Sistemas Operacionais

14/08/2012 12h31 - Atualizado em 14/08/2012 12h31

Pesquisa da Apple revela por que Android é mais popular que o iOS

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Engana-se quem acredita que a Apple não se preocupa com o fato do Android estar aumentando seu marketshare (fatia de mercado) no ramo dos smartphones. Talvez por isso a companhia de Cupertino tenha feito uma pesquisa para saber os principais motivos para as pessoas escolherem o robô verde em vez do iOS. As razões são inúmeras, e incluem a preferência pela marca Google e até a opnião de que o Google Play é melhor que a App Store.

Galaxy S III é completamente diferente do iPhone (Foto: Divulgação)Apple quer saber por que as pessoas trocam o iPhone pelo Android (Foto: Divulgação)

Durante a briga judicial entre Apple e Samsung nos Estados Unidos, foi revelado um documento com estatísticas de uma pesquisa feita pela empresa americana para revelar as razões que fazem alguém comprar um Android. De acordo com o estudo, 25% das pessoas que compram um Android chegaram a considerar a aquisição do iPhone, mas acabaram mudando de ideia. Foi neste público, dos Estados Unidos, que a equipe responsável pelo relatório focou suas atenções.

Dentro deste universo, 48% ficaram com o Android porque queriam permanecer em suas operadoras de telefonia originais. Afinal, a Apple tinha um acordo que vinculava a venda do iPhone à empresa AT&T nos EUA. Outros 36% apontaram a marca Google como um diferencial, 30% destacaram as telas maiores, 27% preferem o Android Market (hoje Google Play) à App Store, 26% queriam integração com serviços do Google e 25% optaram pelo que acreditavam ter mais qualidade.

Gráfico detalha opções dos usuários do Android (Foto: Gráfico detalha opções dos usuários do Android)Gráfico detalha a opções dos usuários pelo Android (Foto: Reprodução)

Pouco depois disso, a Apple resolveu o problema com as operadoras: encerrou o contrato com a AT&T. Além disso, aumentou ainda mais as opções na App Store e vai lançar um novo iPhone com tela maior, que promete ser o grande high-end do mercado. Nos EUA, seu marketshare já voltou a subir. Pelo visto, as coisas estão voltando a caminhar corretamente para Tim Cook e companhia.

Via Phone Arena

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bernardo
    2012-08-14T22:51:52

    Fora os widgets, que não tem no iphone e são uma mão na roda. Mas pra tablet ainda prefiro o ios...

  • Leonardo Silva
    2012-08-15T16:30:38

    uma matéria patrocinada pela apple para alegrias dos fanboys e a divulgação do novo aparelho da apple... ANDROID (Y)

  • Benedito Barbosa
    2012-08-15T12:20:10

    rodrigo rodrigues, não sei sua idade mas vc pensa como adolescente sem personalidade entrou no mundinho dos fanáticos da maçã mordida e ainda não entendeu que essa maçanzinha escraviza os adolescentes funcionais.

  • Leandro Nascimento
    2012-08-15T11:32:52

    André Candido, quem disse que nao posso ler minhas mensagens e notificacoes com a tela bloqueada no iOS, há muito tempo pode-se fazer isso, inclusive acessa-las diretamente da tela bloaqueada. Nao gosto de assumir um partido de SO, ambom são muito bons, mas esses fandroids são mais alienados que os applefags. Não conhecem nada do iOS.

  • Leandro Nascimento
    2012-08-15T11:31:58

    Impressionante como os usuários do Android falam do iOS sem conhecer nada sobre o sistema. Gostaria de informa-los que o iOS sofre várias atualizações durante o ano e uma principal por ano, e que todos os usuários têm acesso a essas atualizações, coisa que o Android tb tem mas infelizmente quase ninguém têm acesso por causa da fragmentação. Newton Monteiro, quem disse que eu sou preso ao player padrão e a camera padrão no iOS? Existem vários de players e cameras na AppStore e com certeza melhores que no Google Play e posso usa-los sem problemas, meu player padrao hoje por exemplo é o OiRdio.

  • Bruno Castanho
    2012-08-15T11:31:24

    Não basta produzir um aparelho conceito, também produzem o sistema operacional , e esse é o feito da Apple, quem usa sabe que é e como funciona , conhece o sistema operacional e sua simplicidade, falha em alguns pontos e ganha em outros , mas não esta sob contrato com nenhuma outra empresa, desenvolvem aparelhos para seus próprios sistema ...

  • Osvaldo Grosso
    2012-08-15T10:29:20

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sabia que isso ia acontecer mais cedo ou mais tarde

  • Lucas Barcelos
    2012-08-15T09:17:48

    O Android é mais popular que o Iphone por causa do preço . Porque no fundo todo mundo tem vontade de ter o celular com a " maçãzinha " . Eu tenho Iphone e não quero outra vida . Tenho tb o tablet galaxy tab q é android e posso garantir que quando se meche em um aparelho IOS , vc nunca mais vai querer mcher em um android . Falo isso porque perdi interesse pelo meu android . O IOS é muito rapido , trava MUITO RARAMENTE, e quando meu iphone deu o primeiro probleminha ganhei um novo ! Nem precisei por ele no correio , ficar sem celular . Nada disso . Só n tnho mais coisas da Apple pq é mt caro

  • Eduardo Silva
    2012-08-15T08:09:15

    Nada que jailbreak e conhecimento nao deixe seu ios bem bem mas bem modificado rs

  • Newton Monteiro
    2012-08-15T02:43:33

    Caro Rodrigues, a liberdade esta no fato de você simplesmente poder trocar ou escolher recursos que são inalteráveis no IOS, EX>o player de musica, tem o padrão do Android, mas tem tbm o Winamp, mas recentemente descobri o Rocket Player e mudei novamente, agora imagine um saudavel concorrência pelo melhor player para meu android onde cada um lança recursos mais otimizado que outro, quem sai ganhando? Outro exemplo é a câmera, tem o padrão do andoird mas posso mudar tbm para HDR por exemplo, cansei da interface, simples instale Launcher Pro ou ADW Launcher resumo meu smart fica do meu jeito ;-)

  • Rodrigo Pascoal
    2012-08-14T17:44:01

    Um fator que realmente me prenderá no Android por um bom tempo é integração com os serviços da Google.

  • LUIZ CIRENO
    2012-08-14T13:51:20

    Com certeza a questão "liberdade" foi removida deste relatório. Android é um sistema aberto e conta com uma comunidade de pessoas que propagam esse espírito de maneira exemplar.

  • Andre Candido
    2012-08-14T13:39:18

    Concordo.......Android = Liberdade, Variedade e integração total ao Google ! Fora que meu Xperia S é Sony e é PlayStation. Onde a Apple tem integração assim ???

  • Benedito Barbosa
    2012-08-14T13:05:37

    a opção pelo android é simplesmente maior liberdade que o " Android oferece,uma vez android IOS nunca mais

  • Osvaldo Grosso
    2012-08-15T10:30:28  

    android é o melhor sistema, com o jelly bean entao, quem comprar um smartphone android nao terá nunca mais com o que reclamar... corram atras sistema limitado.

    recentes

    populares

    • Osvaldo Grosso
      2012-08-15T10:30:28  

      Todo fanboy do android usa a mesma desculpa... "Sistema Limitado". Alguém que nunca programou na vida e nunca explorou o hardware de um smartphone realmente tem o cérebro "limitado" a só falar isso mesmo.

  • Aderbal Nunes
    2012-08-15T10:45:38  

    Muita gente que conheço que tem um iPhone é pelo status e não pela usabilidade, infelizmente a Apple conseguiu isso. Concorrer com os celulares Android é complicado uma vez que a Apple é sozinha contra as outas fabricantes. O que não gosto no celular da Apple é que o celular não é seu, muito preso e limitado. Uso o Android JB no Nexus S e estou satisfeitíssimo. PS. Posso criticar pq tenho iOS, Mac Os, Windows, Linux e Android e sou usuário hard. Diferente os fãn boy Apple que só conhecem aquilo =D

    recentes

    populares

    • Aderbal Nunes
      2012-08-15T10:45:38  

      Muito me admira um "usuário hard" dizer que o iphone é "muito preso e limitado". Se eu quiser eu instalo até windows 95 no iphone...

    recentes

    populares

    • Aderbal Nunes
      2012-08-15T10:45:38  

      Diego quando falei isso, não falei nesse sentido. Não quero de jeito nenhum modificar nada, só quero que o que eu comprei faça o que eu quero e não precise fazer hack etc e tal. Usuário hard é que uso muito as funcionalidades do aparelho e do SO. Que sentido faz comprar um iOS e removê-lo? que sentido faz gastar uma bagatela e hackear e perder updates? Nem no Android eu faço isso, e que dá tanta facilidade pra fazer. Sempre usei os celulares do Google, assim que sai update recebo primeiro, nunca precisei hackear ¬¬

  • Andre Candido
    2012-08-15T09:55:22  

    Simplicidade ? Com o Android eu vejo minhas mensagen na tela de bloqueio e se eu quiser ler eh soh desbloquear e acessar a barra de notificaçoes e abrir a mensagem.....fora os widgets que me fornecem atualizações de qualquer coisa que eu quiser como Facebook, Twiter.......previsão do tempo.....colocar atalhos nas areas de trabalho do jeito que eu quiser pois eu possuo 5 delas......o iOS só tem um monte de icones que confundem. Tirando o fato do Google Now....eh só dizer "cafeteria" e ele encontra a mais proxima de mim ! Android é simples ou avançado quem determina é vc! Ele se adapta a vc !

    recentes

    populares

    • Andre Candido
      2012-08-15T09:55:22  

      Eu gosto de concorrência, desde que ela seja leal. O sistema Android tem suas qualidades, mas convenhamos que o iOS até um CEGO usa. Infelizmente as pessoas trocam segurança, performance e estabilidade por "liberdade", sem ao menos saberem como usar isso ao seu favor.

  • Andre Candido
    2012-08-15T13:43:14  

    Leandro Nascimento, voce pode ler suas notificações na tela de bloqueio, mas eu nao preciso dar uma volta imensa pra controlar a energia do meu telefone, eu não preciso entrar no Facebook pra ver os status de todo mundo por que eu tenho widgets e 5 areas de trabalho que tornam mais facil o uso do Android. Minha prima tem um iphone 4 e 2 amigos meus tem iphones 3G e nao trocam pq foi presente. Do que adianta um iphone, se vc instalar win95 vc perde tudo, ou nao poder usar o bluetooth com outros OS ou simplesmente conectar ao pc para transferir dados ? Android é integrado ao Google, e o iOS ?

    recentes

    populares

    • Andre Candido
      2012-08-15T13:43:14  

      Só não gosta de Iphone e de IOS quem não sabe usar as funcionalidades deles!

  • Raphael Pimentel
    2012-08-15T10:20:03  

    Faço parte da turma que é curiosa... personalizo meu Android com diversos sistemas que usuários criam mundo à fora (MIUI, Cyanogen, etc...). No momento uso MIUI em português... muito estável, possui muitas funcionalidades que deixam o celular mais fácil de usar. Não troco por IOS nem se me pagar.

    recentes

    populares

    • Raphael Pimentel
      2012-08-15T10:20:03  

      Osvaldo... Não uso Cyanogem porque não tem rádio FM... e eu ouço o Pânico na Jovem Pan todo dia... rsrsrs... MIUI é o que mais gostei até o momento (até a conexão HDMI com a TV funciona bem)... mas eu testo sistema diferentes quase toda semana.

    recentes

    populares

    • Raphael Pimentel
      2012-08-15T10:20:03  

      Raphael, existe um aplicativo de rádio FM (Spirit FM). Eu uso uma ROM AOKP baseada na Cyanogem, recomendo muito. Chama-se Resurrection Remix, existe para Samsung Galaxy II e III, tanto ICS como JB. Tecnologia é uma coisa maravilhosa.

  • Jaime Amorim
    2012-08-15T09:39:43  

    O android nunca vai ser um IOS, não existe isso de sucesso com android, , ele simplismente é distribuido pela maioria, por mais legal que seja nunca será tão estavel como o IOS da apple, o amigo falou bem o nivel de personalizacao do android e infinito e ai que está o erro!, o usuario comum não precisa saber nada do que acontece com dados de sistemas, tem que ser simples, o futuro é a simplicidade, usabilidade, menos botoes! é meu ponto de vista em relacao ao sistema, é uma minha opiniao de um usuario avançado mas acho que cada um tem suas necessidades como individuo!

    recentes

    populares

    • Jaime Amorim
      2012-08-15T09:39:43  

      Com certeza o Android nunca vai ser um iOS, pois ele está em carros, tv's, celulares, tablets, relógios, dock's, câmeras, navegador gps, arduino, óculos, mobos, pc... iOS nunca vai ser um Android =D

    recentes

    populares

    • Jaime Amorim
      2012-08-15T09:39:43  

      Jaime, tive um iPhone 4, fiquei com o aparelho por 3 meses e o IOS tem bugs assim como no Android, a diferença é que no IOS a aplicação problemática fecha sem aviso nenhum, no Android aparece uma mensagem informando o erro e perguntando se quer enviar um relatório. Conheço pessoas que compram um aparelho de R$ 500,00, rodando Android e falam que não tem comparação com iPhone 4, IOS, Apple, etc., pois façam um teste justo, usem um Nexus ou S2. IOS ou Android, ambos são ótimos sistemas mas hoje eu estou muito contente com o Galaxy Nexus e não tenho motivos para voltar ao IOS.

  • Rodrigo Santos
    2012-08-15T00:29:41  

    Uma coisa os fãs do iOS não podem negar: a capacidade de personalização do Android é infinita. O iOS tem a mesma cara há anos e não deixa mudar. Na minha família temos os 3 sistemas (iphone - ios, android- ICS (da própria sony, não é custom pra quem gosta de dizer que só assim atualizam o android) e um WP. Posso falar pelos 3 tendo testado, não como fã boy. O ios inovou no início, deu o start com o 1º iphone, mas depois parou no tempo na interface com medo de inovar e desagradar. O WP evoluiu d+,assim como o android. Hoje não vejo diferencial que justifique o preço do iphone.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Santos
      2012-08-15T00:29:41  

      Concordo com vc ! N tem diferencial que justifique o preço do IPhone !