Tablet

15/08/2012 12h22 - Atualizado em 18/10/2012 16h58

Samsung lança Galaxy Note 10.1, principal rival do novo iPad; veja comparação

Marlon Câmara
por
Da redação

A Samsung anunciou nesta quarta-feira (15) o lançamento do Galaxy Note 10.1, seu mais novo tablet com sistema operacional Android. O aparelho chega para ser o principal concorrente da empresa ao Novo iPad, da Apple, e conta com um hardware interessante e diversas inovações na sua usabilidade.

Samsung Galaxy Note 10.1 (Foto: Reprodução/TheVerge)Samsung Galaxy Note 10.1 (Foto: Reprodução/TheVerge)

As especificações do aparelho são surpreendentes. Além da tela de 10.1, o dispositivo conta ainda com um processador quad-core Exynos de 1,4 Ghz, 2 GB de memória RAM, câmera traseira de 5 megapixels. O tablet acompanha ainda a versão 4.0.4 Ice Cream Sandwich do Android, que vai ganhar atualização para a 4.1 Jelly Bean até o final do ano.

A principal novidade do aparelho está a presença da caneta S Pen, que não necessita de bateria, e de inúmeras utilidades no próprio design do sistema para o uso do acessório. A tela do Note 10.1 tem um sistema inteligente, que ignora qualquer toque extra enquanto a caneta está sendo utilizada. Assim, não importa se você esbarrar no display enquanto usa o acessório.

No momento em que a caneta é retirada do seu suporte, automaticamente o sistema abre um menu com diversos aplicativos otimizados, incluindo editores de imagem e bloco de notas. Além disso, a tela e a caneta reconhecem a pressão feita pelo usuário, o que faz com que os traços feitos podem ser mais finos, grossos, fortes ou fracos, dependendo da vontade de quem utiliza. Para aproveitar a capacidade do seu acessório, o tablet inclui ainda programas especiais, como o Photoshop Touch, que já vem pré-instalado no modelo.

Caneta S Pen no Note 10.1 (Foto: Reprodução/Engadget)Caneta S Pen no Note 10.1 (Foto: Reprodução/Engadget)

O Galaxy Note 10.1 traz ainda a novidade de utilizar mais de um aplicativo por vez na tela, dividindo a extensão do display. Seis apps foram otimizados para funcionar melhor com a função: o S Note, a Galeria de imagens, o player de vídeos, o navegador, o Polaris Office e o e-mail. O diferencial é ser capaz de criar anotações ou mexer na agenda, por exemplo, sem interromper suas demais atividades.

O aparelho conta ainda com o aplicativo Kno, que possui mais de 200 mil livros de diversas editoras, tornando o tablet ideal não só para leitura, mas também para marcações e anotações, utilizando a caneta S Pen.

Comparativo entre o Galaxy Note 10.1 e o novo iPad:

  Galaxy Note 10.1 Novo iPad
Tela: 10,1 polegadas (800 x 1280 pixels) 9,7 polegadas (1536 x 2048 pixels)
Processador: Exynos Quad-core 1,4 Ghz Apple A5X Dual-core 1 GHz Cortex-A9
Memória RAM: 2 GB 1 GB
Câmera: 5 megapixels 5 megapixels
Peso: 600g 652g
Tamanho: 262 x 180 x 8.9 mm 241.2 x 185.7 x 9.4 mm
Bateria: Li-Ion 7.000 mAh Li-Po 11.560 mAh
Acessórios inclusos: Sim Não
Otimizado para desenhar/escrever: Sim Não
Sistema: Android 4.0.4 Ice Cream Sandwich iOS 5
Preço (EUA): US$ 549 (Wi-Fi 32 GB) US$ 599 (Wi-Fi 32 GB)

O Note 10.1 chega às lojas norte-americanas na próxima quinta-feira (16), na sua versão somente com Wi-Fi. Os preços variam entre US$ 499,99 (cerca de R$ 1.000) para o modelo com 16 GB e US$ 549,99 (aproximadamente R$ 1.110) para o com 32 GB. Ainda não há previsão de lançamento ou de preço no Brasil.

Confira o vídeo de divulgação oficial da Samsung:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jobe House
    2012-08-15T16:52:54

    Não adianta, quando a samsung consegue algo deste porte vem a Apple e mostra q pode fazer melhor

  • Alex Voz
    2012-08-15T17:20:52

    Sabe a velha frase de efeito: ''Os produtos da Apple são para os otários que gostam de status''. Os produtos da Apple são INCRÍVEIS! Tem gente que não sabe o que escreve. Quando conhecem um produto Apple, ficam logo apaixonados. Tanto que até alguns aplicativos para Android, são: Falso Iphone, deixe a tela do seu Android como do Iphone, papel de parede com logo da Apple, etc. Tenho o novo Ipad e a plataforma IOS é TOP! A Apple cria, e os outros copiam!

  • Andre Carvalho
    2012-08-15T17:00:21  

    Os consumidores de MARCA em vez de PRODUTO já estão desesperado nos comentários abaixo ...

    recentes

    populares

    • Andre Carvalho
      2012-08-15T17:00:21  

      Pois é kkkkkk

  • Panico Trânsito
    2012-08-15T16:59:02  

    Vários Ifans por aqui. Qual a graça de ficar puxando o saco de uma empresa que vende produtos mais fracos, mais caros e mais travados que a concorrência? Isso sem falar nos preços dos acessórios. O IOS é legal? é e daí o Android é tão legal quanto, custa menos e permite muio mais. Realmente esse papo de Ifan é pura questão de status. Parece que se a Apple vender um Pentium 3 a preço de I7 eles comprarão porque "é da Apple" e ainda dirão que é mais rápido. Não sou fan de nenhuma marca nem inimigo da Apple, mas tem coisa que só não enxerga quem não quer.

    recentes

    populares

    • Panico Trânsito
      2012-08-15T16:59:02  

      FANBOY!!

  • Bruulsp
    2012-08-15T16:44:47

    Cara, só sendo muito estúpido e alienado pra não perceber que esse tablet é superior ao IPad. Acho que a unica coisa que o Ipad tem vantagem é o fato de ter uma melhor resolução e talvez (ainda não sei como o é o da samsung) o som porque a apple realmente manda bem em softwares para gravações e tal...mas em termos de funcionalidade, praticidade (poxa os caras me fizeram achar legal usar "caneta" de novo) e qualquer outro atributo que defina um bom tablet a samsung ganha. Apple é muito mais status pra algumas pessoas do que qualidade em si.

  • Aleph River
    2012-08-15T16:37:35

    Tenho o Galaxy Tab 7.7 e estou muito satisfeito com êle. Pelas configurações desse Galaxy Note 10.1 dá pra perceber que a Apple está com os dias contados.

  • Ivando Pinto
    2012-08-15T14:26:06

    Quad Core 1,4Ghz e 2GB de RAM. Bem interessante. Mas ainda vou aguardar um tablet com configurações parecidas, porém com Windows 8.

  • Thiago Silva
    2012-08-15T13:15:39

    Ainda vou com o Galaxy 7... O preço do tablet é muito atraente.... E já vira de fábrica com a nova versão do Android...

  • Dylan Nascimento
    2012-08-15T12:49:32

    Eu quero o meu também ! Está com um designe incrível ! Adorei o novo Galaxy Note 10.1 ,acho que vou comprar um com 32Gb quando chegar no Brasil... Quero um tablet mesmo u.ú Enfim, em relação ao iPad 3 ,prefiro este aí, pois é bem mais bonito e as vantagens de ter um iPad não é lá essas coisas...

  • Daniel Mendonça
    2012-08-15T17:46:45

    UÉ, SEM QUERER TOMAR PARTIDO, OS APARELHOS APPLE NÃO SÃO TODOS FABRICADOS NA CHINA? TEM CADA INTELECTUAL AQUI QUE NEM TEM NOÇÃO E DÁ TIRO NO PÉ. SE COMPARARMOS ESPECIFICAÇÃO POR ESPECIFICAÇÃO, O NOVO TABLET DA SAMSUNG É O MELHOR E PONTO FINAL.

  • Marcio Carvalho
    2012-08-15T17:39:58

    Otário é quem acha que tira onda com um Ipad, e fica colocando um software pra desbloqueio e conseguir tudo sem pagar.. porque nessa merd.. tudo é pago!!! Ta maluco!

  • Ralphy Rett
    2012-08-15T17:35:14

    Po, assim nao vale. O titulo diz 'site', mas deveria estar escrito 'site techtudo', por que dai o leitor ja' veria que a reportagem nao tem peso. Analise de site brasileiro dizendo que Samsung e' melhor? Piff...

  • Jefferson Villalba
    2012-08-15T17:25:28

    Joker falou td hahahahahaha esse negocio de sempre falarem de concorrencia é balela ... nao troco por nada nem meu iphone e nem meu macbook :)

  • Jefferson Andrade
    2012-08-15T16:45:45

    Quatro palavras para a Sansung, completando o nosso amigo Gabriel Nogueira: NUNCA SERÃO, JAMAIS SERÃO!

  • Gabriel Nogueira
    2012-08-15T15:47:26  

    Duas palavras pra Samsung: NUNCA SERÃO!

    recentes

    populares

    • Gabriel Nogueira
      2012-08-15T15:47:26  

      Então vamos completar com as quatro palavras: NUNCA SERÃO, JAMAIS SERÃO!

    recentes

    populares

    • Gabriel Nogueira
      2012-08-15T15:47:26  

      Jefferson Andrade Recaucados vcs estão pteocupados em defender uma marca que nem sabe que vcs existem só lamento por vcs.........

  • Esdras Rocha
    2012-08-15T12:34:33

    Eu já quero o meu!!! Qdo chega no Brasil e o preço, alguém já sabe?

  • Fabiano Farizzo
    2012-08-15T18:42:24

    Nunca vi nada demais nestes produtos da Apple... Esse negócio de idolatrar tudo que a Apple lança parece coisa de APzeiro que acha que motor AP é o melhor do universo...

  • Helder Moreira
    2012-08-15T18:12:41

    A Apple ja ficou para tras da Samsum a um tempo!!! desde o lancamento do Galaxy SII estou estudando em San Diego e vejo que as pessoas aqui sao muito apegadas a Apple ainda mas por pouco tempo!!! meu primo comprou o new Ipad que na minha opiniao eh lixo trava toda hora!!! nunca irei comprar nada da Apple pq o que eles andam tendo ultimamente eh nome e preco salgado e nada mais!

  • JOAO DIAS
    2012-08-15T18:06:36

    Troco o meu IpadII por um Note desses. Ainda entrego um Iphone4 de diferença!

  • JOAO DIAS
    2012-08-15T17:54:18

    Troco meu ipadII e ainda entrego um iphone 4 por 1 desses!

  • Malu Reis
    2012-08-15T17:49:50

    Na boa, moro em Los Angeles há mais de doze anos, estou na área de tecnologia e tenho um Kindle Fire e um iPad II. O atual iPad não chega nem na sola desse novo tablet. Comparar o nível de multi tasking dele com o iPad chega a ser hilário. Outra, falar em resolução é falar em monitores LG e Samsung. Isso é sabido no mundo inteiro e a própria Apple reconhece que nesse quisito eles perdem. A sorte da Apple é que seu # de Apps ainda é muito superior ao Android e sempre que alguém faz algo melhor eles ainda têm tempo de consertar o novo lançamento e se manter no topo. Note 10.1, meu próx. tablet!

  • Rodolfo Caires
    2012-08-15T17:10:25  

    Que pena que não é apenas as especificações que contam. iPad é MUITO melhor, e os números de vendas comprovam isso. Além disso, CANETA? CANETA? A Samsung resolveu voltar no tempo? Ninguém quer saber de caneta pra usar tablet ¬¬"

    recentes

    populares

    • Rodolfo Caires
      2012-08-15T17:10:25  

      Boa, Osvaldo Grosso! Conheço muita gente que comprou tablet pra acessar twitter e facebook. Isso até o Galaxy 5 faz! Inclusive compraram o Ipad 1 que nem USB tem(?!?!?!?!?!). Pleno século XXI sem entrada USB??? Até o mais xing-ling dos mp3 player tem USB. Até mesmo para leitura de livro ainda acho mais barato o proprio livro impresso. Afinal, quem vai ler mais de 1000000 livros que os tablets suportam.

    recentes

    populares

    • Rodolfo Caires
      2012-08-15T17:10:25  

      Olha, pra quem desenha e trabalha com arte essa caneta sensivel a pressão é uma revolução! Uma mesa digitalizadora como a cintiq custa 4.000 reais no Brasil, comprar um tablet com essa funcionalidade por bem menos que esse valor é muito mais vantajoso. Infelizmente, ou não, tem pessoas que se interessam em usar caneta no tablet :)

  • Joker
    2012-08-15T16:38:33  

    A verdade é que não existe concorrente para o iPad. Existem pessoas que usam apenas produtos apple e pessoas que ficam pulando em samsung, motorola, etc. Quem usa apple nao muda, portanto, a apple nao tem concorrentes. Isso é fato.

    recentes

    populares

    • Joker
      2012-08-15T16:38:33  

      Eu conheço gente que tinha um Iphone 3GS e odiou a experiencia. Com um samsung galaxy SII está muito mais satisfeito.

    recentes

    populares

    • Joker
      2012-08-15T16:38:33  

      Sinto decepcioná-lo. Mas ja tenho iTouch e preferi pegar um Galaxy SII ao iPhone. Também comprei o galaxy tab 2 ao invés do iPad (e não foi por ser mais barato, e sim por ser muito melhor)

  • Fabrício Souza
    2012-08-15T19:13:30

    MacFags gonna hate....

  • Ricardo Feitosa