Jogos de RPG

10/08/2012 17h36 - Atualizado em 10/08/2012 17h36

Fãs lotam evento de lançamento de League of Legends no Brasil

Alexandre Silva
por
Para o TechTudo

Aconteceu na última quinta-feira, 9 de agosto, na capital paulista, a festa de lançamento do jogo League of Legends no Brasil. O evento contou com a presença da imprensa especializada e de milhares de fãs, que lotaram a casa noturna e se divertiram com muita música, dança e claro, terminais onde era possível conhecer a versão brasileira do MOBA mais jogado no mundo.

Fãs de League of Legends lotam a casa noturna no evento de lançamento (Foto: Alexandre Silva / TechTudo)Fãs de League of Legends lotam a casa noturna no evento de lançamento (Foto: Alexandre Silva / TechTudo)

Entre os convidados da festa estava Nika Harper, mais conhecida pelos fãs como Nikasaur, coordenadora de comunidade da Riot Games e apresentadora do programa semanal Summoner Showcase, exibido no canal da empresa no YouTube.

Embora o sucesso de League of Legends seja muito grande, com mais de 32 milhões de jogadores inscritos pelo mundo, muita gente aqui no Brasil ainda não conhece bem este novo gênero de combates online. Com a versão brasileira do título, a quantidade de jogadores irá crescer muito mais.

Como funcionam os jogos MOBA

League of Legends (Foto: Divulgação)League of Legends (Foto: Divulgação)

A sigla MOBA vem de Multiplayer Online Battle Arena, um sub-gênero dos jogos de estratégia em tempo real (RTS). Esse estilo de jogo coloca dois times em um mapa com o objetivo de destruir a base adversária, e cada jogador controla um herói específico, com habilidades variadas. Além dos heróis (em League of Legends são chamados de “Campeões”), cada base gera uma quantidade específica de criaturas menores, que são controladas pelo computador, e marcham em direção à base inimiga.

Os mapas de jogos MOBA possuem elementos padronizados, como três caminhos diferentes para seu time avançar. Cada caminho também é chamado de Top (que segue o canto superior do mapa), Mid (que segue o meio do mapa) e Bottom (que segue o canto inferior do mapa). O desafio está em manter o equilíbrio das defesas nos três caminhos simultaneamente, o que exige uma boa comunicação em equipe.

Os jogos MOBA também têm outra característica importante do gênero: são muito punitivos, caso haja algum erro de comunicação entre o time, e a defesa seja comprometida em algum dos cantos do mapa. Dentre os jogos do gênero, League of Legends é o mais “amigável” nesse ponto, mas isso não significa que um erro de seu colega de time não possa resultar no fracasso da partida.

No fim das contas, tudo vai depender da comunicação e agilidade dos jogadores em coordenar os movimentos do time. Mesmo em meio a uma certa pressão nas partidas que duram em média 40 minutos, a experiência é bem divertida no fim das contas, graças ao entrosamento que do time.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pedro Lima
    2012-08-15T18:56:01

    Desculpa mas LoL nao tem nada haver com WoW, os dois sao otimos jogos de estilos diferentes, mas eu prefiro LoL nao por causa do estilo e sim pq eh de graça

  • Caio Faria
    2012-08-14T14:28:32

    Esquenta não galera, Dota 2 ta chegando para limpar o mercado.. rapidamente ele escalará até o topo desse estilo de jogo.

  • Bruno Girão
    2012-08-13T12:55:15

    Caramba !!! Tive que me cadastrar aqui pra poder comentar .. Cópia de WOW ??? Você já jogou WOW mesmo? WOW é um MMORPG, LOL é um MOBA !!! Caramba !!! Quanta ignorância gente, eu hein u.u LOL é um jogo muito bom, vocês que estão falando ao contrário, pode ter certeza é porque não sabem jogar :)

  • Renato Alves
    2012-08-12T11:02:04

    Testei esse jogo e achei sem graça, pelo visto esse pessoal nunca jogou wow.

  • LEONARDO COUTO
    2012-08-11T16:51:02

    Cópia escarrada do WoW!!! Se tem interesse no gênero, jogue World of Warcraft... esse não tem comparação.

  • Albert Costa
    2012-08-10T20:35:06

    Como assim muita gente ainda não conhece esse "novo" gênero ?" Isso já existia a muito tempo no jogo Warcraft 3, utilizando um mapa popularmente chamado de DOTA.

  • Tiago Maia
    2012-08-12T16:10:58  

    È tipo um dota melhorado, com mas fights , e LOL meu chapa não se compara a WOW que é um jogo facil e enjoativo.

    recentes

    populares

    • Tiago Maia
      2012-08-12T16:10:58  

      Mais fights? Entre os jogos de MOBA o LoL tem a menor media de Kills por partida. Sem contar que os players de LoL são muito piores que os de Dota. Um exemplo pratico: Qualquer jogador de Dota que vai pro LoL, no minimo vai saber se movimentar pelo mapa e usar as skills do personagem. Agora, um jogador de LoL que vai pro Dota, só vai sair da base pra morrer e afundar o seu time.

  • Duda Weyll
    2012-08-11T03:34:55  

    O diferencial de LoL é ser um F2P onde a loja de itens não desbalanceia o jogo como todos os pay to win do mercado.

    recentes

    populares

    • Duda Weyll
      2012-08-11T03:34:55  

      Não desbalanceia o jogo? Vc compra champions que não estão na rotação, runas que te dão coisas como Damage, Defesa, Regen e muito mais, e isso não desbalanceia o jogo? A unica coisa da loja que não desbalanceia são as Skins.

  • Maicon Vitelio
    2012-08-10T17:49:53  

    Plagio de DOTA !! FATO!! Dota sempre DOTA!

    recentes

    populares

    • Maicon Vitelio
      2012-08-10T17:49:53  

      Foi o Próprio dono do Dota que ajudou a criar o LOL "Cópia escarrada do WoW!!! Se tem interesse no gênero, jogue World of Warcraft... esse não tem comparação." Nunca se comparar MMORPG com RTS, são coisas diferentes.