Jogos de esporte

19/08/2012 08h15 - Atualizado em 19/08/2012 11h41

Em entrevista, produtor de PES 2013 elogia sistema de loading de FIFA Soccer

Diego Borges
por
Da redação

Às vésperas do lançamento de PES 2013, o TechTudo entrevistou Kei Masuda, produtor da franquia de futebol da Konami. Masuda contou as novidade da versão 2013, sobre o carinho dos fãs brasileiros com a franquia e ainda comentou sobre o jogo rival: Fifa Soccer. Confira:

PES 2013 (Foto: Divulgação)Kei Masuda, produtor de PES 2013, comenta as novidades da nova versão (Foto: Divulgação)

TechTudo: Qual o grande atrativo de PES 2013?

Kei Masuda: Na verdade são três grandes atrativos nesta nova versão. A primeira é o Full Control, que foi desenvolvido para que o jogador possa controlar livremente a bola. Com isso, não há mais a sensação de que ela está "grudada" nos pés dos atletas. Esse controle total também é referente à possibilidade dos chutes e passes manuais, facilitando jogadas como o "um-dois".

O ProActive AI nós implementamos do zero. Ajustamos a velocidade do jogo para que fique bem parecida com a movimentação de uma partida real. A partir daí, os seus companheiros irão reagir de acordo com a sua jogada, como por exemplo para abrir espaço e dar opções de passe. Nesse momento a velocidade deles será alterada para que fique de acordo com o tempo da bola.

E o Player ID é a caracterização de alguns jogadores. Os movimentos também serão bem parecidos com os da vida real. Por exemplo, os jogadores mais habilidosos terão essa caracteristica dentro do campo e todos irão perceber.

Essas três características serão fundamentais para que, juntas, possam passar a mais profunda essência do futebol em um videogame. E não só elas, mas também as animações e outros recursos adicionados nessa nova versão.

PES 2013 (Foto: Reprodução)Os jogadores de PES 2013 são desenvolvidos com suas principais habilidades (Foto: Reprodução)

TT: Como é feito o processo de desenvolver os atributos de cada jogador?

Fizemos os jogadores baseados nos principais nomes dos campeonatos europeus, particularmente aqueles que têm recebido o prêmio Bola de Ouro da Fifa. A partir deles, criamos uma base e conseguimos desenvolver as características principais e nivelar os outros jogadores. No Brasil, optamos também pelos premiados como melhores do último Campeonato Brasileiro. Nós examinamos esses jogadores de perto e desenvolvemos atletas com as suas principais características.

TT: Muitos jogadores passam por uma fase ruim na carreira, com o desempenho em campo bem abaixo das expectativas. Como vocês lidam com essa má fase de algumas estrelas do futebol? Existe um prazo para que vocês avaliem esse jogador?

Nós tentamos balancear a qualidade do jogador com o resultado da sua última temporada. Também vamos trabalhar com as atualizações online ao longo da temporada, com isso, caso o rendimento deste jogador evolua, teremos como atualizar as informações e seus atributos.

TT: Vocês pretendem manter o sistema de atualizações, como foi feito com a Copa Libertadores 2012?

Sim. Nós pretendemos mantê-lo.

PES 13 (Foto: PES 13)As habilidades dos goleiros estão sendo melhoradas em PES 2013 (Foto: PES 2013)

TT: Uma das maiores reclamações de PES 2012 é em relação aos goleiros. Dessa vez eles realmente estão mais eficientes?

Desde o lançamento de PES 2012, estamos trabalhando nas animações e na inteligência artificial dos goleiros. Uma grande quantidade de movimentos foi adicionada e a inteligência está bem apurada. Vale lembrar que todas as melhorias foram em cima de opiniões dos próprios usuários. Além disso, o que vocês hoje estão vendo na versão demo ainda não é o resultado final. Estamos ansiosos para apresentar a versão completa para os jogadores, pois temos certeza que eles não irão se decepcionar.

TT: No Brasil, o PES supera o Fifa no gosto popular. Qual é a grande razão para esta preferência?

Eu acho que o sentimento brasileiro em relação ao futebol combina muito com o espírito PES. O futebol japonês foi fortemente influenciado pelo futebol brasileiro, e consequentemente refletiu em PES.

TT: Você acha que Fifa carrega muitos elementos baseados em PES?

Eu não sei. Mas se eles fizerem isso, então eu acho que devemos nos orgulhar de nós mesmos.

TT: Existe algum elemento no Fifa que faz você pensar: "Uau, eles fazem isso muito bem!"?

Claro. Especialmente a possibilidade de controlar o jogador durante o carregamento do jogo. Isso contribui muito para treinar as habilidades e ainda entretém os jogadores em um momento "chato" do jogo.

Durante os loadings antes da partida FIFA 12 permite ao jogador treinar suas habilidades (Foto: Reprodução)Durante os loadings antes da partida, FIFA 12 permite ao jogador treinar suas habilidades (Foto: Reprodução)

TT: Sobre os rumores de PES 2014, é verdade que vai haver um futebol de rua?

Isso são apenas boatos. Os nossos usuários querem muito um modo de jogo como esse, mas acreditamos que não haverá tempo para ser feito em PES 2014.

TT: Muitos jogadores gostariam de colaborar dando sugestões de melhorias para futuras versões do PES. Como eles podem fazer para serem ouvidos?

Em primeiro lugar, quero agradecer a todos aqueles que preferem o nosso jogo. Obrigado por seu amor e fidelidade à serie. Nós consideramos as vozes de nossos os usuários como algo muito importate. Sinceramente, queremos ouvir quantos usuários pudermos. Por isso, estamos planejando a realização de questionários para que vocês possam nos das a sua sincera opinião.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcus Souza
    2012-08-19T13:16:46  

    pra mim só falta ter o campeonato brasileiro do pes2013, pra ficar completo.

    recentes

    populares

    • Marcus Souza
      2012-08-19T13:16:46  

      tmb acho mas nada como um patch nao resolva

    recentes

    populares

    • Marcus Souza
      2012-08-19T13:16:46  

      vai t o brasileiro, o argentino e o japones

  • Bruno Martins
    2012-08-21T19:45:47

    Tem que acabar com o golpe dylon.....

  • Sérgio Veloso
    2012-08-20T08:19:34  

    Para quem tem habilidade e gosta de realismo em uma partida de futebol o FIFA é sem dúvida o melhor... Mas pra quem gosta e fazer gol de fora da área contando com o frango do goleiro o PES é uma boa pedida... O PES ficou preso no Playstation 2 ...

    recentes

    populares

    • Sérgio Veloso
      2012-08-20T08:19:34  

      Típico comentário de quem leva pau no modo online do PES. Sergio, continue no Fifa, voce não nos fará falta.

  • Jose Teixeira
    2013-05-13T14:54:36

    Gosto mto de Jogar pes mais todo ano fala que vai melhorar e ..... melhorar em uns pontos e outros deixa muito a desejar, os goleiros deram uma melhorada mais ainda tem mtos erros chutar chapadinho de forrada é gol na certa e quando cristiano ronaldo, ibrainovic chutou é gol fica mto robótico........por essas coisas que o fifa é melhor......

  • Leonardo Donizetti
    2012-10-21T18:48:43

    Lucas Assis modo online continua uma palhaçada eu prefiro 2012 modo online

  • Leonardo Donizetti
    2012-10-21T18:47:45

    pessoal eu comprei o pes 2013 é muito melhor q o 2012, só tem 1 coisa no online vc se irrita muito, as mivimentaçoes eu n sei pq eu só vi isso modo online, no campeonato e muito bom mais online a movimentaçao do jogador e mt feio tipo do nada o zagueiro sai pro atacante passar, no escantei a bola se alguem cruzar rasteiro o goleiro vai no meio do campo como se a boca fose cruzamento pro meio do campo. Enfim a movimentaçao nao é boa modo online vc se irrita facil nesse jogo mais tirando isso é bem melhor o jogo

  • Renan Bocacio
    2012-10-16T19:14:42

    Primeiramente o pes tem que melhorar muito o modo online pq no 12 é uma palhaçada!!!

  • João Galdino
    2012-08-25T22:31:46

    PES é um jogo muito robótico, no FIFA cada jogador tem seu estilo, é bem mais realista. O PES dava de 10 no FIFA quando era o Winning Eleven. Ai sim, era um jogo de futebol pra ninguém botar defeito. Muitos não concordam, mas hoje o FIFA é sim melhor. Mas não que o PES seja ruim. Eu jogo os dois, mas o FIFA é melhor!

  • Pedro Pio
    2012-08-24T18:26:19

    Vou Comprar os 2 e pronto!!!!!!!!!

  • Felipe Pinto
    2012-08-24T17:40:50

    Um bando de analfabeto discutindo...Simples assim... Se alguém disser que vermelho é melhor, outro vai dizer que laranja é melhor...opinião é opinião! Cada jogo tem seus pontos fortes e fracos, você quem escolhe qual vai comprar... O Brasil é um país livre!

  • Lucas Assis
    2012-08-23T15:04:24

    O pes 2013 parece estar bem melhor que o 2012, estou jogando o FIFA pos meus amigos estao migrando para o FIFA mas o PES13 vai ter o BRASILEIRAO entao nao vou abandonar a serie, jogo desde o PS1 e se bobear o super nintendo como SSDeluxe..hehe PES2013!=)

  • Marlon Afonso
    2012-10-03T17:00:23

    Iuri Bezerra, quantas crianças abaixo dos 14 anos jogam PES? inumeras, o maior problema no PES é esse a facilidade do jogo para crianças jogarem... ja no FIFA essa realidade não existe, quem quer moleza joga PES pq no FIFA sem chance tem q ser bom pra jogar..

  • Hudson Ferreia
    2012-09-24T08:02:14

    Entre o Fifa e o Pes só dependem de uma coisa para escolher entre os dois.Modo de jogo,se tu for jogar online,master liga ou de 2 players vai de Fifa é bem mais real e bem mais elaboado nesse quesito,ahora se for jogar Vida Futebolistica (Rumo ao estrelato),aconselhor ir de PES,ainda mais se jogar com as camera átras do jogador,nesse quesito do jogo é muito melhor que do Fifa e bem mais dinâmico.Fora que para mim a camera proxima do jogador é bem mais divertido e real.

  • Anderson Ribeiro
    2012-09-18T15:24:28

    Essa disputa é ótima, mais na minha opinião, de quem sempre jogou PES até ano passado e agora joga FIFA 12, tenho a certeza de que o FIFA é muito superior ao PES. Os jogos são mais dificeis, lances mais reais (mão na bola, lesão em quedas após cabeçadas). Respeito a opinião de todos, mais aconselho FIFA.

  • Ana Santos
    2012-09-13T13:26:46

    Aqui quem fala é o Renato... sempre joguei PES desde PsOne até Ps3... sempre tive vontade de jogar FIFA mais sempre achei muito dificil a jogabilidade... pq é muito diferente eh muito superior ao PES.... esse ano mudei para o FiIFA12 eh na moral nao volto para o PES nunk mais... quem sab jogar.. vai de FIFA... quem nao sab jogar,eh so joga contra com a maquina.. vai de PES

  • Adilson Santos
    2012-09-11T10:43:36

    FIFA SEM DUVIDAS!

  • Adilson Santos
    2012-09-11T10:42:12

    Reporte louco, Onde o pes é superior ao fifa e onde o gosto nacional é por pes? Louco! Esta sendo pago para falar essas coisas, nossas a única coisa que o pes é melhor A ÚNICA É O MODO ONLINE QUE É DE GRAÇA! NÃO PRECISA DE LIVE PASS. SOOOO ISSSOOO O RESTO É ARCADE RUIM.

  • Alexandre Pinheiro
    2012-09-10T15:59:37

    Adoro jogar PES, mais não vejo mais graça porqeue é muito limitado, não tem muitas maneiras de fazer gols, tipo, não tem como vc fazer aquele gol que deixa todos de queixo caido... No FIFA tem como dar uma penca de dribles, mais quando vc chega na cara do gol, pode ser com qualquer jogador, é só chutar que a bola entra, falta criatividade na hora da finalização, para os dois games.. particularmente prefiro o PES, até a unica coisa que me interessa no FIFA, é os dribles, e as arrancadas.. abrass!

  • Thiago Abreu
    2012-08-20T10:52:00  

    A coisa mais chata que o FIFA tem são os Jogadores. Passaram 8 anos tomando sacola do PES na época do Play 2. E agora que tem um jogo bom, começam a encher o saco. Jogo os dois, mas é muito mais emocionante jogar PES. Falam que o Fifa é um simulador de Futebol, mas os placares terminam constantemente em 10 a 2, 9 a 3. 7 a 0. Cade a realidade disso?

    recentes

    populares

    • Thiago Abreu
      2012-08-20T10:52:00  

      Se vc jogar o FIFA no legendary é mais fácil vc levar uma goleada do que conseguir essa proeza. O jogo é muito difícil no nível máximo...

    recentes

    populares

    • Thiago Abreu
      2012-08-20T10:52:00  

      Leandro Rodrigues fifa é lixo

  • Rafael Lofy
    2012-08-20T09:18:09  

    Baixei o Demo do PES13 esse final de semana, e pude concluir algumas coisas: Jogadores continuam robôs, principalmente o goleiro. Travado as transições da partida para os Replays. Jogabilidade horrível! Resumindo, pra mim o atual FIFA12 está melhor que o PES13.

    recentes

    populares

    • Rafael Lofy
      2012-08-20T09:18:09  

      Larga de ser lerdo e so o demo,vc quer que o demo ja seja como o pes normal?,vc pode baixa patch pro demo se eles deixarem o demo igual ao inteiro ninguem iria compra

    recentes

    populares

    • Rafael Lofy
      2012-08-20T09:18:09  

      se vc diz q parecem robôs.. então vc tá dizendo q os jogadores na vida real tbm são robôs.. pois são idênticos, tanto na aparência quanto do movimento.

  • Jeferson Douglas
    2012-08-20T08:51:17  

    Para o Pes Ser Perfeito Teria que ter todos os times brasileiros é redes iguais a do mineirão e maracanã !

    recentes

    populares

    • Jeferson Douglas
      2012-08-20T08:51:17  

      O PES 13 confirmou o brasileirão.

  • Jonatan Scremin
    2012-08-20T01:01:28  

    PES é Muito Melhor.. O sistema de jogo é 10!!

    recentes

    populares

    • Jonatan Scremin
      2012-08-20T01:01:28  

      que sistema de jogo sai correndo com facilidade sem o jogador cansar e fazer gol.ooh sitema ótimo

    recentes

    populares

    • Jonatan Scremin
      2012-08-20T01:01:28  

      O sistema de jogo é 10? 10agradável, 10animador, 10preparado, motivo de 10istencia de jogar. Só se for isso!!!!

  • Leandro Garcia
    2012-08-21T12:37:36  

    Bom, sempre joguei PES e esperimentei o FIFA 12 e não gostei. Muitos Bugs, a bola fica colada no pé jogador, e de frente para o goleiro, pode chutar que é gol certo. Reconheço que o PES precisa de inovações sim e muito. O que eu gostei no FIFA, foi os dribles e gráficos estremamente superior, bato palmas por isso. Pois no PES falta intretenimentos no game. Mas dizer que o FIFA está anos Lúz na frente, tbm já acho exagero. Se o FIFA mudar essas questões que sitei contra e incluir uma tipo: LIGA MASTER igual ao PES, com certeza mudarei minha opinião e até mesmo de game.

    recentes

    populares

    • Leandro Garcia
      2012-08-21T12:37:36  

      Chorar é pouco, acabou de ser assassinado! Meus sentimento...

    recentes

    populares

    • Leandro Garcia
      2012-08-21T12:37:36  

      Cra, voce é louco, onde a bola gruda no fifa, seu louco isso não é pes nao ooo louco, vai jogar arcade vai, peseiro.

  • Leandro Silveira
    2012-09-16T14:10:23  

    Ei Ana Santos ver voce falando assim de PES da pra intender pq as mulheres não intendem muito de Futebol. Dos PES anteriores voce pode até questionar. MAis PES 2013 Supero todas as espectativas pegou cada detalhe corporal e de comportamento, dibles e tudo mais. esta perfeito. O PES 2013 Alem de ter um Grafico que Humilha o FIFA Agora veio pra Ficar e ser respeitado. Nao é atoa q a Konami sempre foi a melhor franquia de Futebol do mundo.

    recentes

    populares

    • Leandro Silveira
      2012-09-16T14:10:23  

      Eu concordo Leandro pra mim até nas versões anteriores o pes ganha de Fifa tem gente dizendo que FiFa era melhor em gráfico de PS2 nem doido. Até no ps2 eu prefiro o pes pode ser chato a jogabilidade mas Fifa pra mim é bem pior.

  • Iúri Bezerra
    2012-09-05T23:04:11  

    Pra quem naum entende nada de futebol fica mesmo com o fifa,este jogo mentiroso,em que os gol mais bonitos a pessoa dribla todo mundo dentro da área e ainda da bonezinho no goleiro, diferente do PES em que quando se sabe jogar e entende a ideia do jogo sabe sabe que e quase impossivel driblar todo mundo dentro pq o PES sim e um jogo realista,com placares naum muito elasticos e tempo de jogobem realista.

    recentes

    populares

    • Iúri Bezerra
      2012-09-05T23:04:11  

      Iuri Bezerra, quantas crianças abaixo dos 14 anos jogam PES? inumeras, o maior problema no PES é esse a facilidade do jogo para crianças jogarem... ja no FIFA essa realidade não existe, quem quer moleza joga PES pq no FIFA sem chance tem q ser bom pra jogar.