Sistemas Operacionais

10/08/2012 14h57 - Atualizado em 10/08/2012 14h57

Jogos clássicos que voltaram para iOS

Dario José
por
Para o TechTudo

Já sentiu saudade daquele jogo que você costumava jogar no Super Nintendo? Ou de detonar aquele RPG que tanto falam e você nunca jogou por não ter mais o console? Então não perca esse Top 10 com os melhores jogos clássicos que ganharam versões para os modernos smartphones e tablets da Apple: iPhone, iPod Touch e iPad.

top-10-classic-games-iosTop 10 Jogos Clássicos para iOS (Foto: Divulgação)

São diversos jogos que foram fundamentais para definir como eram e são os videogames atualmente, além de terem proporcionado a diversão de muitos adultos e crianças durantes os anos 80, 90 e 2000.

Final Fantasy

Final-Fantasy-1Final Fantasy (Foto: Divulgação)

Originalmente lançado em 1987 para NES, Final Fantasy teve uma produção curiosa. Naquela época, sua produtora, a Square, estava em vias de falência. Na certeza de que esse seria seu último jogo, o diretor Hironobu Sakaguchi decidiu chamá-lo de “Fantasia Final”. Ele  não poderia estar mais errado.

Muito diferente dos jogos da época, que eram basicamente de ação arcade, Final Fantasy contava a história de quatro guerreiros da luz em busca da salvação do mundo. O game trazia muitas novidades para época como: progressão dos personagens, interpretação, história profunda e coleção de itens. Final Fantasy ajudou a difundir e definir o gênero RPG nos videogames e é considerado jogo obrigatório para os fãs desse gênero.

Street Fighter II Collection

street-fighter-2-collectionStreet Fighter 2 Collection (Foto: Divulgação)

Todo mundo que passou pelos anos 90 deve, em algum momento, ter jogado Street Fighter II. O game foi um marco nas locadoras de videogame e fliperamas naquele tempo. Lançado em 1991 para arcades, Street Fighter II foi convertido para todo tipo de plataforma e no ano passado, iPhone e iPad receberam uma coletânea chamada pela Capcom de Street Fighter II Collection.

Essa coletânea contêm os três Street Fighter II clássicos, são eles:  Street Fighter II: World Warrior, Street Fighter II:  Championship Edition, e Street Fighter II: Hyper Fighting. Os comandos estão todos na tela e existem configurações especiais que permitem soltar golpes especiais apertando apenas em um botão.

Sonic the Hedgehog

sonic-1Sonic the Hedgehog (Foto: Divulgação)

Sonic é um dos personagens de videogames mais amados da história, junto com Mario. Mesmo para quem não esteve presente na época do Mega Drive, basta perguntar a qualquer criança quem é o Sonic que ela responde.

O primeiro jogo do Sonic foi responsável pela popularização do videogame de 16 bits da SEGA. A jogabilidade era simples, plataforma com rolamento lateral, mas a novidade, para a época, era a velocidade fora do comum com a qual Sonic corria.

Chrono Trigger

chronotrigger-1Chrono Trigger (Foto: Divulgação)

Considerado por muitos como o melhor RPG de todos os tempos, Chrono Trigger foi concebido por um verdadeiro time dos sonhos. Artistas como: Hironobu Sakaguchi (Final Tantasy), Akira Toriyama (criador de Dragon Ball), Yuji Horii (Dragon Quest),dentre outros, participaram no desenvolvimento do jogo.

 

O game, lançado para Super Nintendo em 1995, No auge da febre por RPGs japoneses, também contou com uma versão para Playstation em 1999. O game é idêntico à versão para Playstation, mas sem as famosas cenas em animação.

Earthworm Jim

ejim-1Earthworm Jim (Foto: Divulgação)

Lançado para Super Nintendo e Mega Drive, Earthworm Jim trazia boa jogabilidade aliada a um enredo maluco e cheio de humor. Você controla uma minhoca equipada com um traje que lhe dá aparência humana. Sua missão é resgatar uma princesa de um terrível vilão fissurado em vacas.

A versão para iPhone, ficou a cargo da Gameloft, que revitalizou os gráficos do jogo, deixando-os muito mais bonitos nas telas Retina do iPhone e iPad.

Final Fight

Final-Fight-1Final Fight (Foto: Divulgação)

Outro clássico dos fliperamas que chegou para iPhone, iPod Touch e iPad foi Final Fight. Popularmente conhecido como “Briga de Rua” é um dos jogos mais famosos da geração anos 90.

Controle o prefeito bombado Mike Haggar e enfrente a gangue Mad Gear que está aterrorizando as ruas de Metro City. A versão disponível para iOS é a mesma dos arcades, por isso, não espere moleza, Final Fight é um jogo bem difícil, principalmente após a terceira fase.

MEGA MAN X

megamanx-1megamanx-1

Este é o primeiro título que a Capcom decidiu revitalizar no iOS. Enquanto nos outros jogos, ela simplesmente fez um port (conversão do jogo).  Em Mega Man X, os gráficos foram totalmente remodelados e ficarão muito mais bonitos nos aparelhos da Apple.

O game é o mesmo do Super Nintendo, porém em alguns momentos a um corte de tela, nada que atrapalhe, apenas para dividir a fase caso você queira recomeçar após ter recebido uma chamada no telefone. A versão para iOS inclui vários desafios extras que não estão presentes na versão original.

X-men

x-men-1X-men- (Foto: Divulgação)

X-men foi um jogo para arcades (fliperamas) produzido pela Konami em 1992. Com a possibilidade de controlar Cyclop, Colossus, Wolverine, Tempestade e outros X-mens. Os gráficos e roupas dos personagens seguem a antiga formação dos X-men.

A jogabilidade é no estilo “Briga de Rua” e você sai batendo em sentinelas e outros vilões como Pyro e até o temível Magneto. Como não é preciso inserir fichas e os continues são ilimitados, o jogo está mais fácil do que era antigamente.

Wolfenstein 3D

Wolfenstein 3D Classic Platinum-1Wolfenstein 3D Classic (Foto: Divulgação)

O fundador do clássico jogo de tiro moderno,  Wolfenstein 3D não podia faltar nessa lista. O game foi responsável por popularizar um gênero muito comum hoje em dia, tanto nos consoles como Playstation 3 e Xbox 360, como em computadores. Jogos como Call Of Duty Black Ops e Battlefield 3 tem suas bases fundamentadas nesse clássico.

 

Inicialmente desenvolvido em 1992 para PCs com MS-DOS, o jogo ganhou duas versões para iOS, uma paga e a outra gratuita. A versão gratuita inclui apenas três episódios e equivale a versão shareware, que era compartilhada via disquete. Esse ano, o game comemora 20 anos e a versão completa pode ser baixada por apenas U$0,99.

Atari’s Greatest Hits

atari-hits-1Atari Hits (Foto: Divulgação)

Atari’s Greatest Hits não é um jogo, é uma coleção de jogos que reúne os melhores games já lançados para Atari. Clássicos como Mission Command, Asteroid, Battlezone, Breakout e outros. São 25 pacotes pagos, totalizando 100 jogos.

Um dos destaques dessa coletânea, é o suporte a controles e joysticks via Bluetooth. Sem dúvida, o suprassumo da nostalgia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alan Souza
    2014-11-04T04:12:18

    Só esqueceram de informar que todos esses jogos são pagos!