Jogos de esporte

15/08/2012 00h05 - Atualizado em 17/08/2012 11h28

Fifa 13 apresenta um controle mais real da bola e jogadores mais inteligentes

Alexandre Silva
por
Para o TechTudo

Somente no dia 11 de setembro o Fifa 13 demo estará disponível para o público. Mas não se preocupe, nós testamos o jogo e vamos contar tudo para você!

FIFA 13 (Foto: Div ulgação)FIFA 13 (Foto: Div ulgação)

O teste foi útil, principalmente, para sentir as mudanças presentes na jogabilidade da nova versão. Não foi possível testar os recursos sociais, como o modo Match Day, apenas o modo Kick Off estava disponível, com alguns times europeus, como Chelsea e Milan, o suficiente para analisar o controle dos jogadores e da bola.

Alta sensibilidade

O controle de Fifa 13 se tornou mais sensível que seu antecessor. Graças a um sistema chamado First Touch Control, é possível realizar passes diferentes de acordo com a pressão empregada ao apertar o direcional. A altura da bola, a pressão do jogador no campo (se está sendo muito marcado, por exemplo), a posição dos jogadores ao seu redor, os atributos específicos de cada jogador e até mesmo a condição climática influenciam na resposta de um passe.

Para aqueles que não estão acostumados com a jogabilidade, a linha de aprendizado não é tão grande em comparação aos títulos anteriores. Entretanto, é bom deixar claro que, se você ainda não se acostumou a tirar a bola de seu adversário apertando o botão no momento certo, esse será a grande dificuldade, fora isso, basta um pouco de prátca.

E para aqueles que fazem das partidas de Fifa 12 seus rituais diários, ficou mais fácil organizar jogadas e distribuir a bola. O passe manual funciona de uma forma bm eficiente. Com isso, grande parte da culpa por uma bola cruzada para ninguém, será exclusivamente sua. Nada de usar o Kinect para xingar o pobre coitado.

FIFA 13 (Foto: Divulgação) (Foto: FIFA 13 (Foto: Divulgação))FIFA 13 (Foto: Divulgação)

Grandes mudanças

Em jogos anterirores, a franquia sempre trouxe uma grande novidade impactante, como o controle manual dos goleiros (Fifa 11) e o sistema de defesa presente em Fifa 12. Mas com o leque de atrações de seu rival PES, coube a EA ampliar essas mudanças e aumentar pacote de atrações para a sua nova versão.

Uma dela é o Match Day, um recurso (não testado durante a matéria) que dará um realismo muito grande às partidas nesta modalidade. Por exemplo, se o jogador escolhe um time que, na vida real, tem uma partida no mesmo dia, as condições reais dos jogadores serão transferidas para os jogadores virtuais deste time, incluindo cartões amarelos e contusões.

Outras mudanças mais conhecidas são referentes à inteligência artificial dos jogadores. Agora eles estão agressivos e ao mesmo tempo cautelosos. Em outras palavras, nada de dar espaço para os atacantes adversários, em Fifa 13 a marcação é em cima. Se for preciso, uma chegada mais forte, ela será executada, mesmo sem apertar o botão de carrinho. Mas quando o adversário está dentro de sua área, essa pegada mais forte é deixada de lado para evitar um pênalti ou uma falta bem próxima do gol.

Neymar driblando em FIFA 13 (Foto: Reprodução)É melhor Neymar se preparar, os zagueiros de Fifa 13 não aceitam firulas (Foto: Reprodução)

E então? Fifa é superior ao PES?

Ainda é cedo para afirmar alguma coisa. As duas franquias evoluíram muito em relação aos títulos anteriores. Podemos até arriscar e dizer que PES contará com mudanças mais drásticas, mas isso não quer dizer que será melhor, pois muitos bugs ainda persistem na versão demo, e a prórpia Konami faz questão de afirmar que eles serão corrigidos na versão final.

Já Fifa 13 manteve tudo aquilo que sempre funcionou na sua franquia, como o sistema de finalzação e passes. As inovações caíram como uma luva e irão agradar aos fãs e aqueles que optam por jogar as duas franquias. O jeito é esperarmos até o final do ano para descobrirmos quem vence essa batalha. Você quer dar um palpite?

Preços de pré-venda no Brasil

Com data de lançamento confirmada para o dia 4 de outubro no Brasil, Fifa 13 teve seu preço de pré-venda revelado por algumas revendedoras de e-commerce brasileiras nesta quarta-feira, dia 15. Enquanto as versões da atual geração de consoles Xbox 360 e Playstation 3 vão custar R$ 179, a versão para PC será vendida a R$ 69, e de Playstation 2 por R$ 99. Totalmente em português, as edições comercializadas em território nacional contam com a narração de Tiago Leifert e Caio Ribeiro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gleyson Santos
    2012-08-15T11:53:19

    muito louco esse é doido

  • Ricardo Dim
    2012-08-15T11:51:59

    Último PES que mais joguei foi o 2010, as versões 11 e 12 não notei diferença nenhuma. Parecia a mesma coisa, com gráficos um pouco mais melhorados. FIFA, adicionou um monte de novidades que ninguém usa, cheio de dribles, gols e jogadas surreais demais para um simulador. Prefiro o PES para jogar em modo liga, comprar jogadores, formar um time, e para jogar com os amigos online FIFA. Tanto um quanto ao outro, tem lá suas falhas.

  • Bruno Barroso
    2012-08-15T11:18:46

    Para PS3 FIFA é o melhor! Joguei a minha vida inteira PES no PS2, muito bom; mas no PS3 a qualidade gráfica do FIFA é insuperável! Os goleiros do PES são uma das grandes fraquezas da franquia! JOGUEM O MODO ULTIMATE TEAM NO FIFA E ME CONTEM DEPOIS! SÓ ISSO JÁ VALE O JOGO!!!!

  • Arnaldo Filho
    2012-08-15T11:06:12

    Não sei porque insistem com esta comparação. Apesar do PES 13 apresentar melhorias e incluir meu PALMEIRAS. Paixões clubísticas a parte, quem joga futebol no videogame sabe que o FIFA é infinitamente superior ao PES, a jogabilidade, recursos técnicos e aquelas comemorações no FIFA é um Show a parte, desculpem os PESISTAS, mas não da para discutir, em gráfico acho que até se aproximam.

  • Anderson Silva
    2012-08-15T11:00:57

    FIFA 2013 FICOU SHOW DE BOLA , O PES 2013 MUDOU HORRIVEL A JOGABILIDADE

  • Allan Rodrigues
    2012-08-15T10:47:17

    Não há como negar o avanço de Pes e Fifa, isto graças a chamada concorrência. Pessoalmente ainda prefiro Fifa, mas gostei do Pes 13. Cada um que jogue o que julgar melhor, e as produtoras EA e Konani que se virem para conquistar seu público. Eu fico de camarote prestigiando a disputa. Acho que vou ficar um bom tempo de FIFA.

  • Weber Gomes
    2012-08-15T10:20:11

    sem chance fifa é o melhor jogo de futebol para console. pes é robotico.

  • Carlos Santos
    2012-08-15T09:49:07  

    O QUE EU QUERO SABER É O QUE VAI GANHAR DE DIFERENTE QUEM COMPRAR A VERSAO BRASILEIRA DO FIFA NA PRE VENDA, POIS JA FOI DIVULGADO QUE QUEM COMPRAR AS VERSOES AMERICANAS E EUROPEIAS TERAM BONUS, AGORA QUERO SABER DA VERSAO BRASILEIRA O QUE IREMOS GANHAR

    recentes

    populares

    • Carlos Santos
      2012-08-15T09:49:07  

      a versão brasileira terá a narração do caio ribeiro e do tiago leifert .

  • Lucas Barbosa
    2012-08-15T08:48:17  

    é esse ano a briga vai ser boa entre pes é fifa,mais eu acho uma grande bobagem os fãs ficarem discutindo brigando pra ver quem é melhor,eu por exemplo jogo os 2 jogos jogo mais pes confesso que acho um pouco mais facil,mais ambos são 2 jogassos então o melhor a fazer é jogar os 2 msm

    recentes

    populares

    • Lucas Barbosa
      2012-08-15T08:48:17  

      é o pes é mais facil . vc pega a bola na zaga e dribla td o time adversario. isso nao existe no futebol. acho q agente como gamers temos q exigir o maximo de perfeição e realismo

  • Herbert Felix
    2012-08-15T02:56:57  

    Todo novo lançamento escuto isso de jogadores mais inteligentes mas ainda continuo vendo jogadores fazendo besteiras.

    recentes

    populares

    • Herbert Felix
      2012-08-15T02:56:57  

      Concoro contigo, Herbert. O que eu vejo são os adversários cada vez mais roubões e os seus cada vez mais amebas. O CPU sempre joga com 11 manetes e vc só com 1. Isso dificulta demais o realismo e é um saco. Mas vamos ver.

  • Walace Souza
    2012-08-16T17:19:29  

    Os caras tem um trabalho danado pra fazer o jogo e agente ainda quer que o jogo saia a 10 reais, sou trabalhador assalariado mais não compro pirata, fifa merece original, o melhor simulador de futebol sem dúvidas.

    recentes

    populares

    • Walace Souza
      2012-08-16T17:19:29  

      Concordo com vc Walace, tem que valorizar o trabalho dos caras, e fifa é um simulador de futebol, quanto ao pes é apenas um jogo ! E quem quiser perder uma meu gametag é sarcero

    recentes

    populares

    • Walace Souza
      2012-08-16T17:19:29  

      ´Verdade, é caro mas eu acordei e vi que querer sempre o mais barato é uma furada, hoje to na era de aproveitar o que tem de melhor, é isso.

  • Yago Jose
    2012-08-16T15:49:55

    concordo adilson, eueueeuueea

  • Marcos Ribeiro
    2012-08-16T11:47:10

    Parece ser incrível. O que mata é SEMPRE O PREÇO!

  • Daniel Baccari
    2012-08-16T10:57:03  

    É amantes do melhor simulador de Futebol , está chegando a hora de colocarmos as mãos neste jogo fantástico, estou contando os dias. E a cada dia que passa novas informações são passadas ao publico , ate aqueles que joga PES, jogo no qual poderia fazer parceria com o Transformers , de tão robotizado que é , vão se render e entender que não existe melhor jogo de Futebol que o FIFA 2011 , 2012 e 2013, tanto é que vários adeptos já mudaram para o FIFA.

    recentes

    populares

    • Daniel Baccari
      2012-08-16T10:57:03  

      Verdade, depois do pes 11, pulei para o fifa, no começo foi hard, mas agora 1 e 3 divisão facil! te a copa ja ganhei.

  • Rogerio Rocha
    2012-08-16T01:09:29  

    Não consigo entender porque a Konami modificou a engine do Pes 2011,que para mim foi o melhor simulador ja lançado, o jogo em relação a graficos e jogabilidade era nota 10, más no momento em que a Konami lançou o Pes 2012 ela destruiu completamente a franquia que era otima tentou copiar o fifa e se deu mau, não consigo entender como pode destruir um jogo que era gostoso de se jogar, quem joga Pes entende o que quero dizer. era somente manter a engine do Pes 2011 e efetuar algumas mudanças nas quais foram firmadas no Pes 2012 mas resolveu refazer tudo de novo e se deu Mau,o 2013 parece um lixo

    recentes

    populares

    • Rogerio Rocha
      2012-08-16T01:09:29  

      Cara, como o 2013 e lixo se ele usa a engine do 2011?? totalmente sem credibilidade seu argumento, a engine do 2011 foi bastante modificada pra sair o jogão que está o 2013

    recentes

    populares

    • Rogerio Rocha
      2012-08-16T01:09:29  

      Eu joguei muito PES 2011, era um dos melhores no ranhking D1, mas a jogabilidade era melhor no 2010, o PES 2012 foi uma coisa pra ser esquecida, o 2011 realmente eu tive bons momentos de diversão e rivalidade, mas agora to de FIFA 12 e vou pro FIFA 13, mas a verdade é que: O PES 2013 tá melhor que o 2011 e 2012, mas depois que acostumamos com o Fifa, jogar PES se torna um jogo limitado e sem muitas opções, só a Master liga que ainda é interessante, mas... no geral, o FIFa é superior. E agora o FIFa 13 será totalmente em português, beleza pura! A konami precisa entender que tem que mudar tudo!

  • Jonas Santos
    2012-08-15T22:38:44

    Chega dessa palhaçada eu joguei 15 anos PES e falo o Fifa é melhor!(Atualmente) E mais quem é viciado em PES é a turminha do PS2 a maioria que tem Xbox prefere Fifa!

  • Rodrigo Coelho
    2012-08-15T21:12:24

    Eu acho que, no modo offline, o PES é bem melhor que o FIFA, com o Rumo ao Estrelato e a ML mais bem elaborados, mas no Online o FIFA é melhor, o Ultimate Team é muito viciante e o modo Head to Head é bem decente. Eu prefiro o FIFA, mas não acho que o PES nem um pouco ruim. Todo ano enche o saco esse povo que defende um jogo e fala mal do outro. Os dois jogos são muito bons. Ponto!

  • Tarcio Feitosa
    2012-08-15T11:55:26  

    MEU DEUS QUE COISA HORRÍVEL, OS BONECOS PARECE SER DE DUREPOX, OS GRÁFICOS SÃO PERFEITOS MAIS A JOGABILIDADE E OS MOVIMENTOS DOS BONECOS SÃO PÉSSIMOS.

    recentes

    populares

    • Tarcio Feitosa
      2012-08-15T11:55:26  

      No PES, é claro

  • Alexandre Rodrigues
    2012-08-15T00:24:53

    Não sei ao certo. Talvez a EA esteja mexendo mais que o necessário na jogabilidade, e ai que corre o risco de deixar o jogo menos divertido e gostoso de se jogar.

  • Lucas Lello
    2012-08-15T00:23:16

    o neymar parece ta iqualzinho

  • Lucas Lello
    2012-08-15T00:22:25

    muito dahorra ! eu gosto mais de fifa (disparado ) mas sempre compro o pes e jogo tambem mas se dexa jogo fifa todo dia!

  • Agrizzi
    2012-08-21T11:09:38

    FIFA NO MANUAL é o Melhor Futebol do Planeta!

  • Guinho Andrade
    2012-08-19T11:53:35

    De boa ate 2011 eu preferia PES e tal mas joguei FIFA 12 acabei gostando mais do FIFA tipo e mais real os movimentos dos jogadores. Joguei o PES 13 mas ainda prefiro o FIFA 12. Mas o modo multiplayer do PES é bem melhor.

  • Thiago Moura
    2012-08-15T13:38:54  

    FIFA FOREVER (SEMPRE) é o melhor q PES sem dúvidas.. vc pega um goleiro, dribla um, dribla outro, vai na lateral dá uma carretilha no juíz, passa por debaixo das pernas de 2 torcedores da arquibancada, faz salto com vara (com a bola no pescoço), levanta a bola na área intermediária, cruza com uma linda bicicleta e ainda corre pra fazer o gol de voleio (ou de cabeça)... e ainda ficar discutindo q PES é melhor??? PES é para os fracos, quem entende mesmo de futebol profissional joga FIFA. E ponto final.

    recentes

    populares

    • Thiago Moura
      2012-08-15T13:38:54  

      Entre os dois Prefiro o Super Star Soccer da konami esse era o jogo de futebol kkk. konami fazendo a diversao da galera desde o Super Star Soccer e o Deluxe kkk

  • Go Brasil