O projeto Android Open Source (AOSP) escolheu o Sony Xperia S para um “experiência” com o Android em sua forma pura, assim como presente na linha Nexus, do Google. O líder do projeto, Jean-Baptiste Queru, tem esperanças de ver mais aparelhos além do Nexus rodando a versão original do Android, porém ainda cedo e os testes estão apenas começando.

na forma "pura" (Foto: Reprodução)
Quanto a escolha do Xperia S, Queru disse que se trata de smartphone muito “poderoso”, com “bootloader” destravado e de um fabricante que tem se mostrado muito amigável ao projeto AOSP; embora especialistas no assunto acreditem que a escolha tenha se dado mais em função do “bootloader” ser destravado no Xperia S.
A questão do travamento dos bootloaders em aparelhos Android têm sido ponto de discussões nos últimos anos e melhoras têm sido conquistadas com o passar do tempo. A Sony por exemplo, tem disponibilizado para comunidade de desenvolvedores Android, versões de testes e atualizações de seus softwares antes dos lançamentos, e a equipe responsável pelo AOSP espera mais adesões a este comportamento, por parte das demais fabricantes.
A adoção do Android puro, a longo prazo, permitiria que os smartphones fossem atualizados com mais rapidez, uma vez que não seria necessário fazer modificações da fabricante original ou de operadoras, atrasando o envio aos consumidores.
Via The Verge.