Fabricantes

28/08/2012 08h00 - Atualizado em 08/07/2013 09h55

Conheça as sondas enviadas pela Nasa e outras agências ao espaço

Rafael Moco
por
Da Contém Conteúdo

Para nós, pensar no universo é dar asas à imaginação. No entanto, para a ciência, trata-se de estudar um pouco mais sobre a nossa origem e tudo aquilo que nos cerca. Recentemente, a sonda Curiosity nos deu um gostinho desta sensação ao enviar para a terra fotografias tiradas direto de Marte. Mas você sabia que a Nasa e outras agências  já enviaram sondas para todos os planetas do nosso sistema solar, inclusive para o Sol?

Pois o TechTudo aproveitou esta recente viagem ao espaço para trazer até nossos leitores uma lista com as principais sondas não tripuladas enviadas para fora de nosso planeta. Cada uma foi concebida com um propósito específico em diferentes momentos da nossa história. Que tal conhecer um pouco mais sobre cada uma?

Infográfico com as principais sondas enviadas para o espaço (Foto: TechTudo)Infográfico com as principais sondas enviadas para o espaço (Foto: TechTudo)

Além disso...

Os dois planetas mais distantes do nosso sistema, Urano e Netuno, também foram explorados, mas apenas Netuno conta com uma sonda exclusiva, a Neptune. Ambos foram estudados com a ajuda da Voyager, também responsável pela exploração de Júpiter e Saturno.

O Neptune é um projeto ainda em desenvolvimento, mas com uma projeção de lançamento ainda bastante distante. Inicialmente, havia a ideia de lançá-la em 2016, levando de 8 a 12 anos para chegar ao planeta, mas o lançamento atual está marcado somente para 2035. Sua missão é estudar a atmosfera e o clima do planeta, além de suas luas, particularmente Tritão.

 Conheça o Doodle que comemorou os 66 anos do incidente com ÓVNI em Roswell

O futuro da exploração espacial

É claro que a ciência não está satisfeita apenas com nosso sistema solar. O projeto New Horizons, por exemplo, teve como principal objetivo explorar Plutão, planetóide que foi “convidado a se retirar” da lista de planetas que compõem nosso sistema solar por conta do seu tamanho reduzido. Os pesquisadores envolvidos no projeto também querem explorar o Cinturião de Kuiper, nas fronteiras do nosso sistema. Algo bem, bem longe daqui.

Ainda falta muito para que possamos compreender por completo tudo aquilo que nos certa neste universo, e é possível que nunca consigamos chegar a este tipo de conhecimento. Mas enquanto isso, é interessante observar os esforços dos cientistas na tentativa de explorar cada vez mais os planetas que se avizinham à Terra.

No fim, a sonda enviada recentemente a Marte define com seu nome nosso sentimento quanto a tudo isso: curiosidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Glaucio Andrade
    2012-09-04T10:45:40

    Vocês esqueceram da sonda Cassini.

  • Victor H.
    2012-08-29T00:16:17

    Caro Rafael Moco, os dois planetas, oficialmente, mais distantes da Terra são NETUNO (e não NETURNO) e PLUTÃO. Na verdade, existe mais um planeta ainda mais distante da Terra, mas ainda não foi dada um nome oficial, apenas científico.

  • Luciano Cardoso
    2012-08-28T14:51:36  

    Apesar de citada no texto, a Curiosity não consta no infográfico.

    recentes

    populares

    • Luciano Cardoso
      2012-08-28T14:51:36  

      Essas são outras, além da Curiosity. Temos várias matérias sobre ela. Três estão no "saiba mais".

    recentes

    populares

    • Luciano Cardoso
      2012-08-28T14:51:36  

      Caro Luciano Cardoso, a Curiosity é um robô desenvolvido para explorar Marte. Sondas espaciais são satélites que orbitam em corpos celestes com intuito de colher informações sobre os mesmos. Abraços!