Celular

02/08/2012 20h08 - Atualizado em 02/08/2012 20h08

Tim, Claro e Oi voltam a comercializar planos a partir desta sexta

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Durou somente 12 dias a punição da Anatel a Tim, Claro e Oi. A partir da próxima sexta-feira (3) as três empresas poderão voltar a comercializar novas linhas em suas lojas. Todas as companhias apresentaram planos satisfatórios de investimentos, detalhando como podem melhorar seus serviços até o ano de 2014. O fim da proibição foi anunciado oficialmente em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (2), 11º dia de suspensão das vendas.

Venda de chips de todas as operadoras está liberada (Foto: Reprodução)Venda de chips de todas as operadoras está liberada
(Foto: Reprodução)

Até apresentarem seus projetos, as empresas tiveram que suar. Todas tiveram seus primeiros planos de ação recusados e acabaram precisando realizar diversas adequações até que a Anatel ficasse satisfeita. A aprovação dos documentos vem em uma época excelente para as companhias, já que elas poderão comercializar novas linhas antes do Dia dos Pais.

A agência ressaltou, porém, que sua fiscalização não para por aí, e garante que analisará detalhadamente, a cada três meses, os serviços não somente de Claro, Tim e Oi, como também de Vivo, CTBC e Sercomtel. Cada operadora tem um sistema interligado à entidade, onde é possível fazer avaliações de condições de sinal, regularidade de antenas, reclamações de clientes e quedas dos serviços de voz e dados.

O presidente da Anatel, João Rezende, explicou que serão gastos R$ 20 bilhões nos próximos dois anos pelas companhias. Essa verba será gasta para aumentar o número de antenas, adquirir equipamentos para elevar a taxa de transmissão de dados e também aprimorar o sistema de atendimento aos clientes.

Vale lembrar que a punição às empresas ficou valendo a partir do último dia 23 de julho e foi motivada pelas inúmeras reclamações dos clientes das operadoras à Anatel. A TIM ficou proibida de comercializar novas linhas em 18 estados, além do Distrito Federal. A Oi em cinco e a Claro em três.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thiago Silva
    2012-08-03T13:55:06

    Gostei muito da postura da Anatel... As pessoas reclamavam que o governo não tomava uma postura, mais enfim ele fez o que foi necessário... Foi suspensa a venda de planos, as empresas apresentaram a solução para as falhas e os investimentos a serem realizados... Agora resta a Anatel fiscalizar para cobrar que sejam feitas as melhorias, e acredito que gradativamente vamos perceber a melhora... O mesmo não ocorrerá do dia pra noite... Nosso país é continental... Exige muito mais logística e infraestrutura que muitos outros...

  • José Eduardo
    2012-08-02T21:45:18  

    Demorou o arrego da Anatel. Multinacional deita e rola nesse paizéco de terceira categoria.... >:/

    recentes

    populares

    • José Eduardo
      2012-08-02T21:45:18  

      Então suma do Brasil, não precisamos de falso patriotismo, vocês só são patriotas quando lhe convém, em época de Copa do Mundo !

    recentes

    populares

    • José Eduardo
      2012-08-02T21:45:18  

      Muito boa resposta Danilo Campari... Quero qual outro país no mundo que teve esta mesma postura do Brasil para melhorar a qualidade de seus serviços... As empresas apresentaram os planos, a correção das falhas ocorrerão ao decorrer do tempo, dentro do prazo estabelecido junto a Anatel.. Exemplo: Se as antenas forem instaladas até o final do ano, segundo o José Eduardo, ele acha então que até lá a empresa deveria se bloqueada de vender os seus planos?? Não faz sentido... Foram proíbidas até que apresentassem uma solução... A Anatel agora vai fiscalizar, para que seja cumprido o plano.