15/08/2012 16h28 - Atualizado em 15/08/2012 16h57

Empresa indiana apresenta carro movido a ar

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Uma montadora indiana pretende lançar no mercado o Airpod. O carro com vocação urbana tem espaço para dois ocupantes e traz como grande inovação a propulsão através de ar comprimido. Com velocidade máxima de 70 km/h, o Airpod da Tata Motors é mais uma opção para quem pretende investir, num futuro próximo, em um carro que não emita poluentes.

Airpod usa ar pressurizado para se mover (Foto: Divulgação)Airpod usa ar pressurizado para se mover (Foto: Divulgação)

O funcionamento do Airpod é bem simples. O carro se move a partir da energia gerada por um motor, que usa ar atmosférico armazenado sob pressão em um tanque de 175 litros. O ar, depois de empurrar o carro, é liberado normalmente na atmosfera. Para recarregar o tanque há a opção de coletar o gás enquanto o carro se move: ele é comprimido por um pequeno motor elétrico.

Embora tenha a possibilidade de se recarregar sozinho, o Airpod tem uma autonomia baixa. Com um tanque de ar cheio, estima-se que o motorista possa percorrer uma distância máxima de 209 quilômetros. Isso acontece porque o motor elétrico, responsável por comprimir ar, não tem fôlego suficiente para realimentar o sistema sozinho. E, ainda que tivesse, ele depende de energia nas baterias para funcionar – que são, em parte, recarregadas pela energia cinética das freadas.

Para reabastecer o automóvel, é preciso colocar ar pressurizado no tanque. De acordo com a Tata Motors, será necessário que o motorista se dirija a postos específicos para isso. A empresa não mencionou a possibilidade de que o abastecimento possa ser realizado com compressores de ar comuns – presentes em praticamente qualquer posto de gasolina.

Independente das limitações, o Airpod é um interessante feito de engenharia, de custo baixo (espera-se que seja vendido por US$ 10.000 na Índia), e que se encaixa bem no contexto do país assolado por engarrafamentos.

Via Mashable e Ubergizmo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Geron Santos
    2012-08-15T18:38:20  

    pode ter certeza se este Carro chegar no Brasil , os politicos irão cobra taxa do km rodado por este Carro

    recentes

    populares

    • Geron Santos
      2012-08-15T18:38:20  

      politicos kkkkkkk muito bom mesmo rsrsrsr

  • Carlos Bittencourt
    2012-08-15T18:07:06

    O inventou merece um premio nobel,mas de que adianta nao rende dinheiro com certeza irar sumir rapido porque a gasolina gera vcs acham que deixaram isso acontecer ,so acredito vendo.

  • Joceano Murari
    2012-08-15T18:07:36  

    kkkk dever ser muito bom nao gasta nada mas pra nos brasileiros va custar no minimo 100.000...

    recentes

    populares

    • Joceano Murari
      2012-08-15T18:07:36  

      Há!!! pelo menos para turma do mensalão e resto da máfia é fichinha.

  • Marco
    2012-08-15T21:29:46

    o carro eletrico no brasil nao chega por causa da falta de incentivos fiscais e é claro, porque a petrobras e o governo precisam ganhar dinheiro da patuléia com a gasolina a quase 3 reais o litro!!!!!

  • Carlos Júnior
    2012-08-15T21:10:24

    legal!! só que deve chegar aki no brasil daki uns 50 anos rs e bem caro.

  • Jose Rocha
    2012-08-15T20:39:42  

    advinhem quanto ele custará aqui no brasil!!!!!

    recentes

    populares

    • Jose Rocha
      2012-08-15T20:39:42  

      A versão Standard, onde o usuário pedala em cima do compressor de ar, uns R$ 60.000,00. Isso com o icentivo do governo reduzindo o IPI.Ja o Top, que será com compressor elétrico e com reaproveitamento de peido nos 4 acentos, uns R$ 90...

  • Roberto Santos
    2012-08-15T20:16:50

    Os magnatas do petróleo não irão deixar esse projeto ir muito longe.

  • Brasil
    2012-08-15T20:16:38

    O dia em que o monopolio da industria petrolifera ocorrer e os americanos pararem de rechear os bolsos dos lobbystas que forcam politicas furadas em prol das refinarias, entao o sonho de conservacao ambiental saira do papel. Tenho mas noticias para os sonhadores (incluindo a mim)... esse carro acabara em museu em menos de 180 dias!!!

  • Marcio Martins
    2012-08-16T17:54:46

    Esse carro é uma enganação! Ou vc acha que comprimiram o ar pra colocar no tanque usando oq? UM MOTOR movido a eletricidade ou petróleo! Então esse carro deve ainda por cima perder energia na transferência, pois a mesma energia usada para comprimir o ar seria mais eficiente e melhor utilizada se fosse aplicada diretamente na locomoção do carro. Ou seja essa carro é um atraso no aproveitamento de energias. Já o dispositivo que utiliza a energia cinética das freadas o famoso Kers da F1, pode ser usado em qualquer tipo de automóvel até mesmo movido à combustão.

  • Leonardo Drumond
    2012-08-16T12:02:09

    A ideia é genial. Mas aqui no Brasil, eu duvido que o governo iria deixar passar algo que não desse lucro aos bolsos (deles, é claro). Provavelmente iriam instalar algum medidor de quantidade de ar no nosso nariz, e cobrar o ar que respiramos. Aí o carro vinga.

  • Osvaldo Pinto
    2012-08-16T10:29:12

    eu ainda ei de viver e ler uma noticia de que a gasolina sera coisa de museu onde milhares de pessoas moreram por ela,e varias guerras se originaram por ela detesto a gasolina e seus adimiradores.

  • Carlos Cavalcanti
    2012-08-16T10:20:24

    essa é há alternativa do planeta terra, mais TIO SAM, enquanto tiver petroleo, eles ñ deixaram nada ser projetado, a ganância é demias do tio...rsssss

  • Celso Zanardi
    2012-08-16T10:12:18

    Em Tempo: a velocidade limitada tamebm contribuira para a reducao de acidantes graves, ja que nao ultrapassa os 79KM/H. Isso eh um avanco sociologico.

  • Celso Zanardi
    2012-08-16T10:09:30

    A ideia eh otima! Deixem de criticar pois os combustiveis fosseis so poluem, podem ser a causa, indiretamente, do aumento de movimentacao tectonica e so enriquecem poucos magnatas. O uso de ar comprimido alem de nao poluir, deve reduzir a poluicao sonora e permitir que as pessoas se vejam alijadas do ronco de motores "envenenados" que alguns imbeceis insistem em usar. Reata saber quando vao terminar com os Radios/Cd/Etc em alto som no transito.

  • Joaquim Barboza
    2012-08-16T09:30:55

    é uma boa ideia!!! mais aqui no brasil os politicos não iriam permitir a entrada dele aqui,até porque a maioria dele vivem do petroleo,

  • Rodrigo Anna
    2012-08-16T09:29:52

    Ideia excelente!!! O carrinho é feio, mas eu teria um! Só queria ver nos quebra-molas daqui!!! Não iria passar em um!

  • Jefferson Araujo
    2012-08-16T09:25:36

    não sei não, em certos lugares aqui no brasil acho que ele não se adaptaria pois da forma que algumas de nossas ruas e estradas estão( só buraco e cratera) ele não iria sair do lugar....mas esse é o caminho para a redução de poluentes e engarrafamentos.

  • Silvio Santos
    2012-08-16T09:22:57

    O que me impressiona é que esse conceito já existe há, pelo menos, 15 anos. Foi criado por engenheiros da F1, e agora vem sendo apresentado como uma grande novidade... Daqui a algum tempo vão apresentar o motor Elko, com outro nome provavelmente, como se fosse a oitava maravilha do século XXI. Mundo hipócrita.

  • Olavo Rodrigues
    2012-08-16T09:08:23

    Boa idéia... SE VC NÃO TEM UMA IDÉIA MELHOR PARA O NOSSO PLANETA. CALE A BOCA! TEM GENTE QUE CRITICA PQ ACHA Q OS CRIADORES TEM A ÕBRIGAÇÃO DE SATISFAZ-LO. AJUDE A MELHORAR OOOOOOOOOOOOO.KKKKK

  • Olavo Rodrigues
    2012-08-16T09:08:07

    Boa idéia... SE VC NÃO TEM UMA IDÉIA MELHOR PARA O NOSSO PLANETA. CALE A BOCA! TEM GENTE QUE CRITICA PQ ACHA Q OS CRIADORES TEM A ÕBRIGAÇÃO DE SATISFAZ-LO. AJUDE A MELHORAR OOOOOOOOOOOOO.KKKKK

  • Alan Carvalho
    2012-08-16T08:43:38

    Isso não é inovador, nao se trata de uma novidade pois aqui no Brasil acho que no Rio Grande do Sul 2 irmaos vizeram a mesma coisa, a reportagem passou no Globo Reporter ou no fantastico, lembro que o reporter ate mediu a pureza do ar que saia do escapamento sendo esse mais limpo que o AR do meio Urbano!!!

  • Diego Vanni
    2012-08-16T08:22:31

    Com certeza, se este veículo chegar ao nosso país Brazuca (o que duvido que nossos governantes e o monópólio do petróleo permitam) vai ser no mínimo umas 10x esse valor, ou seja...inviável para a nossa realidade.

  • Marcelo Nunes
    2012-08-16T07:41:06

    Na realidade temos que melhorar e trocar os politicos e não o pais

  • Fernando Vieira
    2012-08-16T09:07:57

    todo mundo precisa de umas aulinhas de termodinâmica por aqui...

  • Alan Carvalho
    2012-08-16T08:45:26

    "fizeram" (corrigindo)