Jogos de aventura

25/08/2012 11h41 - Atualizado em 25/08/2012 11h41

Entenda por que Dead Space é considerado o game mais violento desta geração

Alexandre Silva
por
Para o TechTudo

Dead Space é uma das franquias mais assustadoras já lançadas na geração atual de consoles. Essa afirmação é reforçada com argumentos relevantes a respeito do alto nível de violência aliado ao clima altamente sombrio que rodeia o jogador do início ao final da história. Mas o sucesso dessa série vai além de um fator isolado.

Dead Space (Foto: Divulgação)Dead Space (Foto: Divulgação)

Sim, Dead Space é um game assustador, porém, mais do que isso, é um jogo de terror bem desenvolvido. Elementos como a câmera próxima ao jogador, uma sensação claustrofóbica e a mobilidade não muito ágil do personagem (pois este usa uma pesada armadura de metal) aumentam o clima de tensão, e o estúdio Visceral não poupou esforços em deixar o jogo “politicamente correto”. Confira alguns motivos que fazem com que a série Dead Space seja considerada a mais violenta da geração atual.

Alienígenas parasitas de corpos

Segundo a história do game, os Necromorphs são seres que parasitam o corpo de seres humanos, o que ocasiona em uma mutação instantânea do mesmo. Essa transformação não é nada gentil e bastante dolorosa. Todos os infectados têm seus corpos dilacerados, e sua estrutura óssea é completamente alterada no processo. Assim nascem os monstros com quatro braços ou criaturas com tumores gigantes que explodem. Descrever o processo de transformação em um texto não é muito efetivo. Joguem e tirem suas conclusões.

Membros por todo o canto

Dead Space (Foto: Divulgação)Dead Space (Foto: Divulgação)

Além das mutações aberrantes dos monstros, o protagonista Isaac Clarke também não é dos mais bonzinhos quando o assunto é sobreviver. Seu arsenal inclui armas cortantes, lança chamas e os clássicos rifles de assalto.

A fraqueza dos Necromorphs é somente uma: cortar os membros para imobilizá-lo. Isso motiva o jogador a decepar os braços, pernas e algumas cabeças das criaturas espalhadas pelo cenário. E também dá para pisotear o cadáver do monstro recém-derrotado. O som de uma bota de aço esmagando carne humana no jogo é incrível.

Nem as crianças escapam

Dead Space (Foto: Divulgação)Dead Space (Foto: Divulgação)

Você conhece algum jogo protagonizado por adultos no qual as crianças podem morrer e serem decepadas? Dead Space é assim, sendo esta a maior evidência da fuga daquilo que é considerado politicamente correto nos jogos. Não existem crianças em GTA, um jogo bastante violento, por exemplo. E quando aparece alguma criança em um jogo de terror, nem sempre ela é massacrada com tiros e pisões.

Mas, em Dead Space, os produtores não se importaram com isso e criaram os Pack. Esses monstros são crianças mutantes que atacam em bandos (por isso o nome) e possuem grandes garras que fatiam seu personagem em poucos segundos se alguma coisa não for feita para impedi-las.

Mas não para por aí: até os bebês mutantes estam presentes no game. Em Dead Space 2, existem os bebês que ficam chorando e, se o jogador se aproximar, eles explodem como minas terrestres.

Agonia no limite

Dead Space (Foto: Divulgação)Dead Space (Foto: Divulgação)

Muitos momentos do jogo colocam Isaac em situações agonizantes. Desde monstros gigantescos que o puxam pela perna até máquinas que podem perfurar seus olhos, são vários momentos de agonia em que o jogador sentirá um arrepio na espinha. Tudo devidamente planejado pelos desenvolvedores.

Por isso, a série Dead Space é considerada pelo TechTudo como a mais violenta dessa geração. O terceiro título da série está chegando, com direito à jogabilidade cooperativa. Aliás, uma das razões pelo qual o co-op foi implementado, segundo os produtores, era porque o modo single player era assustador demais. Até os criadores do jogo acham que pegaram pesado no conteúdo de sua franquia.

 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Rodrigues
    2012-09-07T19:39:22

    geralmente vc nao toma susto qunado ele vem de frente, mas qnd vem do ventilador ou por tras ai que da susto

  • Joelton Luz
    2012-08-27T16:05:20

    Counter Strike: Global Offensive dá mais medo !!! =)

  • Yankow Peçanha
    2012-08-27T08:25:58

    até hoje não inventaram jogo aterrorizante, não vi nada demais....

  • Paulo Henrique
    2012-08-26T10:18:54

    Isso é apenas um jogo, ficção. Vamos deixar de falar sobre religiao em um texto sobre um jogo.

  • Richard Souza
    2012-08-26T12:23:51

    eu sou criança e sempre joguei jogos bem violentos e não me afetaram em nada

  • Fabricio Paiva
    2012-08-26T11:54:09

    e no brazil consegue proibir algo? faz me rir kkkkk

  • Francisco Pereira
    2012-08-26T09:52:27

    É um ótimo jogo, vamos deixar de fora religião.

  • Humberto Matias
    2013-01-02T11:20:52

    Como assim? Dead space é um espetáculo. Acho que já zereio o 1 mais de 10 vezes e o 2, pelo menos umas 4

  • Meglass Elétricos
    2012-11-10T09:58:31

    esse jogo é sensacional um dos melhores terror que eu ja joguei. é muita cena bizarra e sinistra, terror frenetico do começo ai fim;

  • Aeria Gloris
    2012-08-25T13:33:45

    JOGAÇO. Recomendadíssimo a qualquer um que goste de levar sustos épicos na frente do pc. hehehe

  • Davi Moreira
    2012-11-18T00:04:22

    Muito louco até os ossos... 10 a 0 em resident evil.

  • Willian Silva
    2012-11-07T16:03:11

    Aposto minha dignidade que 99% dos que falaram que o jogo é horrível só jogaram 5 minutos dele porque ficaram com a b*undinha arrepiada de medo. Mas em fim, JOGAÇO gente, recomendo muito. O enredo principal é chocante e genial. Os sustos são imensos e sempre novos, e o jogo nunca fica repetitivo. Acreditem em mim, Isaac sempre cai em alguma situação h̶o̶r̶r̶i̶p̶i̶l̶a̶n̶t̶e agonizante nova, que te faz sentir orgulho de você mesmo quando você sai dela(ou não) ^^

  • Amario Lima
    2012-08-26T11:10:55

    Bem, so acho que quem tem o ingresso a ser violento não precisa ver ou jogar um game ele sera violento, sem contar que ninguem atenta para a violencia domestica,dai uma pessoa crescer violenta...

  • Wedson Menezes
    2012-08-26T11:06:32

    Cada um sabe o que é melhor para ele e para a família.O fato é que esse jogo é apenas um reflexo do mundo em que vivemos.Não adianta muito tirar esse jogo do mercado,e o mal continuar no coração do homem,precisamos orar pelos nossos filhos e protege-lo disso!

  • Wederson Valeriano
    2012-08-26T09:18:10

    eo pior é q falam q o jogo é do demonio nda a ver esses evangélicos não sabem o q falam

  • Wederson Valeriano
    2012-08-26T09:17:07

    vcs não sabem o q é jogo de terror pelo jto são mto fracos esses que falam q Dead Space é ruim; o jogo é ótimo qualidades impressionantes e pra quem entende de games não a terror melhor q esse!

  • Tiago Santos
    2012-08-26T07:30:54

    detesto

  • Lucas Silva
    2012-08-26T00:48:35

    ta de brincadeira falar que esse jogo e assustador! zerei ele achei normal.Aventura ate boa mas susto nada.PEDRO NERES falou tudo.

  • Joao Paulo
    2012-08-25T22:30:06

    Jogo bonito Graficamente falando... Mas medo, suto? É pegar pesado demais!

  • Lineker Moraes
    2012-08-25T22:01:15

    '''Segundo a história do game, os Necromorphs são seres que parasitam o corpo de seres humanos, o que ocasiona em uma mutação instantânea do mesmo. Essa transformação não é nada gentil e bastante dolorosa.'' Necromorphs é o nome dos humanos transformados, Marker gera a transformação, mas nao se sabe como.

  • Wesley Couto
    2012-08-25T21:03:30

    Dead space e silent hill os 2 jogos mais assustadores em 3° pessoa...Allan wake tbm é sensacional..

  • Gustavo Teixeira
    2012-08-25T20:42:53

    Para os gamers mais hardcore esse nível de terror é incrível. Eu não estou no nível do jogar esses tipos de jogos mas confesso que gostaria muito de conhecer o jogo. E quem esta criticando com certeza jogou com alguem por perto, o que é totalmente diferente de jogar sozinho no escuro de madrugada.

  • Isaias Ferreira
    2012-08-25T17:31:13

    Depois do Silent Hill do PSX a série Dead Space é sem dúvida o melhor Survival Horror, não tem comparação com nenhum outro jogo do estilo.

  • Vanderlei Junkes
    2012-08-25T14:40:48

    ótimo jogo , com certeza o que mais chegou perto do bons tempos do RE , pouca munição , ambiente assustador bem legal mesmo .

  • Carlos Souza
    2012-08-25T14:17:23

    Jogaço!!! O cenário num geral remete muito a franquia dos filmes Alien... Pra quem curte ficção e terror, é um prato cheio... o melhor jogo do segmento sem dúvidas!!!