Sistemas Operacionais

17/08/2012 17h05 - Atualizado em 17/08/2012 17h05

Hacker expõe falha de segurança do iPhone que existe há cinco anos

Rafael Jandre
por
Para o TechTudo

Um pesquisador de segurança e hacker do iOS expôs uma falha presente em todas as versões do sistema móvel da Apple lançadas até hoje, inclusive na versão de testes do novo iOS 6. O bug permitiria o roubo de dados pessoais de qualquer usuário que responder um SMS automático ou um alerta de correio de voz com informações sensíveis.

Falha de segurança nas mensagens do iPhone (Foto: Reprodução)Falha de segurança nas mensagens do iPhone (Foto: Reprodução)

A falha se aproveita de um protocolo chamado PDU, que lida com envio e recebimento de vários tipos de mensagens em dispositivos móveis, incluindo as automáticas. Por meio do protocolo, é possível acessar o cabeçalho da mensagem de texto, e como no iOS o destinatário das mensagens automáticas fica oculto, o número para o qual a mensagem deve ser enviada poderia ser modificado por hackers sem o conhecimento do remetente. Caso o conteúdo da SMS tenha alguma informação confidencial ou pessoal, ela poderia ser facilmente desviada.

A Apple ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas também não há perigo imediato, até porque empresas e instituições financeiras, por exemplo, nunca solicitam informações confidenciais por meio de mensagens de texto, que poderiam ser desviadas.

Ainda assim, o risco existe. O fato é que esta falha já está presente no sistema da empresa há cinco anos, e ainda não foi explorada em uma escala grande o suficiente para causar problemas, mas é bom a Apple abrir o olho.

Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Duda Weyll
    2012-08-19T01:50:34

    Uma agência americana já pagou U$250 mil por uma falha de segurança do IOS (fonte: Forbes), quando é publicada assim todo mundo já passou a mão e já fez muito estrago com ela. Inocente quem acha que a correção das falhas conhecidas é o ideal (e nem fazem isso de imediato), o problema são as falhas ainda não publicadas que estão sendo exploradas. Das conhecidas, são 27 em 2009, 32 em 2010, 37 em 2011 e 66 em 2012 (fonte: cvedetails . com); cada ano que passa só aumentam pelo interesse pelo sistema.

  • Fabricio Tiago
    2012-08-18T13:11:40

    Na verdade não existe sistemas 100% seguro, porem agora como os aparelhos da Apple estão mais acessiveis "no sentido de facilidade para encontrar" estamos descobrindo que existem falhas nos sistemas também. Só lembrando de um coisa, quem desenvolve os sistemas também é humano ou seja é sujeito a falhas.