sim.. mas não foi a única, e elas se beneficia da criação de outras cia. tbem. Eles alegam que o Galaxy S foi copiado (realmente o design é parecido) mas o S-2 e o S-3 nada tem a ver com o iphone.

  • Antonio Rossini
    2012-08-10T23:39:46

    Dá pra parar de censurar meu comentário?!?!?!?! Já refiz 4 vezes e vcs continuam barrando!!!

  • Desabafo
    2012-08-10T22:48:37

    A Aple quer ganhar no tapetão. Cadê a mão invisível da livre concorrência capitalista americana? Quero mais é que copie mesmo. O iPhone é caro demais.

  • Luiz Rosa
    2012-08-10T22:30:17

    QUANTA BABAQUICE!TENHO IPHONE E TENHO SAMSUNG GALAXY S!DOIS ÓTIMOS APARELHOS!CADA UM FABRICA O QUE QUISER E CADA UM COMPRA O QUE QUISER E PUDER COMPRAR!!!

  • Fábio
    2012-08-10T22:14:12

    Mimimi, blá blá blá... Buááááá

  • Tiago Ferreira
    2012-08-10T22:04:29

    quem tem dinheiro compra o que achar melhor. Matéria lixo!

  • Claudio Toscano
    2012-08-10T21:04:56

    Só vejo o Galaxy s1 muito parecido com o Iphone 3GS, pq o Galaxy SII e SIII são totalmente diferentes e muito superiores ao Iphone. O SII já desbanca fácil o Iphone 4S, o SIII destrói, mas temos que ter em mente que o verdadeiro embate será com o próximo Iphone. Essa é minha humilde opinião de um proprietário de Galaxy SIII e ex proprietário de um Iphone 3GS.

  • Ralphy Rett
    2012-08-10T20:44:46

    Como ja' foi dito desde o primeiro Galaxy: copia barata, descarada do iPhone.

  • Saudoso Internauta
    2012-08-10T19:40:22

    Esse pessoal que fala mal do iphone morre de vontade de ter um. Como não tem, ficam com dor de cotovelo. Fazer, o que né? AHhahahahha...mas cá pra nós, nada contra o o Galaxy S. Acho o celular muito bonito e bacana, se pudesse ficava com um iphone e com um Galaxy S, rsrs. Cada um com as suas devidas funções. Inté !!!

  • Robson
    2012-08-10T18:56:07

    Os caras não precisavam de muito esforço pra copiar. A fabricação de todo hardware do iphone era feita pela Samsung. Nenhuma novidade isso... O que era realmente copiado era o IOS. Hoje os galaxy são bem melhores que os iphones.