Internet

04/08/2012 08h45 - Atualizado em 07/11/2013 09h43

Salto em altura é tema de Doodle em homenagem às Olimpíadas de Londres

Ricardo Fraga
por
Para o TechTudo

O salto em altura foi escolhido como tema para o Doodle do Google neste sábado (4). Desde o início das Olimpíadas de Londres, a gigante das buscas tem substituído o seu logo por imagens que representam modalidades disputadas durante os Jogos Olímpicos de Londres.

Salto em altura é tema de Doodle em homenagem às Olimpíadas de Londres (Foto: Reprodução/Google)Salto em altura é tema de Doodle em homenagem às Olimpíadas de Londres (Foto: Reprodução/Google)

A modalidade olímpica consiste em o atleta saltar sobre uma barra horizontal (fasquia) colocara em uma determinada altura utilizando apenas o seu próprio impulso, sem o auxílio de qualquer equipamento. O primeiro evento da modalidade foi registrado no século XIX na Escócia, no qual a barra horizontal foi colocada até 1,68 metro de altura. O esporte começou a ser praticado nas Olimpíadas durante os Jogos de Atenas, em 1896, onde o americano Ellery Clark foi o vencedor.

Em uma competição oficial, a altura mínima a ser saltada é determinada pelos organizadores e juízes. Cada atleta escolhe com qual altura quer iniciar a competição e tem três chances de ultrapassá-la sem derrubar a fasquia. A cada salto realizado com sucesso, o atleta pode definir qual a próxima altura que será saltada por ele. Geralmente há o incremento de três a cinco centímetros. Após três tentativas fracassadas, o atleta é eliminado da competição. Em caso de empate, ganha o atleta que conseguiu a maior marca no menor número de tentativas.

A barra horizontal, conhecida como fasquia, é feita de fibra de vidro ou alumínio e possui aproximadamente quatro metros de comprimento. Geralmente circular, a fasquia é suportada por dois postes verticais que ficam posicionados entre a pista de corrida e o local da queda dos atletas, que é revestido por um material que visa amortecer a queda do saltador. A pista por onde o atleta corre tem aproximadamente 20 metros de comprimento.

Declara-se como nulo o salto em que o atleta encosta na fasquia e a derruba. Dentre as três chances de salto, o atleta pode abortá-lo a qualquer momento e, a partir de então, começa-se a contar um minuto para que ele efetue uma nova tentativa. Caso o tempo estipulado seja ultrapassado, o salto será considerado nulo e o atleta perderá uma chance de saltar.

A principal técnica adotada nos saltos atualmente é o “flop” ou “estilo fosbury”. Nela, o atleta ultrapassa a fasquia primeiro com os ombros, tendo o rosto voltado para o céu. Em seguida, passa o restante do seu corpo. A técnica foi criada pelo americano Dick Fosbury e utilizada por ele nas Olimpíadas de 1968, realizadas na Cidade do México, onde ficou com a medalha de ouro.

Confira também Ary Barroso, autor de 'Aquarela do Brasil', homenageado em Dooodle do Google!  

Via Google e Wikipédia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Vaccaro
    2012-08-04T10:10:27

    parece mais salto com vara isso ai

  • Fábio
    2012-08-04T18:38:50

    Salto em altura? kkkkkk manja muito hein campeão. Não seria Salto com Vara?