10/09/2012 17h05 - Atualizado em 10/09/2012 17h06

Android domina mercado brasileiro; Windows Phone mais expressivo que iPhone

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Em todo o mundo, o Android é o sistema operacional mais utilizado em celulares. No Brasil, a estatística não foge a regra. A empresa Kantar Worldpanel ComTech divulgou nesta segunda-feira (10) os dados sobre a utilização de smartphones no país e apontou que a base de usuários brasileiros usando a plataforma do Google já corresponde a 46.8% do mercado.

Windows Phone, iPhone e Android (Foto: Allan Melo / TechTudo)Windows Phone, iPhone e Android (Foto: Allan Melo /
TechTudo)

A pesquisa, que analisou o mês de agosto de 2012, revelou informações de smartphones no Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha, Estados Unidos, Austrália, Estados Unidos e Brasil. Somando os dados de todos estes locais, o Android é o grande líder, representando mais de 60% do mercado, seguido do iOS, da Apple, que tem aproximadamente 24%.

No Brasil, o panorama é um tanto diferente. O iOS é apenas o quarto colocado, com 7,5% de participação, atrás do Windows Phone (quase 15%) e até do Nokia Symbian, em 22% dos aparelhos. Se as estatísticas deste ano forem comparadas com a do mesmo período de 2011, é possível notar que o Android teve um crescimento de mais de 30% em somente 12 meses.

Pesquisa da Kantar revela como está o mercado móvel no mundo (Foto: Reprodução)Pesquisa da Kantar revela como está o mercado móvel no mundo (Foto: Reprodução)

Em agosto do ano passado, o Android era responsável por apenas 14% do mercado móvel brasileiro. Quem mais perdeu espaço, apesar de ainda ser a segunda maior plataforma móvel no país, foi o Symbian, que estava em quase 72% dos gadgets e hoje não passa dos 22%.

A tendência, com o passar do tempo, é que a participação do Symbian caia mesmo em desuso e iOS e Windows Phone, especialmente com aparelhos sendo lançados no fim do ano, fiquem como principais concorrentes do Android na luta pelo topo deste mercado, que não para de crescer.

Via Google Discovery

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tiago Souza
    2012-09-12T09:54:30

    Trabalho na em Operadora , e vendo todos modelos com todos sistemas operacionais , nossa loja é lider de mercado , e conheço bem o mercado , baboseira falar que Android é lider de mercado , concerteza , questão de mercado gente , não significa que ele seja melhor ou pior , é só porque tem gente que não tem condições de ter um Iphone4s ( 2.000) ai compra um Samsung Galaxy FIT ou Y (490.00) , mas faça um Iphone com custo de 500 reais igual o 4s pra ver , o Iphone é o Produto mais desejado nas lojas sempre...O PROBLEMA É TER CACIFE , Tenho Sansung e Iphone mas sou apaixonado pelo meu iphone...

  • Danilo Matos
    2012-09-12T08:19:22

    Thiago Barros (responsável pela matéria), não é possível! Vcs são patrocinados pela Google, Samsung ou afins, não é mesmo? É impressionante a quantidade de baboseiras que vcs escrevem!!! Chega a ser ridiculo! Deve ser moleza trabalhar no G1. Deve funcionar da seguinte forma: as materias mais idiotas vão para o ar... (pode excluir meu comentário, mas pelo menos saberá minha opinião - e de diversos leitores).

  • Jairo Reis
    2012-09-11T21:23:09

    É brincadeira querer compra a quantidades de Iphones que custam quase R$2.000,00 com aparelhos que custam R$300,00.

  • Thomaz Gomes
    2012-09-11T19:00:26

    Fala sério, isso é coisa comprada!!! Aonde que o Windows Phone tem mais usuários que iOS aqui no Brasil?!?!?!? Sou usuário Android, muito satisfeito com o meu S3, mas são sou cego!!! Só rindo mesmo!!! kkkkkkkkkkkkkkk

  • Marcelo
    2012-09-11T14:57:44

    É pq geralmente quem usa symbiam, na verdade, nem sabe qual o nome do SO que tem no celular, são pessoas mais comuns, mais sérias, que usam o celular mais como celular mesmo, no máximo ver emails e algum site muito de vez em quando. Não são dessa nossa geração que usa tudo como se fosse um brinquedinho, rs.

  • Dani Nakamura
    2012-09-11T13:31:10

    Se a NASA desenvolve satélites com Android e as forças armadas americanas usam Android em seu brinquedinhos de matar, quem sou eu pra falar o contrário?

  • C4rioc4
    2012-09-11T09:50:12

    No Windows fone os ícones mudam de tamanho, cor, são muito mais intercambiaveis, para quem tem Xbox seus amigos aparecem na tela, enviam msg, vc recebe seus emails como preferir na tela, existem diverss funções com ambientes sociais.....achei muito show...pena que minha empresa mudou e optou pela porcaria do Atrix..... Mas....fvr o que ???

  • Renato Pereira
    2012-09-11T09:00:04

    Bom, isso quer dizer que somente 7,5% dos brasileiros tem "cacife" para bancar um iPhone. Não era isso que os fanboys queriam e se vangloriavam?

  • Damião Campos
    2012-09-12T09:07:55

    SUPREMACIA ANDROID (alma: UNIX>LINUX).

  • C4rioc4
    2012-09-11T09:44:28  

    Já tive iPhone 3GS, iPhone 4, Atrix android, htc com Windows Phone...........DE TODOS OS SISTEMAS O QUE MAIS GOSTEI FOI O WINDOWS FONE....SENSACIONAL PARA QUEM TEM WINDOWS, XBOX....ACHEI O MÁXIMO ,!,

    recentes

    populares

    • C4rioc4
      2012-09-11T09:44:28  

      Ultimamente tenho preferido o Windows Phone tb. Foi uma ótima aquisição o Lumia 800.

  • Jeferson Santos
    2012-09-11T09:01:25  

    Vamos analisar essa materia de outra perspectiva: No Brasil tem mais Uno do q Ferrari, mas qual é o melhor?

    recentes

    populares

    • Jeferson Santos
      2012-09-11T09:01:25  

      Alberto Mikhailov certo exagero dizer que foi tosca.Acho que tem uma certa logica.Simplesmente ele quis dizer que nao é porque tem mais,que é melhor.Existem varias razoes para o android estar na frente e nao significa que seja O MELHOR.

    recentes

    populares

    • Jeferson Santos
      2012-09-11T09:01:25  

      sistema operacional barato, a justificativa é essa, alem de nao ser um sistema próprio como o IOS. nao troco iphone por nenhum desses.

  • Eduardo Souza
    2012-09-10T21:30:13  

    Brasileiro= Pobre, Apple = Caro e logico que o IOS não vai liderar

    recentes

    populares

    • Eduardo Souza
      2012-09-10T21:30:13  

      Como assim? Pensei que a microsoft tava distribuindo windows phone por ai pra aumentar seu market share.

    recentes

    populares

    • Eduardo Souza
      2012-09-10T21:30:13  

      Não sabe interpretar um texto, ai fica dificil...

  • Reynald Oliveira
    2012-09-10T17:58:57  

    é o Windows Phone fazendo progresso!!!! ;)

    recentes

    populares

    • Reynald Oliveira
      2012-09-10T17:58:57  

      Não existe progresso que o Windows Phone possa fazer que o torne algo diferente de um algoritmo de força bruta!

    recentes

    populares

    • Reynald Oliveira
      2012-09-10T17:58:57  

      Pois eu posso falar de todos pois já tive os 4 sistemas durante mais de um mês cada. Usei tudo que podia e te digo.....HOJE TENHO ATRIX COM ANDROID MAS O MEU PREFERIDO FOI O WINDOWS FONE...MARAVILHOSO........MINHA FILHA TEM I IPHONE 4s Mas sinceramente densidade só mesmo o Windows fone. Meu gosto pelo menos que tenho Xbox e curto um bom layout. Abcs

  • Renato Benê
    2012-09-12T10:06:53  

    Com 500.00 empresas, até mesmo xing-xing enfiando Android dentro de Startak/BCP é claro que vai dominar o mercado, essa comparação é muito injusta!!! É a mesma coisa que falar que a Sansung vende mais celular que a Apple, isso é obvio devido a quantidade de modelos que eles tem...

    recentes

    populares

    • Renato Benê
      2012-09-12T10:06:53  

      é isso ai meu bruxo, a mesma comparaçao com carros, a VW que tem desde o fusca ate um importado luxuoso, não é a melhor marca nem tem os melhores motores, nem mesmo os carros. Em compensaçao vende mais que a Ferrari que tem os melhores Super Sports. mas qual é o melhor?

    recentes

    populares

    • Renato Benê
      2012-09-12T10:06:53  

      A Samsung tem mais modelos para diferentes faixas de poder de compra porque ELA PODE, por isso o Iphone está fadado a sempre ser o segundo lugar.

  • Douglas Amaral
    2012-09-12T08:21:54  

    Estou a 6 meses, usando o Lumia 800, com SO Windows 7.5 Mango, e é simplesmente excelente, prático, bonito, sensibilidade incrível ao toque, velocidade, desempenho é show e com certeza o SO WP 8, será ainda melhor. Já na fila aguardando a chegada do Lumia 920 por aqui!!! O único ponto fraco, são os aplicativos e jogos, ainda tem poucos disponíveis, mas isso é questão de tempo!!! Fora isso é excepcional!!! Recomendo a todos.

    recentes

    populares

    • Douglas Amaral
      2012-09-12T08:21:54  

      Legal, um celular que foi lançado esse ano tem hardware bom e não pode ser atualizado o S.O... Parabéns, gosto é igual c*, cada um tem o seu!

    recentes

    populares

    • Douglas Amaral
      2012-09-12T08:21:54  

      Tá, mais com o Android é a mesma coisa, todo mês tem um celular novo com Android por aí, dá pra contar nos dedos os que estão com a última versão do Android.

  • Leonardo Nunes
    2012-09-11T21:50:27  

    Nunca vi ninguém com windows phone na rua. Só pode estar errado essa tabela!

    recentes

    populares

    • Leonardo Nunes
      2012-09-11T21:50:27  

      Cara, se vc falasse isso há alguns meses, eu concordaria, ams hj vejo muito mais Windows Phone do que iPhone. Claro, levando em consideração os modelos novos, de quem comprou ainda esse ano> No meu curso, por exemplo, se não contar com iphones antigos, no inicio do ano só havia 1 Windows Phone e hoje tem quase o dobro de Windows Phone Top do que iPhone 4S

  • Guilherme Mal
    2012-09-11T19:30:47  

    Nossa essa pesquisa tem alguma coisa estranha... eu tenho um iphone 4s, 80% dos meus amigos tem iphone, vejo cada vez mais gente com iphone... igual a epoca que todo mundo tinha nextel, parece que hoje todo mundo tem iphone! Nao conheço uma pessoa que tenha windows phone! nao estou dizendo se eh bom ou ruim, ate pq nunca mexi! mas realmente, das pessoas que conheço e tenho contato, no minimo 70% tem iphone e 0% tem windows phone...

    recentes

    populares

    • Guilherme Mal
      2012-09-11T19:30:47  

      Cara, se vc falasse isso há alguns meses, eu concordaria, ams hj vejo muito mais Windows Phone do que iPhone. Claro, levando em consideração os modelos novos, de quem comprou ainda esse ano. No meu curso, por exemplo, se não contar com iphones antigos, no inicio do ano só havia 1 Windows Phone e hoje tem quase o dobro de Windows Phone Top do que iPhone 4S :/

    recentes

    populares

    • Guilherme Mal
      2012-09-11T19:30:47  

      Amigo, nao sei o ciclo de amizade que voce vive, porem nextel, so tem em sao paulo e rio, podi ter cobertura em outras cidades, mais e raro de voce ver alguem usar, raridade mesmo, ja o iphone no seu ciclo de amizade podi ser popular, mais no brasil e em outros paises emergentes (china, india) a nokia ainda domina. E vai chegar com tudo com esse win8.