Sistemas Operacionais

14/08/2012 13h40 - Atualizado em 14/08/2012 13h40

Apple revela que licenciou suas patentes para a Microsoft

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Um executivo da Apple afirmou na última segunda-feira (13) que a empresa licenciou patentes relacionadas ao design do iPhone e do iPad para a Microsoft. A informação veio à tona durante o julgamento em que a gigante de Cupertino acusa a Samsung de copiar seus gadgets. Entretanto, para que o licenciamento fosse possível, as gigantes americanas firmaram um acordo anticlonagem para evitar que a Microsoft criasse cópias descaradas dos produtos da empresa da maçã.

Apple licenciando Microsoft? (Foto: Divulgação)Apple licenciou suas patentes para a Microsoft (Foto: Reprodução)

De acordo com o Boris Teksler, diretor de licenciamento de patentes da Apple, essa decisão de licenciar os registros de design à Microsoft não vai contra a estratégia da empresa, já que ela proibiu a concorrente de fazer imitações. “Não havia nenhuma autorização relacionada a essas patentes para fazer clones de qualquer tipo”, disse o diretor. Com o acordo, o próximo grande lançamento da companhia de Bill Gates, o tablet Surface, vai estar livre de qualquer acusação da Apple de cópia, o que não acontece com os aparelhos lançados pela Samsung.

A fabricante do iPhone também procurou a Samsung para tentar um acordo para licenciamento de patentes em 2010, bem antes das empresas brigarem nos tribunais. Segundo Teksler, foi oferecido o licenciamento de uma série de registros. No entanto, as negociações não deram em nada e, em abril de 2011, a companhia norte-americana abriu um processo em San Jose (Califórnia) contra a coreana.

Teksler afirmou ainda que, na oferta à Microsoft, apenas uma categoria de patentes era altamente protegida: as relacionadas ao que ele chamou de “experiência única de usuário”. Agora, são justamente alguns registros dessa categoria que se tornaram foco do processo atual contra a Samsung.

Esse julgamento movido pela Apple é o primeiro de uma série de outros processos que a companhia move contra a empresa sul-coreana em 10 países. Já a Samsung, por sua vez, também acusa a concorrente (e cliente) de infringir diversas de suas patentes relacionadas a tecnologias de comunicação sem fio.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vanderlei Silva
    2013-04-02T09:03:46

    ta na cara que a microsoft que mais é comecar a produzir seu proprio smartphone

  • Humberto Oliveira
    2012-09-28T11:18:55

    Fecharam acordo com o "Tio Bill" porque caso fossem procesar a Microsoft o buraco seria muito mais embaixo... Quem tem c... tem medo malandro.

  • Diego Sampaio
    2012-08-15T11:24:13  

    Muito me admira a Samsung, uma empresa gigantesca, não ter funcionários competentes para criar seu próprio design. É fácil "pongar" na moda, copiar aparelhos. Até a localização dos botões ela não tem capacidade de inovar. Tenho desprezo por esse tipo de concorrência.

    recentes

    populares

    • Diego Sampaio
      2012-08-15T11:24:13  

      Muito me admira a apple reclamar de cópias! Não caberia aqui a infinidade de coisas que a companhia de Steve Jobs "criou" se baseando em invenções de outras empresas, começando pelo famoso mouse. Pulando para os mais recentes, todos os sistemas operacionais da Apple são baseados no Linux de código aberto. A apple clonou todo o sistema operacional, fez modificações e vendeu como produto novo. Fala sério!!! Vamos colocar os pingos nos "i"os.