Sistemas Operacionais

10/08/2012 15h14 - Atualizado em 10/08/2012 15h14

Apple revela manual criado pela Samsung para copiar iPhone

Guilherme Godin
por
Para o TechTudo

Um relatório de 132 páginas da Samsung detalhando todas as especificações técnicas do iPhone foi incorporado ao processo movido pela Apple contra a fabricante, que supostamente se “inspirou” demais no aparelho para criar o primeiro modelo do Galaxy S. O material parece ter servido para mostrar aos engenheiros da empresa sul-coreana como deveria ser o smartphone, tanto em design quanto em interface, a partir das informações do celular da maçã.

Samsung Galaxy S x iPhone 4 (Foto: Reprodução)Samsung Galaxy S x iPhone 4 (Foto: Reprodução)

O documento apresentado pela Apple é de 2010, ano em que foi lançado o Galaxy S, principal motivo de debate entre as empresas na justiça. Ele será usado como prova de que a Samsung usou o iPhone como principal inspiração para criar o aparelho. No relatório aparecem diversas imagens de como são as funções do aparelho da Apple e de como deveria ser no Galaxy.

No geral, as informações contidas no documento podem ter servido como um guia de como fazer um bom smartphone, ou seja, de como torná-lo parecido com o iPhone. Naquele ano, o celular da Apple conquistou uma grande fatia do mercado e se tornou o que é hoje, um símbolo de qualidade e sucesso de vendas.

Relatório produzido pela Samsung determina as mudanças necessárias para aproximar a interface dos dois aparelhos (Foto: Reprodução)Relatório produzido pela Samsung determina as mudanças necessárias para aproximar a interface dos dois aparelhos (Foto: Reprodução)

As 132 páginas do manual podem fazer a Apple ganhar uma das disputas judiciais que ela tem contra a Samsung. No entanto, não basta a empresa de Steve Jobs demonstrar apenas que o Galaxy foi inspirado no seu smartphone. É necessário também provar que a fabricante coreana infringiu patentes. De qualquer forma, a descoberta do documento pode ser um grande passo para isso.

Um representante da Samsung comentou o fato ao site AllThingsD, dizendo que a prática é tradicional e que muitas empresas possuem e utilizam manuais similares como forma de análise. O representante informou ainda que a Samsung tem como política inovar sempre em seus produtos e que estão muitos satisfeitos com todas as escolhas feitas em seus lançamentos.

Via BussinesInsider

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alex Correa
    2012-08-10T23:11:32

    No ramo de carros isso sempre existiu. comprar o carro concorrente e avaliar onde pode fazer igual ou melhor. Mas a apple está conseguindo acabar com a livre concorrência querendo falar que ela inventou tudo.

  • Fernando Oliveira
    2012-08-10T23:16:38

    As "samsunguetes" piram com este tipo de notícia LOL

  • Radames Silva
    2012-08-12T16:14:54

    Iphone e Apple são umas merdas! Já tive e nunca mais quero ter! Trancado demais essas porqueiras.

  • Stella Medeiros
    2012-08-10T17:40:31

    O slogan da Samsung deveria ser: "Pegamos, copiamos, melhoramos". Ou o nome da empresa deveria ser Samsung Melhoramentos S.A. Enfim...adoro o meu e agora terei o SIII.

  • Eduardo Vieira
    2012-08-10T16:53:28

    COMO DIZIA MINHA VÓ....NO MUNDO NADA SE CRIA, TUDO SE COPIA......

  • Fernando
    2012-08-10T16:52:15

    Alguém saberia dizer onde a Apple conseguiu o documento? Só não vão me dizer que usaram espionagem industrial pra comprovar que a Samsung o fez também...

  • Marcelo Barros
    2012-08-10T16:44:06

    bla bla bla bla wiskas saché

  • André
    2012-08-11T00:29:50

    Como disse, eu já tive iPhone e ainda tenho um ipad2. O problema dos fãs da Apple, é que eles tem a ilusão (talvez devido ao marketing) que tudo é criado pela Apple. Se você perguntar para um fan boy da marca: Quem criou o primeiro Smartphone? R: Apple.... mas na verdade foi a BLACKBERRY. Qual o primeiro celular com camera? R: Sharp enfim.... a Apple criou muitas coisas sim.. mas não foi a única, e elas se beneficia da criação de outras cia. tbem. Eles alegam que o Galaxy S foi copiado (realmente o design é parecido) mas o S-2 e o S-3 nada tem a ver com o iphone.

  • Antonio Rossini
    2012-08-10T23:39:46

    Dá pra parar de censurar meu comentário?!?!?!?! Já refiz 4 vezes e vcs continuam barrando!!!

  • Desabafo
    2012-08-10T22:48:37

    A Aple quer ganhar no tapetão. Cadê a mão invisível da livre concorrência capitalista americana? Quero mais é que copie mesmo. O iPhone é caro demais.

  • Luiz Rosa
    2012-08-10T22:30:17

    QUANTA BABAQUICE!TENHO IPHONE E TENHO SAMSUNG GALAXY S!DOIS ÓTIMOS APARELHOS!CADA UM FABRICA O QUE QUISER E CADA UM COMPRA O QUE QUISER E PUDER COMPRAR!!!

  • Fábio
    2012-08-10T22:14:12

    Mimimi, blá blá blá... Buááááá

  • Tiago Ferreira
    2012-08-10T22:04:29

    quem tem dinheiro compra o que achar melhor. Matéria lixo!

  • Claudio Toscano
    2012-08-10T21:04:56

    Só vejo o Galaxy s1 muito parecido com o Iphone 3GS, pq o Galaxy SII e SIII são totalmente diferentes e muito superiores ao Iphone. O SII já desbanca fácil o Iphone 4S, o SIII destrói, mas temos que ter em mente que o verdadeiro embate será com o próximo Iphone. Essa é minha humilde opinião de um proprietário de Galaxy SIII e ex proprietário de um Iphone 3GS.

  • Ralphy Rett
    2012-08-10T20:44:46

    Como ja' foi dito desde o primeiro Galaxy: copia barata, descarada do iPhone.

  • Saudoso Internauta
    2012-08-10T19:40:22

    Esse pessoal que fala mal do iphone morre de vontade de ter um. Como não tem, ficam com dor de cotovelo. Fazer, o que né? AHhahahahha...mas cá pra nós, nada contra o o Galaxy S. Acho o celular muito bonito e bacana, se pudesse ficava com um iphone e com um Galaxy S, rsrs. Cada um com as suas devidas funções. Inté !!!

  • Robson
    2012-08-10T18:56:07

    Os caras não precisavam de muito esforço pra copiar. A fabricação de todo hardware do iphone era feita pela Samsung. Nenhuma novidade isso... O que era realmente copiado era o IOS. Hoje os galaxy são bem melhores que os iphones.

  • Safadroid
    2012-08-10T18:41:15

    Já tive iPhone4 e Galaxy S2. O S2 era infinitamente melhor. Hoje tenho um maravilhoso ZOPO ZP300 com 2 chips e não o troco por nenhum deles, ha ha !

  • Danilo Dino
    2012-08-10T18:20:42

    Na foto vc se refere ao iPhone como Iphone4 e aquele é o iPhone 3...

  • Pedro Mascarenhas
    2012-08-10T17:59:08

    Esqueci de dizer: tenho um Galaxy S 3 e não troco por 2 iPhone's

  • André
    2012-08-11T00:25:43  

    O problema são os fan boy que tem o aparelho B e falam do aparelho A sem conhecer e vice-versa. Eu tive iPhone3 e não tenho do que reclamar em relação a construção do aparelho e qualidade de Hardware. O problema é que a Apple faz um engessamento no sistema e você tem que seguir a linha deles. Recentemente fui comprar meu novo aparelho. Nas minhas mãos tinha: Iphone 4S por 1999,00 e S III por 2.099,00. Comprei o SIII e estou positivamente impressionado com a performance e as possibilidades que o Android dá ao usuário. Em termo de performance não há comparação, S III dá banho.....

    recentes

    populares

    • André
      2012-08-11T00:25:43  

      Daniel Vieira Pode ter certeza que já tive iPhone e tenho iPad2 ainda... tbem estou na expectativa da proxima IOS... mas repito, eu me surpreendi muito com o Android.. muito mesmo.

    recentes

    populares

    • André
      2012-08-11T00:25:43  

      Daniel Vieira e tem mais Daniel... não se pode fechar a mente para outras tecnologias... eu sempre gostei de conhecer tecnologia X e Y ... o mal do Fan Boy é se fechar no mundo Apple e não se dar ao trabalho de ver o que tem no mundo tecnologico. Estou curioso para testar a linha nova da Nokia com Windows... um amigo vai comprar e eu vou poder conhece-lo. Acreditem, há vida fora da Apple, e essa vida pode até ser melhor.

  • Roger Yaga
    2012-08-10T20:29:07  

    É assim que a samsung funciona mesmo, copia o iPhone e melhora uns itens mas lança só depois! Agora a Apple vai lançar o iPhone5 melhor que todos os anteriores e a samsung vai copiar e melhorar e lançar só bem depois! FATO! A samsung poderia pelo menos mudar o design da tela para disfarçar melhor... Coisa de chinês!

    recentes

    populares

    • Roger Yaga
      2012-08-10T20:29:07  

      chines nao, burro! coreano!

    recentes

    populares

    • Roger Yaga
      2012-08-10T20:29:07  

      Vão vcs todos se ferrar,a maioria aqui não tem nem iphone nem samsung,a sam copiou sim e não há o que dizer,e falam o que não sabem,nem todos os componentes são fabricados pela samsung e quando o são,sempre sob instruções e esquemas de montagem e tudo mais feito pelo cliente(apple),é assim que funciona,a tela é fabricado pela Sharp,já a algum tempo e dizer que iphone é de boy,besteira,o galaxy é bem carinho tbm.Enquanto estas empresas enchem o rabo com muita,mais muita grana mesmo,vcs ficam brigando como uns abestados como diz o Tiririca

  • Eric Oliveira
    2012-08-10T19:50:17  

    apple é tão maravilhosa que vc não consegue usar o bluetooth com nenhum outro aparelho que não seja apple, se vc conecetar seu celutar no pc de outra pessoa, o itunes apaga todas suas músicas. sinceramente apple só é bom pra quem tem vários amigos com apple. samsung conseguiu baratear os produtos de qualideade e deixar acessivel a todos, direfente da apple que só quer ficar rica e para você cadastrar seu iphone na apple tem que cadastrar o cartão de crédito.. hahaha apple é coisa de rico ou gente metida a rica.

    recentes

    populares

    • Eric Oliveira
      2012-08-10T19:50:17  

      Maluco, não escreva besteiras! Vc não sabe de nada! Eu tenho um IPhone 4 e uso um fone de ouvido Bluetooth chines de origem duvidosa que funciona perfeitamente! Zero à esquerda!

    recentes

    populares

    • Eric Oliveira
      2012-08-10T19:50:17  

      Roger Yaga, o Eric Oliveira falou de Bluetooth entre aparelhos, ou seja, envio de arquivos. Com o iPhone original (sem jailbreak) não é possível usar bluetooth em sua integridade. Por acaso com seu iPhone 4 você consegue criar rede PAN via bluetooth, ou simplesmente enviar uma foto para um aparelho qualquer? Aposto que não.

  • Cleverson Dias
    2012-08-10T19:06:06  

    Se todos forem sinceros vão concordar... quem não tem um iphone coloca defeito e acha que o Samsung é melho, mas morre de vontade de ter um iPhone. A samsung pode ser o fabricante de todos os componentes, agora saber como montar algo de qualidade como o iPhone... são outros 5000. Tanto que a propria samsung sabe disso que copiou e vem copiando.

    recentes

    populares

    • Cleverson Dias
      2012-08-10T19:06:06  

      Eu tive 2 iPhones e me arrependi de ter os 2. Depois que troquei por Android (mais especificamente aparelhos da HTC), eu não quero outra coisa. O meu segundo iPhone foi uma tentativa, frustada por sinal, de tentar voltar a marca, mas fiquei na mesma, achando um lixo. Tem erros de conceito primários.

  • Carlos Filho
    2012-08-10T16:51:15  

    apple , chora na caminha que é lugar quente......em casa tem s1 s2 e s3 ......

    recentes

    populares

    • Carlos Filho
      2012-08-10T16:51:15  

      iPhone, 3G, 3GS, 4, 4S e logo o 5.

    recentes

    populares

    • Carlos Filho
      2012-08-10T16:51:15  

      Felipe Melani, meus pêsames. Tive um iPhone 2G e um 4 e detestei ambos. Não troco meu HTC nem por 10 iPhones. Agora se quiser trocar por um SIII, troco na hora.