Jogos de esporte

05/08/2012 09h35 - Atualizado em 05/08/2012 09h35

Dez melhores jogos de esportistas

Flavio Barboni
por
Para o TechTudo

Entre as várias formas de se alavancar um game. Uní-lo a uma personalidade famosa está entre uma das mais populares. Nos esportes, a prática é corriqueira e algumas séries mais populares seguem ostentando assinaturas dos maiores atletas do século. O TechTudo preparou um lista com dez dos jogos mais interessantes de grandes esportistas.

Michael Phelps Push the Limit (Foto: Divulgação)Michael Phelps Push the Limit (Foto: Divulgação)

Ayrton Senna’s Super Monaco GP II – Mega Drive / Master System – 1992

Ayrton Senna, maior piloto de todos os tempos, havia acabado de se consagrar bicampeão da Fórmula 1 e a Sega aproveitou a popularidade para lançar a continuação do game clássico das corridas. O mito das pistas, morto em 1994, auxiliou na construção de cada circuito, em suas especificidades reais. A ajuda de Senna tornou Super Monaco GP II um dos simuladores mais realistas da época.


Madden NFL – multiplataforma – desde 1989

A EA não seria uma das maiores empresas de jogos do mundo sem o empurrão das licenças das séries de esporte. Com a franquia de futebol americano – bestseller da companhia com 70 milhões de cópias vendidas – não é diferente. Carregando o nome do lendário John Madden, ex-treinador e jogador, a série baseada na NFL se tornou imbatível.

Madden NFL 13 (Foto: Divulgação)Madden NFL 13 (Foto: Divulgação)

Tiger Woods PGA Tour – multiplataforma – desde 1998

Revolucionário e um dos mais vitoriosos do golfe, Tiger Woods também é um vencedor nos games. Apesar de não ser tão popular no Brasil, esta franquia é considerada pela EA Sports como a terceira maior em vendas, atrás apenas de Madden NFL e FIFA. Woods emprestou seu nome à franquia em 1998 e desde então domina a parada também nos campos de golfe virtuais. 

Tiger Woods PGA Tour 12: The Masters (Foto: Divulgação)Tiger Woods PGA Tour 12: The Masters (Foto: Divulgação)

Ronaldo V-Football – Nintendo 64 / PlayStation – 2000

Além de Senna, Zico e Pelé, Ronaldo “Fenômeno” engrossou a lista de esportistas brasileiros que emprestaram seus nomes a games. Quando foi lançado, Ronaldo V-Soccer não acompanhava a melhor fase do boleiro, que sofria de grave lesão durante partida pela Internazionale de Milão em 1999. E o tal futebol virtual do craque não chegou nem perto daquilo que encantou o mundo na realidade… Uma pena…


Rafa Nadal Tennis – Nintendo DS – 2007


Rafael Nadal
não é apenas um dos primeiros no ranking mundial de tênis como também estrela o game da Codemasters que leva seu nome. A companhia inglesa, com larga tradição no tênis lançou em 2007 uma representação virtual do tenista espanhol – na época tri-campeão do Aberto da França – para o portátil Nintendo DS.


Wayne Gretzky and the NHLPA All-Stars – Mega Drive / Super Nintendo – 1995


Wayne Gretzky
é o Pelé dos rinques de gelo e também se tornou o rei do hóquei virtual com o lançamento de Wayne Gretzky and the NHLPA All-Stars. Entre as inovações do título estava a visão lateral (ao invés da superior, costumeira em títulos do gênero), enquadramentos fechados nos face offs e seleções internacionais, como a Rússia, Canadá, EUA, Suécia, República Checa, Finlândia e Alemanha. O único porém é a falta da licença dos times oficiais da NHL, liga norte-americana de hóquei no gelo.


Evander Holyfield’s Real Deal Boxing – Mega Drive / Game Gear – 1992


Com o lançamento do Mega Drive, a Sega investiu pesado em jogos que ostentavam grandes esportistas da época (como Ayrton Senna e Joe Montana). Evander Holyfield, detentor do cinturão mundial dos pesos-pesados do boxe daquele tempo, também entrou nessa leva com um game que se destacava pelo modo carreira e a possibilidade de dar voltas completas pelo ringue. O objetivo final do jogo era fazer o boxeador anônimo derrotar Holyfield e faturar o cinturão. Fácil!


Michael Jordan: Chaos in the Windy City – Super Nintendo – 1994


Jordan vs Bird: One on One
certamente foi um dos pioneiros entre os games de esporte a carregar nomes de atletas famosos, mas Michael Jordan foi além e ganhou um game de ação (?!). Em Chaos in the Windy City “Air” Jordan deve salvar outras estrelas do basquete, que foram sequestradas durante um All-star game beneficente. O lendário ala-armador do Bulls utilizava enterradas e outros poderes especiais com uma bola na mão pelas ruas de Chicago. Essa atrocidade provavelmente inspirou outro desastre, conhecido como Shaq Fu, que colocava o pivô Shaquille O’Neil em um game de luta, executando movimentos de kung fu!


Michael Phelps Push the Limit – Xbox 360 – 2011

A história da natação já coloca Michael Phelps como um dos maiores e mais vencedores atletas. Um game sobre este esporte se justifica ao carregar o nome deste norte-americano, oito vezes vencedor do ouro olímpico. Lançado exclusivamente para o Kinect, Push the Limit teve a consultoria de Phelps durante o desenvolvimento, o que justifica o nome do nadador no game. É ideal para quem quer se sentir campeão nadando sem se molhar, mexendo apenas os braços na frente da TV.

Michael Phelps Push the Limit (Foto: Divulgação)Michael Phelps Push the Limit (Foto: Divulgação)

Tony Hawk’s Pro Skater – multiplataforma – desde 1999

Tony Hawk
, maior skatista da história e autor da proeza de girar 900 graus no ar, recebeu um jogo no final dos anos 90: Tony Hawk’s Pro Skater. Este título foi um dos principais responsáveis pela explosão dos jogos baseados em esportes radicais, pela nova onda de popularização do skate no mundo inteiro e pela sobrevivência de milhares de bandas de hardcore e punk (que cediam suas músicas para trilhas sonoras de games radicais). Até o momento a franquia ostenta 11 títulos principais, 3 spin offs e o remake do primeiro game, lançado recentemente nas redes PlayStation Network e Xbox Live.

Tony Hawk's Pro Skater HD (Foto: VG247) (Foto: Tony Hawk's Pro Skater HD (Foto: VG247))Tony Hawk's Pro Skater HD (Foto: VG247)

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jorge Anjos
    2012-10-03T12:58:34

    Tony Hawk's Pro Skater sem duvidas o melhor !!!

  • Marcelo Freitas
    2012-08-07T16:04:51

    Não sabia que existia algum ESPORTISTA chamado FIFA??? Parece que tem gente que matou aula de interpretação!

  • João Vilarim
    2012-08-06T09:40:26

    nostalgico, muito massa..

  • Joao Oliveira
    2012-08-06T09:10:56

    Esse pessoal dos comentários sempre tem os melhores argumentos. Vejam que a matéria fala dos melhores jogos dos esportistas e não da categoria de esportes. Um pouco de interpretação de texto vai bem, ainda mais de quem acha que manja mais de jornalismo que o pessoal do TechTudo.

  • Jayme Schmitz
    2012-08-06T09:07:45

    nego aqui ta pedindo jogo de Esportes, quando a lista é para jogos com nomes de ESPORTISTAS, bandicego. Deixo aqui minha opinião pois falta aí no mínimo um Colin McRae DirT (que carregou o nome dele no primeiro jogo), o Andre Agassi's Tennis de Master System, e chamar um jogo de simulador quando vc podia fazer uma curva em Monaco a 290 km/h é ridículo. Super Monaco GP 2 passou longe de simulação, mas vale para lembrar o ídolo master. Esse Ronaldo V Soccer aí é a pior coisa que ja existiu no mundo, o do Nadal é tosco e quem quer nadar vai para uma piscina... Tem tanto nome bom por ae...

  • Jones Silva
    2012-08-05T12:32:51

    Decatlhon da Atari, como informou o Eduardo Sousa. Esse jogo era o "testar" joystick.

  • Eduardo Sousa
    2012-08-05T11:24:28

    Esqueceram o jogo mitico do Atari Decatlhon! Cara, não há jogo igual!

  • César Silva
    2012-08-05T11:24:04

    Matéria furada. Fala que são os melhores jogos de esportes de todos os tempo e colocam esse tal jogo do Ronaldo, que o próprio texto diz ser um fracasso. Lixo.

  • Julio Neto
    2012-08-05T10:42:48

    showw

  • Alexandre Alessi
    2012-08-06T08:02:43  

    cs tao brincando, kd o fifa?

    recentes

    populares

    • Alexandre Alessi
      2012-08-06T08:02:43  

      Jogos de ESPORTISTAS, não de ESPORTES, cara.

  • Bernardo
    2012-08-05T11:58:57  

    Faltou decathlon e joe montanna football. Faltou california games. Enfim. O cara não sabe nada de jogo.

    recentes

    populares

    • Bernardo
      2012-08-05T11:58:57  

      California Games? É um grande jogo, mas California por acaso é o nome de algum atleta? Não! Deixe de ser burro antes de criticar os outros, mané.

    recentes

    populares

    • Bernardo
      2012-08-05T11:58:57  

      kkkkkkkkkkkkkkkk boa amigao kkkkkkkkkkkkkkk