Codecs

15/08/2012 14h35 - Atualizado em 15/08/2012 16h14

Novo codec pode compactar vídeo com a metade do tamanho dos atuais

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O grupo responsável pela padronização MPEG (Moving Pictures Experts Group) apresentou à indústria um novo tipo de codec de vídeo, destinado, sobretudo, a conteúdos de alta qualidade. O pacote, batizado de HEVC (sigla em inglês para Codificação de Vídeo de Alta Eficiência, também conhecido como H.265), tem desempenho duas vezes superior ao atual padrão H.264/AVC. A apresentação foi realizada em um congresso em Estocolmo, Suécia, entre 16 e 20 de julho.

Até que as TVs com 8K de resolução cheguem ao mercado, MPEG prepara a certificação do novo padrão HEVC (Foto: Reprodução)Até que as TVs com 8K de resolução cheguem ao mercado, MPEG prepara a certificação do novo padrão HEVC (Foto: Reprodução)

Em linhas gerais, o novo codec de vídeo permite que um mesmo conteúdo tenha um bitrate menor, mas ofereça a mesma qualidade de vídeo. Bitrate é a taxa de informação que o sistema precisa decodificar por segundo para que o material seja exibido com toda a qualidade de som e imagem. Se um vídeo tem um bitrate baixo, terá, também, um tamanho menor na hora de armazena-lo em um disco, transmiti-lo via satélite ou guarda-lo num cartão de memória, por exemplo. Numa comparação, um vídeo em Full HD codificado em HEVC teria metade do tamanho do seu equivalente, de mesma qualidade, montado em H.264.

Outra vantagem do novo HEVC está no seu limite de resolução de 8K (7680 x 4320 pixels). Não existem no mercado dispositivos com essa capacidade, mas a previsão é de que se tornem comuns antes do final da década. Como base de comparação, via de regra, salas de cinema projetam filmes com resolução de 4K.

O grupo que desenvolveu a nova certificação acredita na possibilidade de que o HEVC já esteja disponível para o mercado nos lançamentos de 2013. De acordo com Per Fröjdh, líder da delegação sueca do MPEG, a ideia é fornecer uma nova compactação de arquivos de vídeo de alta definição que se mostre eficiente para serviços móveis. “O tráfego de vídeo soma a maior parte dos dados das redes, e espera-se que em 2015 alcance a casa dos 90% de todo o tráfego de rede”, disse.

Contando com esse crescimento em tão pouco tempo, o MPEG desenvolveu o HEVC como uma forma de garantir vídeo de qualidade economizando no espaço de banda. Vale lembrar que além de impactar diretamente nos formatos de vídeo que consumimos em nossos computadores, celulares e tablets, a iniciativa também poderá trazer efeitos positivos na transmissão de TV com qualidade digital.

Via Ericsson

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jonatan Barbosa
    2012-08-15T20:33:21

    Bacana demais,isto facilita muito as coisa,principalmente na hora de armazenar,pra quem gosta é claro!!!