Internet

15/08/2012 15h41 - Atualizado em 15/08/2012 15h41

Criadores do Twitter lançam dois novos sites: Medium e Branch

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Os criadores do Twitter, Evan Williams e Biz Stone acabam de divulgar dois novos sites, em que eles esperam ter o mesmo sucesso do microblog do passarinho azul, o Medium e o Branch. Em ambas plataformas, os usuários podem compartilhar fotos, artigos e textos, o que se torna bem semelhante ao Twitter mas com novas particularidades.

No Medium, o usuário pode postar imagens de um certo tema e ganhar visibilidade com indicações (Foto: Reprodução)No Medium, o usuário pode postar imagens de um certo tema e ganhar visibilidade com indicações (Foto: Reprodução)

A ideia do Medium é ser um sucessor do Blogger, criado por eles em 1999. Nele, o usuário pode organizar seus post em “coleções” que são definidas por um tema e um modelo, assim como é feito com os murais do Pinterest. A diferença é que o foco da plataforma é a qualidade e não na quantidade.

Uma coleção, por exemplo, de fotografias nostálgicas (criada pelo Evan Williams) pode ganhar a contribuição de qualquer pessoa que tenha uma conta no Twitter. No Medium, essa coleção ganha visibilidade à medida que outros usuários do site gostarem do conteúdo. Logo, os posts melhor avaliados ganham destaque. De acordo com os criadores, as coleções também podem ser privadas para serem compartilhadas somente com um grupo que o usuário desejar. Por enquanto, o acesso é limitado, mas quem já quiser se inscrever para ficar por dentro das funcionalidades que estão por vir, basta clicar aqui para autorizar o site por meio da conta do Twitter.

Fotografias nostálgicas criadas por Evan Williams para exemplificar ideia do Medium (Foto: Divulgação)Fotografias nostálgicas criadas por Evan Williams para exemplificar ideia do Medium (Foto: Divulgação)

Segundo Williams, a equipe responsável está repensando a forma de publicar em uma tentativa de dar um salto evolutivo, baseado em tudo o que aprenderam nos últimos 13 anos e nas necessidades do mundo hoje em dia.

“Sabemos que a maioria das pessoas, na maioria das vezes, simplesmente le e exibe um conteúdo, o que é bom. Ao selecionar algo que goste, o usuário do Medium pode indicar, dar feedback para o criador e aumentar a probabilidade de outras pessoas ver suas coleções”, diz Williamns.

O que é o Branch?

A ideia do Branch é ter uma espécie de fórum personzalido, promovendo maior intimidade e espaço para usuários do Twitter que podem criar tópicos e convidar amigos para debater sem limites de caracteres. Desta forma, não é necessário se limitar a 140 caracteres quando o intuito é debater sobre um tema ou assunto que esteja em alta na web.

No Branch, usuário pode debater em mais de 140 caracteres um tema em específico (Foto: Reprodução)No Branch, usuário pode debater em mais de 140 caracteres um tema em específico (Foto: Reprodução)

O usuário do Branch, MG Siegler começou no Branch com um tópico voltado para os vazamentos de hardware da Apple e, em seguida, convidou outros 10 blogueiros para discutir o tema. Qualquer pessoa pode se inscrever para a conversa e ser notificado com atualizações, basta clicar em “Ask to join” para participar do bate-papo. Para o diretor de produto do Branch, Josh Miller, hoje em dia a Internet é dominada pelo monólogo entre artigos, posts em blogs e tuítes.

“Queremos criar um espaço para os diálogos online. É como combinar um encontro entre amigos em uma mesa de jantar, aliado ao poder da Internet”, concluiu.

O TechTudo quer saber sua opinião? Você gostou das novas plataformas? Acha que, aos poucos, elas vão cair no gosto dos blogueiros e amantes do Tumblr e Twitter? Opine!

Via Guardian

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renato Pereira
    2012-08-16T10:53:00

    Essa ideia do Branch é animal demais! Muito boa sacada! Se estivéssemos num país sério, teríamos grandes debates políticos entre candidatos a cargos públicos, por exemplo. Todos teriam o tempo que quisessem para argumentar sobre suas ideias e o que pensam para melhorar as grandes questões que devem ser solucionadas por qualquer político, e sem gastar o tempo com futilidades e acusações sem embasamento. Esse é só um dos exemplos que essa ferramenta poderia proporcionar a quem realmente quer fazer um bom uso dela. Mas sabemos que servirá apenas para fofocas e discussões de novelas...

  • Marcos Domingos
    2012-08-16T09:12:33

    Eu acredito que quando esses caras criam esses produtos, seja baseado em estudos e aproveitando brechas que outros produtos deixam ou até mesmo as necessidades que tais deixam. O grande problema é que sempre que cria um novo produto ele é referenciando com um que já existe, como um "novo Twitter", "novo Facebook" e acabam não focando na experiência que esse novo produto oferece. É bem verdade existem sim cópias dos produtos de sucesso. Eu acredito que esses novos produtos tragam novas ferramentas e novas soluções e que agrade um grande número de pessoas. Aguardemos...

  • Weller Santos
    2012-08-16T00:30:33

    eu gostei do Branch, vou usa-lo :D