27/08/2012 10h38 - Atualizado em 27/08/2012 16h48

Phantasmagoria é um clássico do terror que merecia um remake

Diego Borges
por
Da redação

Se você acha que Resident Evil e Silent Hill revolucionaram o gênero jogos de terror, você certamente não conhece o clássico: Phantasmagoria. Lançado para PCs e Sega Saturn em 1995, o game revolucionou ao apresentar atores reais em cenas de violência e apelo sexual, tornando-se um dos primeiro jogos proibidos em diversos países.

Phantasmagoria (Foto: Divulgação)Phantasmagoria usava atores reais para as cenas do game (Foto: Divulgação)

O enredo do jogo contava a história de Adrienne (interpretada pela atriz Victoria Morsell) que se muda com o marido para uma mansão em meio a uma ilha. O que eles não sabiam é que o local era palco de acontecimento sobrenaturais que irão acabar com o sossego do apaixonado casal.

Faça agora o download do jogo

Com um sistema point and click, o jogo era praticamente um filme. Tamanha era a quantidade de cenas, que o game era vendido em sete cds, algo considerado raro para a época. Isso acabou resultando em um número considerado baixo de vendas, pois muitas lojas elevavam o preço do game devido a quantidade fora do normal de cds.

Outro fator que contribuiu muito para o número de vendas pouco considerável era a polêmica em torno do título. Diversas lojas foram proibidas de vender o jogo, que chegou a ser banido em alguns países como a Austrália - conhecida pela grande restrição a jogos com apelo sexual e violência gratuita.

Phantasmagoria (Foto: Divulgação)Phantasmagoria foi proibido em alguns países pelo forte apelo sexual (Foto: Divulgação)

Phantasmagoria ganhou uma sequência em 1997 chamada Puzzle of Flash. Entretanto, o jogo foi muito criticado pelo enredo curto e limitado, sem ter os mesmos elementos do primeiro título, como o clima de tensão durante toda a jogatina.

Queremos o clássico de volta!

Vivemos um momento em que jogos no estilo point and click chegaram de vez aos consoles. A Telltale é uma das principais empresas que investem nesse gênero. The Walking Dead e Jurassic Park são dois jogos da produtora que reforçam essa tese. Com isso, não é dificil imaginar um cenário para Phantasmagoria nos consoles de hoje.

Phantasmagoria (Foto: Divulgação)A sequência de Phantasmagoria não agradou ao público (Foto: Divulgação)

Também seria interessante ver o clássico do horror em um game no melhor estilo Heavy Rain, repleto de decisões pelo caminho até o grande final - lembrando que Phantasmagoria possuia apenas um final, mas Adrienne poderia morrer em diversos momentos do jogo.

Não precisaríamos de atores gravando por meses em cenas com um fundo Chroma key. As cenas de animações de hoje podem reconstituir atores e cenários com um realismo que chega a confundir os mais desavisados.

Porém, se um dia alguma produtora revolver ressuscitar o clássico sem qualquer modificação, vale a pena conferir, principalmente para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de jogar este clássico do horror.

 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Mendes
    2012-09-08T14:32:35

    Jogão. Um dos melhore que joguei. Tensão do início ao fim.

  • José Junior
    2012-09-08T01:48:58

    Uma dica interessante seria falar do Jogo no mesmo Estilo chamado A Fera Interior.

  • José Junior
    2012-09-08T01:46:57

    Esse jogo e demais tenho ele e a continuação dele, para época foi impactante, espero que venha um remake, pois ja tentei rodar ele no Windows7 mais da Bug.

  • Rodrigo Silva
    2012-09-07T14:58:42

    que titica

  • Augusto Fonseca
    2013-01-16T10:38:24

    Virei esse jogo várias vezes, um dos melhores e mais divertidos jogos que eu já joguei!! Não acho que a continuação seja ruim, joguei várias vezes e curti paca!! Outro jogo desse mesmo tipo muito bom é o "FERA INTERIOR", recomendo!!!

  • Daniel Santos
    2012-10-03T06:00:26

    Será que se rodar em uma VM vai funcionar??

  • Daniel Santos
    2012-10-03T05:59:49

    esse jogo foi muiitooo louco eu tenho até hoje alguem ai conseguiu rodar no Win7???

  • Anderson Silva
    2012-08-28T08:55:42

    ainda tenho esse jogo guardado , quem quiser comprar, faço preçinho camarada! Era a melhor forma de aprender inglês quando criança, jogo inteligente que te fazia pensar , não esses jogos que com 1 hora você já acabou, eram 7 cds de pura emoção!

  • Carla Simões
    2012-08-27T22:10:08

    Eu gostei desse jogo, mas apanhei muito para terminar rsss

  • Elton Lopes
    2012-08-27T15:39:12

    Esse eu joguei... era muito bom...7 cds era algo inacreditável para época...

  • Rafael Ferraz
    2012-08-27T13:43:42

    Putz eu terminei esse game. Fantástico. Tenho ele, mas não sei como jogar no win 7. Ainda vou descobrir.

  • RENATO PINHÃO
    2012-08-27T13:36:23

    "mortar is best removed with a narrow scraping implement". Nunca vou esquecer essa dica da caveira. Merecia um remake com certeza.

  • Amir Frederico
    2012-08-27T12:22:36

    Já joguei muitas vezes. Maravilhoso o jogo, clássico sem dúvidas

  • Filipe
    2012-08-27T12:09:15

    Por incrivel que pareça, comprei o jogo em Dubai. Acho que eles nao sabiam que tinha cena de sexo. Depois sumiu das lojas. Comprei pq tinha varios CDs. Me chamou atençao. Acabou que achei um jogaço! So achei caido que vc tinha que ter uma serie de itens que so davam para coletar em certas partes do jogo. Se nao os tivesse no final, nao zerava hehe. O segundo achei muito ruim. O pessoal viajou demais. mas foi um jogao e tb gostaria de ve-lo de volta!

  • Rodrigo Ferronato
    2012-08-27T12:09:35

    Esse nunca tinha jogado, só morre.....kkkkkkkkkkkkk

  • Abel Neto
    2012-08-27T11:19:27

    E cadê a polêmica??? "Jornalistas da Globo geram polêmica apos usar muito a palavra polêmica..." essa sim seria uma manchete boa...

  • Wander Goncalves
    2012-08-27T13:50:37  

    Caramba esse jogo tinha 7 cd´s. a cena de estupro não é tão forte, mas as cenas de mortes sim. joguei em 1998

    recentes

    populares

    • Wander Goncalves
      2012-08-27T13:50:37  

      Verdade! As cenas das mortes eram bizarras! kkk

  • Marcos Almeida
    2012-08-27T12:33:39  

    Um clássico!só não sabia que tinha sido lançado para saturn.

    recentes

    populares

    • Marcos Almeida
      2012-08-27T12:33:39  

      Se é que foi! Eu NUNCA ouvi falar disso...

  • Juvenal Barreto
    2012-08-27T11:43:08

    Diego, blz? Tenho esse jogo e acho demais. Na verdade tenho os dois!!! Como faço para jogar no MAC??? Vc tem idéia ou algum site que me ajude? Obrigado.

  • Marcelo Ferraresso
    2013-01-24T02:23:04  

    Nossa, que maravilha isso! Comprei esse jogo em Miami, em 1997 - Já conhecia ele das revistas, mas não achava no Brasil! Pirei forte nele e depois também joguei o excelente THE BEAST WITHIN, com o mesmo estilo de jogo e temática "lobisomens"! CLÁSSICOS!

    recentes

    populares

    • Marcelo Ferraresso
      2013-01-24T02:23:04  

      Comprei o Phantas 1 em Portugal em 1995. Grande jogo, sem dúvida! O Segundo também é muito bom!

  • Dude Hell
    2013-01-21T17:31:31  

    Merece mesmo, até hoje tenho o Phantasmagoria II - Puzzle of Flesh, de 5 Cd's, bom demais o jogo.

    recentes

    populares

    • Dude Hell
      2013-01-21T17:31:31  

      Sim, o Phantas 2 também é muito bom, tal como o Gabriel Knight 2: The Beast Within, já que estamos a falar de jogos filmados.

  • Leonardo Gorres
    2012-08-27T19:16:04  

    Eu tenho um jogo chamado Gabriel Knight 2: A Fera Interior... MUUUUITO BOM sobre lobisomens... Neste mesmo estilo de jogo, filmado e cheio de decisões a tomar. Da mesma época, com 6 cd's e se não me engano da mesma empresa do Phantasmagoria.

    recentes

    populares

    • Leonardo Gorres
      2012-08-27T19:16:04  

      O Gabriel Knight 2: The beast Within é de facto muito bom também. Mas joguem também o Ganril Knight 1!

    recentes

    populares

    • Leonardo Gorres
      2012-08-27T19:16:04  

      A serie Gabriel Knight tb merecia uma nova versao!

  • GILBERLI ARAUJO
    2012-08-27T16:40:15  

    Cara esse jogo é um clássico espetacular do horror pela perfeição para a época. Para alguem chamar esse jogo de chato, tem que ser muito limitado mesmo, afinal é difícil imaginar um jogo que seja tão impactante nos dias de hoje como esse jogo foi na época. Hoje em dia os jogos são tão pobres em história e alma que chegam a dar nojo e pena de gastar dinheiro com eles. Esse sim merece um remake e de preferência feito com o mesmo capricho com que foi feito originalmente, só uma criança para não gostar desse jogo, então é melhor jogar turma da monica.

    recentes

    populares

    • GILBERLI ARAUJO
      2012-08-27T16:40:15  

      Victor Queiroz - O que tem a ver "o brasileiro" na história? Explica aí...

    recentes

    populares

    • GILBERLI ARAUJO
      2012-08-27T16:40:15  

      Victor Queiroz, o dia que você entender de videogames melhor que eu, me manda por correio uma arma pra eu dar um tiro no meu ouvido, coisa que eu duvido muito que vá acontecer. Essa é simplesmente a minha preferência e é por isso que eu postei meu comentário como ele está. Afinal você queria que eu postasse a sua ou a minha preferência, acorda meu amigo, eu zerei todos os games importantes dos últimos 20 anos com detonados inclusive e é esse o meu gosto. Eu prefiro games da década de 80(final), 90, 2000 (muito no início) e ponto.

  • Charles Silva
    2012-08-27T15:08:20  

    Caramba, se o jogo for tão chato como é este video não quero jogar não.

    recentes

    populares

    • Charles Silva
      2012-08-27T15:08:20  

      Tem gente ai que é melhor jogar Rayman, porque quem não jogou ele e Gabriel Knight, não sabe o que é realmente diversão ! Até alemão com gabriel knight eu aprendi!

    recentes

    populares

    • Charles Silva
      2012-08-27T15:08:20  

      É o problema destes vídeos. As pessoas têm tendência de apreciar o jogo através daquilo que alguém gravou. TE GARANTO que ficaste coim uma ideia errada do jogo. O PHantasmagoria é um EXCELENTE jogo, à confiança!! :)

  • Livia Sales
    2012-08-27T14:33:18  

    Esse jogo é fantástico! Eu tinha 7 anos quando joguei pela 1ª vez! Morria de medo...kkkk - mais velha (uns 5 anos atrás), baixei e zerei o jogo. Seria excelente se fizessem um remake com a mesma qualidade do primeiro! Quem nunca jogou, não sabe o que está perdendo...

    recentes

    populares

    • Livia Sales
      2012-08-27T14:33:18  

      Eras muito novinho. ;) Eu tinha uns 16 ou 17 anos!